Buscar

Funçoes Orgânicas e Nomenclatura


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Funções Orgânicas e Nomenclatura
DISCIPLINA DE Bioquímica
Prof.: Dr. Jaim Simões Oliveira
Função Orgânica é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes (denominadas Propriedades Funcionais).
Nomenclatura deve seguir as regras da IUPAC, sigla para "International Union of Pure and Applied Chemistry", isto é União Internacional de Química Pura e Aplicada.
Cada composto tenha um nome diferente que os distinga de todos os demais; 
Dada a fórmula estrutural de um composto, seja possível elaborar seu nome e vice-versa. 
Hidrocarbonetos
Alcanos, alcenos, alcinos, ciclanos (ou cicloalcanos) e aromáticos.
1) Alcanos
Formula Geral: CnH2n+2
Em casos onde existem mais de uma possibilidade para a posição da dupla ligação, é necessário indicar a sua posição, através de uma numeração. O Carbono 1 é sempre o Carbono da extremidade mais próxima da dupla ligação na cadeia, fazendo com que sejam usados os menores números possíveis.
2) Alcenos
Formula Geral: CnH2n
A numeração das ligações duplas deve sempre ser a menos possível;
Podem ainda existir trienos e tetraenos.
2.2) Alcadienos ou dienos
O etino também é chamado de acetileno
3) Alcinos
Formula Geral: CnH2n-2
Hidrocarbonetos de cadeia aberta
Os Hidrocarbonetos são considerados ramificados quando apresentam em sua estrutura um Carbono que seja Terciário ou Quaternário. Suas regras de nomenclatura envolvem conhecimento de numeração e nomes de radicais e, para melhorar o aprendizado, estão divididas em Nomenclatura de Hidrocarbonetos de Cadeia Aberta, Cíclicos e Aromáticos.
Nomenclatura de Hidrocarbonetos de Cadeia Aberta Saturados
Ordem Alfabética
    Normalmente, na nomenclatura dos compostos ramificados, os radicais aparecem escritos pela ordem de complexidade (do menor para o maior). Esta é a regra mais utilizada no Brasil. A IUPAC, porém, aboliu esta regra em 1979. É recomendado que, ao nomear um composto qualquer ramificado, o nome dos radicais deve ser organizado em ordem alfabética (ignorando os prefixos iso, sec, terc, di, tri, etc). 
Nomenclatura de Hidrocarbonetos de Cadeia Aberta Insaturados
Hidrocarbonetos de cadeia fechada (Ciclos Saturados)
Nos ciclos saturados contendo apenas um radical, não é necessário numerar. Naqueles que tiverem mais de um radical, o Carbono 1 é aquele que faz com que a estrutura tenha os menores números possíveis, sendo colocado preferencialmente sobre o menor radical. A numeração pode girar em sentido horário ou anti-horário. Acompanhe os exemplos:
Hidrocarbonetos de cadeia fechada (Ciclos Insaturados)
    Os Hidrocarbonetos Aromáticos Ramificados possuem sistemática de nomenclatura bem peculiar. Se forem originários do benzeno, seguem a regra simples dos menores números, com algumas particularidades. Os originários do Naftaleno possuem sistema simples para indicar uma ramificação e numeração fixa para dois radicais. 
Hidrocarbonetos Aromáticos
Aromáticos ramificados derivados do benzeno
Para ramificados benzênicos temos regras de numeração simples. Para apenas um radical, não é necessário indicar a posição. Para radicais iguais, o Carbono 1 é aquele que faz com que a cadeia tenha os menores números possíveis. Para radicais diferentes, o Carbono 1 é aquele contiver o radical mais simples e a numeração deve seguir de modo a se obterem os menores números possíveis para os outros radicais.
    Quando o ramificado benzênico apresentar apenas dois radicais, suas posições podem ser indicadas de outra maneira, utilizando-se prefixos:
Exemplos:
Radicais derivados dos alcanos
   Radical é o grupo que se resulta ao se retirar um ou mais átomos de Hidrogênio de um Hidrocarboneto. Este radical deve vir acompanhado de um ponto ou traço, indicando a existência de um elétron livre, ou seja, uma valência livre. O conhecimento dos radicais é importante pois eles facilitam a nomenclatura dos compostos orgânicos. Sua nomenclatura é um pouco diferenciada, com o prefixo de numeração e o sufixo IL.
    Nos casos onde existem várias possibilidades para a posição da valência livre, antes dos nomes são colocados prefixos para indicar a sua posição:
Existem também alguns radicais insaturados. Eles possuem nomes oficiais e usuais, sendo que o nome usual é geralmente mais utilizado. Veja os radicais:
Álcoois
    É considerado álcool todo composto que tiver uma Hidroxila ou Oxidrila (-OH) ligado a um Carbono  saturado e não-aromático. Existem três sistemas de nomenclatura: oficial, usual e Nomenclatura de Kolbe, sendo que esta última é menos utilizada.
Nomenclatura dos Álcoois

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando