Buscar

Av1 Fundamentos da Epidemiologia 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301625890)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	 2a Questão (Ref.: 201301624315)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301624368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai além de um estilo de vida saudável, em direção de um bem-estar global. Atualmente, a saúde é analisada como um bem coletivo que deve ser compartilhado individualmente por todos os cidadãos, devendo ser vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver. Dentro desse contexto podemos concluir que: I A dimensão social do conceito de saúde faz parte dos novos paradigmas da saúde. II A saúde é um critério de cidadania. Assim, podemos afirmar que todos os cidadãos são responsáveis pela manutenção da sua saúde. III Através do conceito de coletivo é evidenciada a importância da determinação social do processo saúde/doença. IV A determinação social do processo saúde/doença envolve sujeitos sociais, grupos, classes sociais e relações sociais referidas ao processo saúde/doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301626228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Definir qualidade de vida é uma tarefa difícil e a dificuldade está relacionada à subjetividade, complexidade e às várias dimensões relacionadas aos diferentes aspectos da vida dos indivíduos. Sobre qualidade de vida são feitas as seguintes afirmações: I De uma forma geral, a qualidade de vida depende de fatores intrínsecos (endógenos) e extrínsecos (exógenos) que variam de indivíduo para indivíduo. II Qualidade de vida é um termo que representa uma tentativa de nomear as características das experiências de vida relacionadas ao cotidiano. III Existem vários conceitos propostos para qualidade de vida e a maioria deles possuem pontos comuns, como, o modo de viver a vida e a satisfação das necessidades e expectativas dos seres humanos. IV Como estes conceitos estão relacionados ao bem-estar, o complexo da Qualidade de Vida envolve os seguintes temas: habitação; saneamento e meio ambiente; saúde; educação; alimentação e nutrição; cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; previdência e assistência social; transporte. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 5a Questão (Ref.: 201302141470)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vivemos em um mundo desigual. Há quem lute para reduzir as iniquidades na saúde e realizar grandes transformações no cenário da saúde coletiva. Mas, infelizmente, mesmo com toda a informação, muitos ainda atuam perpetuando a barbárie. Nesse contexto, como ainda é percebido o posicionamento de muitos pacientes na qualidade de usuários do sistema de saúde? Aponte a assertiva CORRETA:
		
	
	Os pacientes atuam como sujeitos sociais favorecendo transformações positivas no cenário da saúde pública do nosso país.
	
	Os pacientes lutam para reduzir as iniquidades na saúde, através do seu modo de viver a vida adotando hábitos alimentares saudáveis e praticando exercícios físicos regularmente.
	 
	Os pacientes são percebidos como sujeitos passivos frente às suas condições de vida e saúde, com desprezo às orientações fornecidas pelos profissionais da saúde e, às vezes, arredios a terapêuticas necessárias.
	
	Os pacientes agem como atores ativos da saúde coletiva proporcionando uma evidente mudança de cenário.
	
	Os pacientes possibilitam a diminuição do número das ações secundárias no SUS.
	 6a Questão (Ref.: 201301625311)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		
	
	Prevenção de doenças.
	
	Problematização.
	
	Formulação de hipóteses.
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	 
	Promoção da saúde.
	 7a Questão (Ref.: 201301626596)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa FALSA:
		
	
	A letalidade da raiva é próxima de 100%.
	
	Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios diversos tais como sexo, idade ou estado civil.
	 
	O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado.
	
	O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença.
	 
	Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.
	 8a Questão (Ref.: 201301626616)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indicador de saúde é uma variável que pode ser medida diretamente para refletir o estado de saúde das pessoas dentro de uma comunidade. O melhor exemplo é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que, baseia-se:
		
	
	Na Capacidade de compra da população, sobretudo.
	
	No número de hospitais e leitos do país, fundamentalmente.Somente na renda Per Capita do país.
	
	Exclusivamente nos níveis de crescimento econômico e industrial.
	 
	Fundamentalmente nos níveis de desenvolvimento econômico, social, educacional e de longevidade.
	
	 9a Questão (Ref.: 201301625238)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo vulnerabilidade tem sido usado em vários estudos epidemiológicos, principalmente focalizado para a perspectiva de risco. MUNÕZ SÁNCHEZ & BERTOLOZZI (2007) demonstraram que o modelo de vulnerabilidade deve ser analisado de acordo com a relação entre a vulnerabilidade individual/social/programática em uma mesma população. Sobre o modelo de vulnerabilidade proposto por esses autores são feitas as seguintes afirmações: I A vulnerabilidade individual refere-se ao grau e à qualidade da informação que os indivíduos dispõem sobre os problemas de saúde, sua elaboração e aplicação na prática. II A vulnerabilidade social avalia a obtenção das informações, o acesso aos meios de comunicação, a disponibilidade de recursos cognitivos e materiais, o poder de participar de decisões políticas e em instituições. III A vulnerabilidade programática consiste na avaliação dos programas para responder ao controle de enfermidades, além do grau e qualidade de compromisso das instituições, dos recursos, da gerência e do monitoramento dos programas nos diferentes níveis de atenção. IV A determinação social da doença é destacada através do modelo de vulnerabilidade que interliga os aspectos individuais, sociais e programáticos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301625451)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de:
		
	
	Retrospectivos.
	
	Inquéritos.
	 
	Ecológicos.
	
	Ensaios Clínicos.
	 
	Prospectivos.

Outros materiais