Buscar

Programa de Controle de Tuberculose (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Programa de Controle de Tuberculose 
O que é tuberculose? 
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membrana que envolvem o cérebro). 
Como ocorre a transmissão da tuberculose? 
A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias aéreas. 
Tipos de tuberculoses:
- Tuberculose Pulmonar 
As formas pulmonares da tuberculose são as manifestações clínicas mais prevalentes em países com alta endemicidade, tanto nas formas primárias como nas pós-primárias. A forma primária pulmonar isoladamente costuma ocorrer pouco tempo depois da formação do complexo primário (até 2 anos), geralmente em crianças, adolescentes ou adultos jovens. A febre é um achado frequente (cerca de 70% dos casos), acompanhado de tosse produtiva, perda ponderal e dor pleurítica.
A forma pós-primária é a apresentação mais comum, geralmente em adultos, ocorrendo por reativação de uma infecção latente ocorrida há anos ou décadas, na maioria das vezes de forma assintomática. Cerca de 85% dos casos de reativação estão restritos somente aos pulmões. Classicamente os principais sintomas são:
Tosse crônica com expectoração mucopurulenta. O sintoma respiratório é definido pela persistência da tosse produtiva por um período maior que 3 semanas;
Fenômenos hemoptoicos, desde laivos sanguinolentos presentes no escarro até hemoptises maciças;
Febre predominantemente vespertina diária, acompanhada de sudorese noturna;
Perda ponderal.
Alguns exemplos: 
Tosse Crônica 
Febre acompanhada de sudorese noturna 
- Tuberculose Extrapulmonar 
As formas extrapulmonares de tuberculose envolvem uma gama enorme de órgãos e sistemas, com graus diferentes de gravidade a depender da resposta do hospedeiro em relação à micobactéria. Assumindo o trato respiratório inferior como a principal porta de entrada, a disseminação por contiguidade, continuidade, linfática e hematogênica são responsáveis pelas manifestações apresentadas. Alguns exemplos aonde pode ser:
Pleural;
Ganglionar; 
Intestinal;
Geniturinária;
Cutânea;
Cardíaca; 
Ocular. 
Alguns exemplos: 
Tuberculose Cutânea 
Tuberculose Ganglionar 
 Tuberculose Geniturinária 
O que causa a tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de micobactérias, como Mycobacterium Bovis, M. Africanum M. Microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos.
Alguns exemplos das micobactérias:
Mycobacterium Bovis 
Mycobacterium Africanum 
 Mycobacterium Microti 
Quais são os sintomas da tuberculose?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:
Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;
Cansaço excessivo;
Febre baixa geralmente à tarde;
Sudorese noturna;
Falta de apetite;
Palidez;
Emagrecimento acentuado;
Rouquidão;
Fraqueza;
Prostração. 
Qual é o tratamento para a tuberculose?
Os doentes que apresentam sintomas de tuberculose são tratados com um esquema de antibióticos por no mínimo 6 meses. O principal esquema é o chamado RIPE (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol) por 2 meses, em seguido por mais 4 meses de rifampicina e isoniazida.
O grande problema do controle da tuberculose é o abandono antes do final de 6 meses. Como os sintomas melhoram em pouco tempo e os efeitos colaterais são comuns, muitos pacientes não completam o tempo total de tratamento, favorecendo o surgimento de cepas multirresistentes do bacilo de Koch. 
Os pacientes deixam de transmitir tuberculose após aproximadamente 15 dias de tratamento. Porém, podem voltar a ser bacilíferos (transmissores do bacilo) se não complementarem o curso de 6 meses de antibióticos. 
Qual a prevenção para a tuberculose? 
Vacina BCG;
Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados;
Não utilizar objetos de pessoas contaminadas;
Recomenda-se que o paciente use continuamente a máscara respiratória e lenços de papel descartável sempre que tossir ou espirrar. 
Como é feito o diagnóstico? 
O diagnóstico é feito pela análise das manifestações clínicas do paciente (perda de peso, suor noturno, febre ao final do dia, perda de apetite, fraqueza e tosse com expectoração de sangue) e pela detecção de bacilos no escarro. O raio-x de pulmão e o teste subcutâneo de hipersensibilidade (PPD) também ajudam no diagnóstico.
 - Pulmão normal - Pulmão tuberculoso 
Tirando algumas dúvidas
Uma pessoa que é infectada fica doente logo em seguida? 
Não. Cerca de 90% das pessoas infectadas não desenvolvem a doença. Nosso organismo tem uma resistência natural contra os bacilos. O estabelecimento da doença vai depender do estado imunológico do indivíduo e também da quantidade e da virulência dos bacilos inalados.
Algumas pessoas podem ser infectadas e não desenvolver a doença? 
Sim. O indivíduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural. Mas adquire. Se o organismo não estiver debilitado, consegue matar o microorganismo antes que este se instale como doença.
É possível pegar tuberculose usando talheres de uma pessoa doente? 
Não. O contágio acontece pelo ar, pois a transmissão é de pessoa a pessoa, através da fala, tosse ou espirro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando