Buscar

Penal I Avaliando Aprendizado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602158383)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julio engenheiro civil, para economizar gastos com mão de obra de eletricista, faz, ele mesmo, as ligações elétricas em sua residência. Em determinado cômodo, deixa um fio descoberto e seu empregado João, ao tocá-lo, morre eletrocutado. Neste caso, a partir dos estudos realizados sobre dolo e culpa, é correto afirmar que restou configurado:
		
	
	Crime doloso .
	
	Mero acidente de trabalho.
	
	crime preterdoloso
	 
	Crime culposo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602216873)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Juca, na intenção de matar Pedro, vai a uma mercearia, compra uma faca e se dirige a residência deste, quando encontra um colega no meio do caminho que, sabendo de sua intenção, o segura, lhe impedindo de continuar na empreitada criminosa. Com base nos estudos realizados sobre iter criminis, é correto afirmar acerca da responsabilidade penal de Juca:
		
	
	responderá por tentativa de homicídio
	 
	não responderá, pois estava ainda nos atos preparatórios
	
	não responderá, pois estava ainda na cogitatio
	
	não responderá, pois há uma excludente de culpabilidade
	
	responderá criminalmente por já se encontrar nos atos preparatórios
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602717947)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Maria, jovem de 22 anos, após sucessivas desilusões, deseja dar cabo à própria vida. Com o fim de desabafar, Maria resolve compartilhar sua situação com um amigo, Manoel, sem saber que o desejo dele, há muito, é vê-la morta. Manoel, então, ao perceber que poderia influenciar Maria, resolve instigá-la a matar-se. Tão logo se despede do amigo, a moça, influenciada pelas palavras deste, pula a janela de seu apartamento, mas sua queda é amortecida por uma lona que abrigava uma barraca de feira. Em consequência, Maria sofre apenas escoriações pelo corpo e não chega a sofrer nenhuma fratura. Considerando apenas os dados descritos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Manoel deve responder pelo delito de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio em sua forma tentada.
	
	Manoel deve responder pelo delito de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio em sua forma consumada.
	 
	Manoel não possui responsabilidade jurídico-penal, pois Maria não morreu e nem sofreu lesão corporal de natureza grave.
	
	Manoel, caso tivesse se arrependido daquilo que falou para Maria e esta, em virtude da queda, viesse a óbito, seria responsabilizado pelo delito de homicídio.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602162132)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao dolo e à culpa, assinale a opção correta. (Exame OAB/ Cespe-UnB ¿ 2009.2.)
		
	
	Caracteriza-se a culpa consciente caso o agente preveja e aceite o resultado de delito, embora imagine que sua habilidade possa impedir a ocorrência do evento lesivo previsto.
	
	A conduta culposa poderá ser punida ainda que sem previsão expressa na lei.
	 
	Considere que determinado agente, com intenção homicida, dispare tiros de pistola contra um desafeto e, acreditando ter atingido seu objetivo, jogue o suposto cadáver em um lago. Nessa situação hipotética, caso se constate posteriormente que a vítima estava viva ao ser atirada no lago, tendo a morte ocorrido por afogamento, fica caracterizado o dolo geral do agente, devendo este responder por homicídio consumado.
	
	Caracteriza-se a culpa própria quando o agente, por erro de tipo inescusável, supõe estar diante de uma causa de justificação que lhe permite praticar, licitamente, o fato típico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602157551)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do dolo e da culpa, assinale a opção correta. (35º Exame OAB/CESPE ¿UnB)
		
	
	Quando o agente deixa de prever o resultado que lhe era previsível, fica caracterizada a culpa imprópria e o agente responderá por delito preterdoloso.
	 
	Quando o agente comete erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime, exclui-se o dolo, embora seja permitida a punição por crime culposo, se previsto em lei.
	
	Quando o agente, embora não querendo diretamente praticar a infração penal, não se abstém de agir e, com isso, assume o risco de produzir o resultado que por ele já havia sido previsto e aceito, há culpa consciente.
	
	Quando o agente, embora prevendo o resultado, não deixa de praticar a conduta porque acredita, sinceramente, que esse resultado não venha a ocorrer, caracteriza-se a culpa inconsciente.

Outros materiais