Buscar

DISSERTATIVA

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinados ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá aumento dos estoques e, portanto, reduzirão a produção com possíveis demissões; logo, esses vazamentos precisam ser reinjetados na economia.
• Enumere os três tipos de vazamentos.
• Explique de maneira sucinta como eles podem ser reinjetados na economia.
RESPOSTA ESPERADA:
Os três tipos de vazamentos são: Poupança, Impostos e Mercadorias Importadas.
• Poupança: a poupança é recoletada pelo sistema financeiro, logo as reinjeções desses fundos monetários são atingidas através dos empréstimos e investimentos que os bancos geram na economia.
• Impostos: os impostos pagos são rendas das famílias que não são gastas no consumo, logo são fundos recoletados pelo Estado. Cabe ao Estado fazer gestão dessas receitas geradas pelos impostos; e quando precisar dar uma ajuda à demanda agregada, poderá reinjetar esses recursos através de gastos e investimentos do governo.
• Mercadorias Importadas: toda renda gasta em produtos importados estimula a produção dos países lá fora e desestimula a indústria nacional, destinando parte das rendas das famílias ao exterior. Esse vazamento é corrigido através das exportações. Assim, quando o país exporta, ele traz renda externa, nivelando o vazamento das importações.
QUESTÃO:
3. A economia é uma ciência social que procura, principalmente, relacionar a escassez relativa dos produtos e serviços disponíveis para a sociedade. Assim, ela é conceituada como a Ciência da Escassez. Explique o motivo desse conceito e cite alguns exemplos.
RESPOSTA ESPERADA:
A Ciência Econômica é considerada a Ciência da Escassez porque os recursos produtivos necessários para a produção de bens e serviços são considerados relativamente escassos. Por isso, não é possível produzir todos os bens e serviços que a sociedade desejaria, o que impõe a ela a necessidade de realizar escolhas e estabelecer prioridades. Como exemplo de escassez de recursos é possível citar a falta de mão de obra qualificada, a crescente escassez de matérias-primas, principalmente para a indústria de alta tecnologia (lítio), a escassez de fontes energéticas que reflete na elevação dos preços desses recursos, a crescente escassez de terras para agricultura que limita a expansão da fronteira agrícola etc.
         
QUESTÃO:
3.       Na última década, o Governo Brasileiro vem se esforçando para obter um Superávit Primário significativo. Explique o que é Superávit Primário e o que poderia acontecer se o superávit primário fosse negativo.
RESPOSTA ESPERADA:
Superávit Primário é, por assim dizer, o resultado “bruto” das contas do governo. É o valor obtido a partir do valor total da arrecadação de impostos, subtraindo-se o valor das despesas operacionais (folha de pagamento, custos administrativos, verbas para ministérios etc.) do governo. Nos últimos anos, o superávit primário já ultrapassa o valor de 100 bilhões de reais. O Governo Brasileiro persegue esse objetivo para utilizar esses recursos para o pagamento de parte dos juros da dívida interna nacional.
Se o superávit primário fosse negativo, a dívida pública cresceria de forma desordenada, a ponto de se tornar difícil de administrar. Caso isso viesse a ocorrer, a credibilidade do Governo Brasileiro seria posta em cheque, resultando em vários prejuízos para a economia e para a sociedade brasileira.
1 -Em termos econômicos, a Procura Inelástica acontece quando o aumento relativo das quantidades procuradas é menor que a redução relativa dos preços. Sendo assim, os produtos ou serviços que não podem ter mais opções de produtos substitutos tendem a ter uma Procura mais Elástica ou Inelástica? Argumente sua resposta e exponha algum produto que possa apresentar essa característica: quase não ter substituição, ou simplesmente não ter substituto
 RESPOSTA ESPERADA:
Produtos ou serviços que não podem ter ou quase não têm substitutos ou similares tendem a apresentar uma procura mais inelástica. Sendo assim, na medida em que possa existir menor oferta de substitutos, o produto ou serviço pode apresentar um grau de elasticidade-preço menor.
Nesta situação, pode-se colocar o exemplo do arroz. Se o arroz ficar um pouco mais caro, o consumidor vai continuar consumindo quase a mesma quantidade. Contudo, se esse produto ficar muito mais caro, o consumidor começará a procurar substitutos desse carboidrato. Assim, como existem relativamente poucos substitutos, poderá começar a consumir mais macarrão e/ou batata.

Continue navegando