Buscar

ADMINISTRATIVO AVALIANDO APRENDIZADO.,,,

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201403248813)	Pontos: 0,1 / 0,1
Assinale a alternativa correta: Caso o agente público explicite a motivação de um ato administrativo discricionário (a destituição de servidor ocupante de cargo de confiança, por exemplo), os motivos:
 Certo	passarão a ser determinantes no exame da validade e eficácia do ato pelo Poder Judiciário, vinculando a Administração aos motivos declarados no ato;
	determinam a vinculação somente quanto aos fundamentos de direito;
	não vinculam o ato, seja em relação aos fundamentos de fato ou de direito.
	vinculam o ato somente quanto à exposição dos fundamentos de fato;
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201403254049)	Pontos: 0,0 / 0,1
O fiscal de posturas de determinado munícípio procedeu, às 3 horas da madrugada, ao imediato fechamento de uma boate, sob o fundamento de que o estabelecimento estaria vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Com isso, os clientes da referida boate foram imediatamente retirados do local e as portas, lacradas. O responsável legal pela boate, indignado com a conduta do fiscal, alegou que os menores foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas do lado de fora do estabelecimento e que não houve a devida autuação, conforme exigido pela lei e regência. Por outro lado, afirmou que a interdição se deu exclusivamente pelo fato de os agentes de segurança da boate terem impedido o referido fiscal de ingressar no local, com sua namorada, sem pagar. Ainda com relação à situação hipotética descrita no texto, assinale a opção correta acerca do controle dos atos administrativos e de sua anulação e revogação.
 Certo	A impugnação judicial do ato em tela submete-se à prescrição quinquenária, a contar da data de interdição.
 Errado	A medida judicial apropriada para impugnar o referido ato, com fundamento na inexistência do fato, a ser provado com base no depoimento de testemunhas, é o mandado de segurança, o qual deverá ser impetrado no prazo decadencial de 120 dias, a contar da data da interdição.
	A anulação do ato administrativo de interdição, fundado na sua ilegalidade, poderia ser feita, pela própria administração, no prazo decadencial de 5 anos, salvo má-fé, se fossem aplicáveis á espécie as mesmas regras da lei geral do processo administrativo da União.
	A administração poderia anular o ato administrativo concessivo do respectivo alvará de funcionamento do referido estabelecimento, com fundamento no interesse público.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201403248951)	Pontos: 0,1 / 0,1
Acerca dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:
	Os atos administrativos ilegais são convalidados com sua publicação regular.
	Os atos administrativos discricionários praticados por agentes incompetentes podem ser revogados.
	Os atos administrativos nulos ficam sujeitos à invalidação somente pelo Poder Judiciário.
 Certo	A motivação integra a forma do ato administrativo.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201403248958)	Pontos: 0,1 / 0,1
Acerca do ato administrativo, assinale a opção correta.
	O desvio de finalidade ofende ao princípio da impessoalidade administrativa.
	A demissão de um servidor público, por motivo diverso do que constou da fundamentação do ato administrativo, é legal.
	Por considerar que o motivo indicado pelo administrador não corresponde à melhor escolha, o Poder Judiciário pode anular ato administrativo discricionário.
	O silêncio da administração é forma de manifestação da vontade, significando seu consentimento tácito.
 Certo	O ato que exige a participação de mais de um órgão, cada um deles com manifestação de vontade autônoma, é um ato composto.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201403248823)	Pontos: 0,1 / 0,1
(Adaptação OAB/FGV) O fiscal de posturas de determinado munícipio procedeu, às 3 horas da madrugada, ao imediato fechamento de uma boate, sob o fundamento de que o estabelecimento estaria vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Com isso, os clientes da referida boate foram imediatamente retirados do local e as portas, lacradas. O responsável legal pela boate, indignado com a conduta do fiscal, alegou que os menores foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas do lado de fora do estabelecimento e que não houve a devida autuação, conforme exigido pela lei e regência. Por outro lado, afirmou que a interdição se deu exclusivamente pelo fato de os agentes de segurança da boate terem impedido o referido fiscal de ingressar no local, com sua namorada, sem pagar. Com relação à situação hipotética descrita no texto, assinale a opção correta.
	A interdição não seria possível, na hipótese, diante do fato de o fiscal não ter arrolado os nomes dos menores que estariam consumindo bebidas alcoólicas, com vistas a comprovar o seu ato.
 Certo	O ato de interdição administrativa, em tese, poderia ser praticado, de maneira cautelar, mesmo sem o devido processo legal e a ampla defesa, diante a urgência da medida, para salvaguardar o interesse público.
	A alegada ausência de autuação não invalida o ato, mesmo que exigida pela lei, diante do requisito da auto-executoriedade dos atos administrativos.
	O ato em tela é vinculado, já que a lei proibe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, estando o fiscal apenas cumprindo o que determina a lei.
Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando