Buscar

Direito Constitucional I Avaliando o aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608798453)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ano: 2015 - Banca: FGV - Órgão: TJ-RO - Prova: Técnico Judiciário João, aluno do ensino médio, formulou diversas proposições a respeito dos conceitos de cidadania, nacionalidade e capacidade civil. Assinale, dentre as proposições abaixo, a única que se mostra correta:
		
	
	a cidadania é requisito necessário ao alistamento eleitoral, que permite o surgimento da nacionalidade e o consequente exercício dos direitos fundamentais;
	
	a capacidade civil é requisito necessário ao surgimento da cidadania, que permite o surgimento da nacionalidade e o consequente exercício dos direitos políticos.
	
	a cidadania é inerente ao Estado democrático, sendo requisito necessário ao surgimento da liberdade política e ao exercício dos direitos fundamentais;
	
	a nacionalidade brasileira é requisito necessário ao alistamento eleitoral, que permite o surgimento da cidadania e o consequente exercício dos direitos políticos;
	
	b) a nacionalidade brasileira é requisito necessário à obtenção da cidadania, que permite o surgimento da liberdade política e o gozo dos direitos fundamentais;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608705378)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FGV - 2011 ¿ TRE-PA ¿ Analista Judiciário) A Constituição de 1988, em relação à NACIONALIDADE, determina que: 
		
	
	a) são privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados e Presidente do Senado Federal, assim como os Ministros do STF e do STJ. 
	
	E) é brasileiro nato aquele nascido no estrangeiro de pai ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
	
	c) é considerado brasileiro nato a pessoa nascida na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros a serviço de seu país de origem. 
	
	b) perde a nacionalidade brasileira aquele que adquirir outra nacionalidade, sem exceções. 
	
	d) os estrangeiros aqui residentes há mais de 10 (dez) anos ininterruptos, sem condenação penal, podem requerer a cidadania brasileira, tornando-se brasileiros naturalizados pela naturalização extraordinária. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608754990)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O filho do embaixador da Itália e de mãe, também italiana, nascido no Brasil, é considerado:
		
	
	brasileiro nato, desde que resida no Brasil até completar 21 anos e, após esta data, opte pela nacionalidade brasileira
	
	brasileiro naturalizado
	
	apátrida
	
	brasileiro nato
	
	estrangeiro
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608046584)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Questão 35 - Exame 20 - OAB-RJ) No que concerne ao Poder Constituinte, à Constituição, à eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais e à reforma do Texto fundamental, indique a alternativa VÁLIDA:
		
	
	Segundo a doutrina assente, as denominadas Constituições históricas, quanto ao modo de elaboração, são aquelas que, conexas à ideia de documentos solenes, só podem ser alteradas através de processo qualificado ou dificultoso;
	
	Deve ser considerada de eficácia limitada, de acordo com a doutrina sustentada a partir das lições de José Afonso da Silva, a norma inserta no art. 5°, inc. VIII, da Constituição da República, segundo a qual "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
	
	A proposta de emenda à Constituição pode ser apresentada, ao Congresso Nacional, por qualquer Deputado ou Senador, individualmente, no exercício de sua atividade parlamentar, assim como pelo Presidente da República, através de mensagem.
	
	O Poder Constituinte derivado decorrente, cujo exercício autoriza a organização dos Estados federados através da promulgação de Constituições próprias, além de secundário, é limitado e condicionado;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608046838)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(37º EXAME DE ORDEM CESPE/UNB) Com relação aos direitos políticos, assinale a opção correta:
		
	
	A obrigatoriedade de filiação partidária para os candidatos a juiz de paz decorre do sistema eleitoral constitucionalmente definido e, caso lei estadual venha a disciplinar procedimentos necessários à realização das eleições para implementação da justiça de paz, haverá invasão de competência da União e ofensa ao princípio federativo.
	
	Presidente de câmara municipal que substitua ou suceda o prefeito nos seis meses anteriores ao pleito é inelegível para o cargo de vereador.
	
	Caso a nomeação dos delegados de polícia, por força de uma constituição estadual, passe a estar subordinada à escolha, entre os delegados de carreira, por voto unitário residencial da população de cada um de seus municípios, não haverá configuração de voto censitário; ao contrário, a norma estará privilegiando a democracia e a participação social.
	
	O domicílio eleitoral na circunscrição e a filiação partidária são condições de elegibilidade e exigem disciplina instituída por lei complementar, visto que os requisitos de elegibilidade se confundem com as hipóteses de inelegibilidade.

Outros materiais