Buscar

DIREITO EMPRESARIAL IV Avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL IV
	Simulado: CCJ0029_SM_201402189788 V.1 
	Aluno(a): AMANDA RODRIGUES DE MELO
	Matrícula: 201402189788
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 25/09/2017 20:29:39 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403119679)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Juiz TJ/PA 2012 CESPE) A respeito de falência e processo falimentar, assinale a opção correta.
		
	
	Para a instauração do processo de execução concursal denominado falência, prescinde-se de sentença declaratória de falência.
	
	O protesto de título por falta de pagamento não é considerado, por si só, prova de impontualidade.
	
	Ao empresário sem meios de honrar a totalidade de suas obrigações a lei destina um processo diferente de execução concursal: o da insolvência civil.
	
	O empresário excluído do processo falimentar pode submeter-se à insolvência civil.
	 
	As companhias de seguro estão relativamente excluídas do direito falimentar.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402349699)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com os princípios emanados pela Lei 11.101/2005, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta: I) Celeridade e eficiência dos processos judiciais: simplificar, na medida do possível, as normas de procedimento para garantir celeridade e eficiência ao processo e reduzir a burocracia. II) Segurança jurídica: conferir às normas tanta clareza e precisão quanto possível, para evitar múltiplas possibilidades de interpretação, prejudicando o planejamento das atividades das empresas e dos que com elas interagem. III) Participação ativa dos credores: fazer com que os credores participem ativamente dos processos de falência e de recuperação, a fim de que, em defesa de seus interesses, otimizem os resultados obtidos, diminuindo a possibilidade de fraude ou malversação dos recursos da empresa ou da massa falida.
		
	
	apenas a I e II;
	
	apenas a III;
	
	apenas I;
	 
	I, II e III.
	
	apenas a II;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402850993)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para requerer a recuperação judicial é preciso ser empresário ou tratar-se de sociedade empresaria. Mas não basta essa condição, pois é preciso a observância de determinados requisitos:
		
	
	Não ter, há menos de sete anos, obtido concessão de recuperação judicial para micro empresa e empresa de pequeno porte
	 
	Não ter sido condenado ou não ser, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por crimes falimentares
	
	Não ter, há menos de dois anos, obtido concessão de recuperação judicial.
	
	Não ser falido e, se o foi, que estejam declaradas extintas, através de certidões negativas as responsabilidades daí decorrentes
	
	somente a questão "B" está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402467977)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Mudanças nos cenários social, político e econômico provocaram a construção de uma nova Constituição brasileira em 1988. Atentando às transformações ocorridas, o legislador constituinte ampliou o rol de direitos fundamentais, trouxe proteção aos direitos transindividuais e fortaleceu princípios norteadores da nossa ordem econômica, dentre outras tantas novidades. Neste sentido, pode-se extrair do texto constitucional vigente princípios como o da função social da empresa e preservação da empresa. II ¿ Da evolução histórica do direito falimentar no Brasil denotam-se três fases muito distintas apontadas pela doutrina. Na primeira, chamada de fase meramente liquidadora, entendia-se que o legislador deveria se preocupar mais com os interesses dos credores; na segunda, chamada de emergência do interesse do devedor, percebe-se a tendência de uma maior proteção também aos interesses dos devedores; na terceira e atual fase, chamada de análogo interesse do Estado, surgem inovações legislativas como a recuperação judicial e extrajudicial, que se alinham nitidamente aos interesses previstos na própria Constituição Federal de 1988. III ¿ A lei 11.101/2005, dentre as suas inovações, alberga no seu artigo 47 alguns dos grandes princípios do ¿novo¿ direito falimentar brasileiro, seguindo tendências que já se desenhavam no ordenamento jurídico pátrio desde a Constituição Federal de 1988. IV ¿ Requisito para a concessão da recuperação judicial é que o pleiteante seja empresário, nos termos do artigo 966 do Código Civil brasileiro, devidamente regularizado há, pelo menos, 3 anos, não podendo ser falido e nem estar em estado de falência, isto é, a crise não pode ser generalizada, sob pena do insucesso do processo de recuperação judicial e consequente prejuízo a todos os envolvidos, inclusive ao próprio Estado. Acerca das assertivas acima, é possível aferir que:
		
	
	A) das quarto assertivas, apenas duas estão corretas e denotam o importante papel do Estado-legislador nas novas regras e princípios norteadores do direito falimentar brasileiro.
	
	C) das quarto assertivas, apenas a segunda está correta e mostra, com clareza, as chamadas linhas evolutivas do direito falimentar brasileiro, ressaltando as influências da nova ordem constitucional sobre a lei 11.101/2005.
	
	E) das quarto assertivas, apenas a primeiro está correta e nota-se, claramente, as influências constitucionais sobre as novas vertentes do direito falimentar brasileiro.
	 
	D) das quarto assertivas, apenas três estão corretas e revelam inovações dentro do direito falimentar brasileiro.
	
	B) das quarto assertivas, todas estão corretas e pode-se perceber que elas se complementam e justificam.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403076043)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJUAP - 2009) No tocante à recuperação judicial da empresa,
		
	 
	quem a pleiteia não pode ser falido ou, se o foi, de vem ter sido declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades decorrentes da falência.
	
	estão sujeitos a ela todos os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos.
	
	pode ser requerida por devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de cinco anos, não sendo falido.
	
	pode ser pleiteada exclusivamente pelo devedor, não se transferindo a legitimidade a seus herdeiros.
	
	o pedido não pode ser requerido por quem já tenha obtido recuperação judicial anteriormente.

Outros materiais