Buscar

Métodos de Pesquisa 08 quanti e quali

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Métodos de Pes	quisa
Aula 08: Coleta e apresentação dos dados
Pesquisa qualitativa
Na pesquisa qualitativa, a verdade não se comprova numérica ou estatisticamente, mas convence na forma de análise empírica, a partir de estudo detalhado, abrangente, consistente e coerente, assim como argumentação lógica de ideias. Sua interpretação não pode ser reduzida a quantificações frias e descontextualizadas da realidade. 
Pesquisa qualitativa
“A pesquisa qualitativa não se baseia no critério numérico para garantir uma representatividade. Uma pergunta importante neste item é ‘quais indivíduos tem uma vinculação mais significativa para o problema ser investigado?’ A amostragem boa é aquela que possibilita abranger a totalidade do problema investigado em suas múltiplas dimensões”. (MINAYO, 1999 p. 42) 
Pesquisa quantitativa
A quantificação permite ao pesquisador analisar fenômenos em função da frequência em que ocorrem ou de sua quantidade.
A quantificação é um dos meios auxiliares utilizados nas sondagens e nas pesquisas de campo. 
Pesquisa quantitativa
Trata-se da atividade de pesquisa que usa a quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento destas, através de técnicas estatísticas, desde o mais simples percentual, média, desvio-padrão.
São amplamente utilizados quando a intenção é garantir a precisão dos resultados, evitando distorções de análise de interpretação
Exemplos de pesquisa quantitativa
Verificar a correlação entre o nível de escolaridade e o número de filhos;
Pesquisar as classes sociais dos estudantes e o tipo de lazer preferido. 
Tipos de quantificação
Fenômenos matematicamente mensuráveis:
Dados demográficos, fenômenos econômicos, elementos geográficos, que se prestam a medição. Na vida política, as eleições constituem um tipo de fenômeno mensurável. 
Tipos de quantificação
Fenômenos aproximadamente mensuráveis
Consiste na medição de atitudes e de opiniões sujeitas a problemas de subjetividade. 
As pesquisas de opinião desenvolveram-se na América do Norte, utilizam a quantificação e a estatística para obter maior grau de precisão. 
Abordagens quantitativas e qualitativas
Apesar de serem muito diferentes, elas não são mutuamente excludentes. Um estudo pode iniciar com uma abordagem quantitativa, medindo diversas variáveis, e em uma segunda etapa pode-se realizar um estudo qualitativo, com entrevistas e observações que busquem explicar melhor alguns dados que tenham chamado a atenção. 
População e amostra
População da pesquisa: aqueles a quem se refere o estudo. Se o seu estudo for sobre a cultura organizacional da empresa X, sua população será composta por todos os trabalhadores da mesma. Se o seu estudo for sobre aquilo que ocorre em determinado setor, não faz sentido caracterizar a população como sendo a empresa.
Amostra
É a parcela da população que lhe fornecerá os dados. Exemplo é a pesquisa de intenção de votos, utiliza-se técnicas de amostragem probabilística, de modo que um número reduzido de respondentes pode expressar com elevado grau de confiabilidade qual a forma de pensar de toda a população. 
Amostragem
Se concentra no estudo de uma pequena proporção do grupo total.
Os resultados da amostra devem possibilitar generalizações para a população total. 
Exemplo de pesquisa:
“Nas sociedades em que os divórcios são frequentes, observa-se que há mais suicídios, por 100 mil homens da mesma idade, nos casados que nos solteiros. Quando o divórcio é raro, a relação tende a se inverter, sendo então o suicídio mais frequente nos solteiros que nos casados da mesma idade” 
Durkheim. O suicídio
Representatividade da amostra
O grupo de indivíduos estudados deve ser típico da população como um todo.
Amostragem
Questões centrais:
Quantos indivíduos deve ter a amostra para que represente de fato a totalidade de elementos da população?
Como selecionar os indivíduos de maneira que todos os casos da população tenham possibilidades iguais de ser representados na amostra? 
Tipos de amostragem
Aleatória simples: a seleção dos elementos da amostra é feita por sorteio, todos tem a mesma chance de serem selecionados, 
Estratificada: quando a população é dividida em subconjuntos ou estratos. A amostra deve ser composta de forma a manter as proporções existentes nos estratos da população.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando