Buscar

1a simu genetica

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	A Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Além disso, os genes codificam informações necessárias à síntese protéica, e por sua vez, as proteínas influenciam as características finais de um organismo. Com base no texto analise as alternativas abaixo e marque a correta: I- Os genes, normalmente, estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA). II- A herança e a variação explicam as diferentes formas de vida encontradas na natureza. III - Uma das aplicações da genética, é a terapia gênica que permite substituir genes doentes por genes saudáveis, com o objetivo de tratar algumas doenças.
		
	
	as alternativas II e III estão corretas
	
	somente a alternativa II está correta
	
	somente a alternativa I está correta
	
	as alternativas I e II estão corretas
	 
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	 2a Questão
	
	
	Nos seus experimentos com ervilhas, Mendel observou que na geração F1 todos os indivíduos produziram sementes lisas, ou seja, a variedade rugosa não apareceu em F1. Depois, ele deixou ocorrer a autofecundação das plantas de F1 (F1 x F1) e analisou os descendentes (geração F2). Constatou que em F2 cerca de 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas. Estas observações permitiram afirmar que:
		
	
	Os indivíduos da geração F1 só continham no seu genótipo o gene que determina a característica semente lisa e por isso só esta característica foi observada.
	
	Os indivíduos da geração F1 não apresentaram a característica semente rugosa porque eles não possuíam o gene que determina esta característica.
	 
	Na geração F1, embora estivesse presente no genótipo dos indivíduos, o gene que determina esta característica não se expressou.
	 
	Quando os indivíduos da geração F1 se autofecundarão, eles passaram a possuir o gene que determina a característica semente rugosa, por isso o resultado da F2.
	
	Os indivíduos da geração F2 não poderia apresentar tais características por não ter herdado o gene que determina a característica semente rugosa.
	
	
	 3a Questão 
	
	
	Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. No interior dos organismos, os genes normalmente estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA). Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interações genéticas. Em relação aos genes e as proteínas é correto afirmar que:
		
	
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas e de lipídeos. Por sua vez, as proteínas e os lipídios influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas e carboidratos. Por sua vez, as proteínas e os carboidratos influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas não influenciam as características finais de um organismo.
	 
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	Os genes codificam parcialmente a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	
	 4a Questão 
	
	
	Dizemos que um determinado gene é recessivo quando sua expressão (fenótipo):
		
	
	independe da presença de seu alelo.
	 
	só ocorre quando em homozigose.
	
	depende de características congênitas.
	
	ocorre tanto em heterozigose como em homogozigose.
	
	só acontece em heterozigose.
	
	
	 5a Questão 
	
	
	NA NATUREZA, NUMA DETERMINADA PLANTA, O GENE PRODUZ FLORES COLORIDAS SE O CAULE FOR EXPOSTO À LUZ SOLAR. PORÉM, SE OS CAULES FICAREM COBERTOS SOB MATA FECHADA, AS FLORES NASCEM BRANCAS. O FENÔMENO DESCRITO ILUSTRA:
		
	 
	A INTERAÇÃO DO GENÓTIPO COM O MEIO AMBIENTE;
	 
	A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA ALTERAÇÃO DO GENÓTIPO;
	
	O PROCESSO DA SELEÇÃO NATURAL.
	
	A TRANSMISSÃO DOS CARACTERES ADQUIRIDOS POR MEIO DE INSETOS;
	
	A ATUAÇÃO DO MEIO DAS MUTAÇÕES GENÉTICAS;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505457093)
	
	
	A partir de seus estudos sobre a genética Mendeliana ficou evidente que Mendel propôs que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de partículas ou fatores que se encontravam nos gametas. Como são nomeados atualmente estes fatores?
		
	
	Células.
	
	Histonas.
	
	Fenótipos.
	 
	Genes.
	
	Híbridos.

Continue navegando