Buscar

prova auditoria

Prévia do material em texto

AUDITORIA OPERACIONAL
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402552433)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Segundo Silva (2012), a auditoria é o processo pautado em verificações que, quando finalizado, terá a elaboração de um relatório. A respeito da classificação e dos tipos de auditoria é correto afirmar que:
		
	
	Quanto ao campo de atuação a auditoria classifica-se em interna e externa.
	 
	A auditoria operacional divide-se em interna e externa.
	
	Quanto a forma de realização a auditoria pode ser classificada em governamental e privada.
	
	A auditoria contábil pode ocorrer nas áreas de gestão, sistemas e programas.
	 
	A auditoria pode ser dividida em Contábil e Operacional.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402552614)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A auditoria operacional apresenta como modalidades a auditoria de desempenho e a auditoria de resultados. A respeito destas duas modalidades é correto afirmar que:
		
	
	A auditoria de resultado tem o foco principal na verificação de todo o processo de gestão.
	
	A auditoria de resultado tem como abordagens principais a análise da estratégia operacional, da gestão organizacional e da gestão operacional.
	 
	A auditoria de resultado verifica se as metas previstas foram cumpridas obedecendo aos princípios da administração pública
	 
	A auditoria de desempenho verifica os aspectos relativos aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
	
	A auditoria de desempenho apresenta como principal objetivo apurar se as ações implementadas produziram os efeitos desejados pela administração.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402433325)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Tem por princípio manter as organizações preparadas para situações adversas, seja na prevenção de fraudes, desvios, falhas e/ou erros internos, lítigios trabalhistas; apuração de contencioso tributário, a fim de se evitar multas elevadas por inconsistências nos procedimentos fiscais até mesmo para o caso de levantamento de pontos vulneráveis quanto a procedimentos de controle financeiro, estoque, materiais de consumo e custos. De que tipo de auditoria falamos?
		
	 
	Preventiva.
	
	Punitiva.
	
	Processual.
	
	Contábil.
	
	Anual.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402512509)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A _____________ deixa de ser um simples processo de verificação de erros para ser um processo que permite a avaliação de desempenho real do ente, comparando com o que se havia esperado e fazendo sugestões de melhorias para que sejam alcançados os objetivos de melhoria continua dos processos. Que tipo de auditoria complete o espaço?
		
	 
	Auditoria operacional
	
	Auditoria Interna
	
	Auditoria de programas
	
	Auditoria de sistemas
	 
	Auditoria Contábil
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402433324)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Desenvolvemos a Auditoria Contábil de forma a fornecer que tipo de informações?
		
	
	transparentes, periódicas e simples, apenas.
	
	pontuais, amplas e baratas.
	
	Objetivas, subjetivas e holísticas.
	 
	informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades empresariais.
	
	rápidas.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402434218)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O Contador, na função de Auditor Interno, classifica seus trabalhos conforme o enfoque que lhes é definido. Assim, podemos ter sua atuação em vários tipos e abrangências de trabalhos, com enfoques diferentes, podendo em algumas áreas ter a colaboração de?
		
	
	Apenas de outros auditores.
	
	Parentes.
	
	Colaboradores da concorrência.
	
	Amigos próximos.
	 
	Outros profissionais especializados.
	 1a Questão (Ref.: 201402416224)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A atividade de auditoria executada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é denominada
		
	
	Direta descentralizada.
	
	Integrada.
	 
	Direta centralizada.
	
	Indireta.
	
	Simplificada.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402552434)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Administrar é assegurar a aplicação diária das leis, zelar pelas relações dos cidadãos com a administração central ou local e das diversas administrações entre si. Analise as assertivas abaixo sobre a Administração Pública e identifique a alternativa correta: I) A administração pública direta abrange os três poderes e órgãos integrados responsáveis pela condução da administração da União, como os ministérios. II) A auditoria governamental de gestão pública é aquela realizada pelo governo para conhecer, dentro do patrimônio privado, os principais aspectos com relação à arrecadação e destinação de impostos. III) Compõe a administração pública indireta os entes vinculados a cada Ministério, como as autarquias, empresas públicas ou estatais, fundações públicas e sociedades de economia mista. IV) A auditoria governamental tributária ou fiscal é aquela feita pelo Estado dentro de seus poderes para que sejam verificados os princípios inerentes a gestão pública. V) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, ao princípio da publicidade. É correto afirmar que:
		
	 
	São verdadeiras as assertivas I, III e V
	
	São verdadeiras as assertivas III, IV e V
	
	São verdadeiras as assertivas I, II e III
	
	São verdadeiras as assertivas I, II e IV
	
	São verdadeiras as assertivas II, III e IV
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403029873)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise o conceito abaixo e assinale a opção que o completa corretamente: "____________é o conjunto de todos os meios, sejam eles, institucionais, materiais, financeiros e humanos que estão organizados para executar decisões políticas."
		
	
	Governo
	
	Sociedade
	 
	Auditoria
	 
	Administração Pública
	
	Estado
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403029877)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo Castro (2011), "a Administração Pública representa o conjunto de órgãos utilizados pelo poder político para atingir fins políticos". Os dois sentidos básicos que possibilitam o entendimento da Administração Pública são:
		
	
	Sistemático e Funcional
	 
	Organizacional e Funcional
	 
	Organizacional e Operacional
	
	Organizacional e Sistemático
	
	Funcional e Operacional
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403029884)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Conforme determina a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A respeito dos referidos princípios é correto afirmar que:
		
	 
	De acordo com o Princípio da Legalidade o administrador público está sujeito aos mandamentos da lei e as exigências do bem comum.
	
	De acordo com o Princípio da Publicidade o administrador público precisa conseguir os melhores resultados com os meios que dispõe ao menor custo.
	
	Segundo o Princípio da Moralidade o administrador público não pode atuar com vistas a prejudicar ou a beneficiar determinadas pessoas.
	
	O Princípio da Eficiência, quando relacionado aos atos e aos contratos administrativos, permite o conhecimento e o controlepelos interessados diretos e pela população em geral.
	
	O Princípio da Impessoalidade está intimamente ligado à disciplina interna da Administração.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403029882)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo a doutrina dominante a Auditoria Governamental é aquela voltada para a Administração Pública, tanto Direta quanto Indireta, e que pode ser dividida em:
		
	
	Auditoria Contábil e Auditoria de Gestão
	
	Auditoria Contábil e Auditoria Fiscal
	 
	Auditoria Tributária ou Fiscal e Auditoria de Gestão Pública
	
	Auditoria Tributária e Auditoria Contábil
	
	Auditoria Tributária e Auditoria Fiscal
	 1a Questão (Ref.: 201402512685)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No tocante a habilidades e metodologias em auditoria governamental, a "matriz de planejamento" é uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia entre a equipe e os superiores hierárquicos e auxiliando na condução dos trabalhos de campo. Em relação a ela, é possível afirmar que:
		
	
	se trata de uma esquematização das informações relevantes do planejamento de uma auditoria. Contudo, não tem como propósito auxiliar na elaboração conceitual do trabalho e na orientação da equipe na fase de execução.
	
	não fazem parte dela elementos como questões de auditoria, informações requeridas, fontes de informação e estratégias metodológicas.
	 
	é um instrumento flexível, e o seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe, à medida que o trabalho de auditoria progride.
	 
	a formulação das questões de auditoria não gerará implicações nas decisões quanto aos tipos de dados que serão coletados e à forma de coleta que será empregada.
	
	seu uso no setor público não é recomendável em ampla escala, sobretudo em função do custo envolvido.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402512514)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A __________ é aquela que pode ocorrer nas instituições por determinação da administração, uma vez que é utilizada como forma de assessoria e cotrole na empresa, já que aponta as possíveis fragilidades e erros que podem ocorrer com relação aos controles internos da empresa. A que tipo de auditoria a afirmação se refere?
		
	 
	Auditoria Governamental
	
	Auditoria Operacional
	
	Auditoria Independente
	
	Auditoria de processos
	 
	Auditoria Interna
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402416237)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a auditoria de natureza operacional, é correto afirmar
		
	
	é realizada, tão somente, com base na verificação das demonstrações contábeis.
	
	é aplicável, apenas, no âmbito da administração direta.
	
	no âmbito da administração indireta, só pode ser realizada por auditores independentes contratados mediante licitação.
	
	tem por objetivo certificar as contas do gestor público, apurando eventuais responsabilidades.
	 
	compreende duas modalidades: auditoria de desempenho operacional e avaliação de programas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402562283)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De forma resumida, os procedimentos de auditoria são compostos por ações que permitem ao auditor controlar a execução do trabalho e, também, expressar sua opinião acerca dos controles internos da organização. Para que essa ação seja possível o auditor não pode deixar de fazer:
		
	
	A avaliação do riscos econômico financeiro
	
	A análise dos mercados
	
	A prestação de contas.
	 
	O levantamento de dados
	
	A tomada de contas
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402433340)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A falta de transparência das empresas e sua conduta nem sempre correta com acionistas minoritários vêm sendo constantemente apontadas como origens para o mau funcionamento do mercado acionário, acarretando graves conseqüências para a eficiência da economia como um todo. Neste contexto, bons projetos deixam de ser financiados quando a firma não se compromete com a proteção dos interesses dos seus investidores. Como este tipo de prática poderia ser combatida com?
		
	
	a apresentação de um bom balanço.
	
	um modelo de gestão participativo.
	
	uma análise profunda de custos.
	
	com um modelo de gestão híbrido.
	 
	um bom planejamento de auditoria.
	
	 6a Questão (Ref.: 201402433814)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Planejamento de auditoria é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência. Esta afirmação está?
		
	
	Fora do contexto.
	
	Parcialmente incorreta.
	
	Incorreta.
	
	Parcialmente correta.
	 
	Correta.
	1a Questão (Ref.: 201402416278)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na emissão do Relatório de Auditoria realizada com base no processo de Tomada e Prestação de Contas do órgão ou entidades examinadas, é necessário que se atenda aos seguintes requisitos, exceto:
		
	 
	identificar o passivo trabalhista do órgão ou entidade examinada.
	
	indicar as normas que instruam o processo de Tomada ou Prestação de Contas.
	
	declarar ter o exame sido efetuado por amostragem, na extensão julgada necessária e de acordo com as normas de auditoria aplicáveis ao Serviço Público Federal.
	
	definir o objetivo da auditoria e identificar as demonstrações financeiras examinadas, no caso de auditoria contábil.
	 
	identificar o número do processo, o período examinado e a unidade ou entidade examinada.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402434212)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os relatórios de auditoria podem ser de que tipo?
		
	
	Direcioanados ao pessoal da operação, apenas.
	
	Análiticos e Holísticos.
	 
	Internos e externos.
	
	Financeiros e gestionais.
	
	Entregues à concorrência.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402434211)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Podemos afirmar que os relatórios de auditoria funcionam como um?
		
	
	Modelo em extinção.
	
	Um paradoxo.
	
	Fenômeno a ser estudado.
	 
	Mapa das ações constatadas.
	
	Um modelo de negócio
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403029887)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O contador, no exercício da função de auditoria, deve observar as normas e procedimentos de auditoria. Analise as assertivas abaixo e marque a opção que apresenta a denominação correta para as normas relativas à pessoa do auditor.
		
	
	Normas Internas
	
	Normas Científicas
	
	Normas Técnicas
	
	Normas Externas
	 
	Normas Profissionais
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402416362)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Julgue os itens a seguir, relacionados à elaboração dos relatórios de auditoria operacional no setor público. I O relatório de execução de auditoria tem, como um de seus objetivos, o de levar ao conhecimento de terceiros o projeto de auditoria proposto. II No aprofundamento dos diversos temas envolvidos na auditoria, as citações diretas de fontes externas, ainda que extensas, são preferíveis às indiretas. III O principal instrumento de apoio à elaboração do relatório de planejamento de auditoria é a matriz de planejamento. IV Na descrição da metodologia aplicada, devem ser especificados os critérios de auditoria, as características das unidades de pesquisae o desenho amostral. Estão certos apenas os itens
		
	
	I e IV
	
	I, II e III
	 
	III e IV
	
	II e III
	
	I e II
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403029897)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com as Normas relativas à opinião do auditor, o relatório ou parecer da auditoria deverá ser único, isto é, deverá ser elaborado para cada auditoria que o profissional realizar, bem como deverá apresentar algumas características como concisão, objetividade, conclusão, clareza e coerência. Analise as assertivas sobre as características que devem ser detalhadas no parecer de auditoria e assinale a alternativa correta.
		
	
	A Coerência assegura no relatório de auditoria a formação de opinião sobre as atividades realizadas.
	
	A objetividade assegura que a estrutura e a terminologia empregada no relatório de auditoria possam ser entendidas por quaisquer pessoas, ainda que não versadas na matéria.
	 
	A concisão assegura que a linguagem deve ser utilizada no relatório de auditoria de forma clara, sem necessidade de explicações adicionais por parte de quem o elaborou.
	
	A clareza não assegura que o relatório de auditoria deve conter simples e direta a fim de que o leitor entenda facilmente o que se pretendeu transmitir.
	
	A conclusão assegura que os resultados evidenciados no relatório de auditoria correspondam aos objetivos determinados.
	1a Questão (Ref.: 201402433320)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Auditoria Contábil é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de ¿Parecer dos Auditores Independentes¿ sobre a adequação das demonstrações contábeis. Este texto deve ser considerado?
		
	
	Incorreto.
	
	Sem importância.
	
	Lacônico.
	
	Super dimensionado.
	 
	Correto.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403028443)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando os insumos adquiridos são bem utilizados, no momento certo, sem ocorrência de desperdícios, desvios ou outras práticas indevidas, podemos afirmar que a utilização ocorreu com:
		
	
	Efetividade
	
	Eficácia
	
	Equity
	
	Economicidade
	 
	Eficiência
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403028442)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando a Auditoria avalia se a administração adquiriu seus insumos observando os parâmetros de qualidade, considerando as devidas opções de mercado, e se os insumos foram adquiridos ao menor custo, ela está abordando o princípio da:
		
	
	Eficiência
	
	Eficácia
	
	Efetividade
	 
	Economicidade
	
	Equilíbrio
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403028441)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando realizamos auditoria operacional podemos observar três abordagens principais. A abordagem que se caracteriza, além de outros aspectos, pela avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa é conhecida como:
		
	
	Análise de relevâncias
	
	Análise da gestão organizacional
	 
	Análise da estratégia
	 
	Análise da gestão operacional
	
	Análise de desempenho
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403028439)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A sentença: as metas estabelecidas pela administração de forma facultativa ou impositiva foram alcançadas, refere-se ao conceito de:
		
	
	Economicidade
	
	Equity
	
	Efetividade
	 
	Eficácia
	 
	Eficiência
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403028440)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Após conhecer os níveis de exigência da Auditoria Operacional é possível classificá-la em dois tipos distintos:
		
	
	auditoria fiscal e contábil
	
	auditoria de gestão e especial
	 
	auditoria de desempenho e de resultado
	
	auditoria contábil e de gestão
	
	auditoria de resultado e de gestão
	1a Questão (Ref.: 201403075608)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O controle sempre foi e é necessário dentro das atividades do Estado, porém, também é preciso que a entidade saiba para onde vai e quanto isso vai custar. Essa afirmativa se alinha com a ideia de que:
		
	
	Os controles devem ser implantados por entidades independentes que possam interferir nos processos dos entes públicos.
	 
	Não devem ser criadas normas e controles custosos e desnecessários
	
	Os controles precisam ser implantados independente do quanto vão custar.
	
	Os controles geram necessariamente um excesso de burocracia.
	 
	São necessários os controles, externo e interno.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402894635)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O julgamento das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos é uma competência:
		
	
	Do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
	
	Da Secretaria de Gestão de Pessoal
	 
	Do Tribunal de Contas da União
	
	Do órgão de auditoria central do Governo Federal
	 
	Da Controladoria Geral da União
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403030864)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	É de competência exclusiva do Tribunal de Contas, conforme a CF/88:
		
	
	Realizar inspeções e auditorias por solicitação dos governadores estaduais
	
	Apreciar as promoções por tempo de serviço no serviço público
	 
	Julgar as contas somente dos administradores responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.
	
	Apreciar as contas anuais do Congresso Nacional
	 
	Apreciar as contas anuais do presidente da República
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403061345)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Controle Interno, como aliado da Auditoria, é definido como sendo o planejamento organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção. Quanto ao tipo de controles internos, eles podem ser:-Correlacione as colunas, com o tipo de controle e a sua definição I.Prévio ou preventivo II.Concomitante ou sucessivo III.Subsequente ou corretivo
		
	 
	I.II.III
	
	Nenhuma das alternativas
	
	III, I, II
	
	II,I,III
	 
	I, III, II
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403075603)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo a Constituição de 1988, a fiscalização das contas nacionais das empresas supranacionais, é uma atribuição do (a):
		
	
	Superior Tribunal de Justiça - STJ
	
	Secretaria do Tesouro Nacional - STN
	
	Supremo Tribunal Federal - STF
	 
	Tribunal de Contas da União - TCU
	 
	Comissão de Valores Mobiliários - CVM
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403030882)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O controle negativo pode ser entendido como:
		
	 
	Um instrumento se corrigir as ações das pessoas nas entidades
	
	Um instrumento para se corrigir os desvios do planejamento administrativo da entidade pessoas
	
	Um instrumento de avaliação do desempenho dos funcionários da entidade
	
	Um meio de se reduzir a burocracia nas entidades
	 
	Uma ferramenta destinada, exclusivamente ao planejamento administrativo da entidade
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201403073165)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sob o aspecto positivo o controle refere-se à função administrativa como instrumento que auxilia na consecução dos objetivos da entidade. Com relação ao Controle Positivo, previsto no art. 74da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
		
	 
	Os responsáveis pelo controle interno não respondem de forma solidária por irregularidade ou ilegalidade quando tomarem conhecimento e não derem ciência ao Tribunal Contas da União
	
	Os responsáveis pelo controle interno respondem de forma solidária por irregularidade ou ilegalidade, mesmo quando, ao tomarem conhecimento do fato, derem ciência ao Tribunal Contas da União
	
	Os responsáveis pelo controle interno assumem responsabilidade solidária desde que cientifiquem o Tribunal de Contas da União, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade
	 
	Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, e não cientificarem o Tribunal de Contas da União, poderão ser responsabilizados solidariamente
	
	Os responsáveis pelo controle interno não precisam cientificar o Tribunal de Contas da União, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, pois não assumem responsabilidade solidária
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403073171)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Conforme estabelece o artigo 74 da Constituição Federal de 1988, os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, devem cientificar:
		
	
	O Ministério Público Federal
	
	A Policia Federal
	
	O Congresso Nacional
	
	A Controladoria Geral da União
	 
	O Tribunal de Contas da União
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403030921)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	São consequências do excesso de burocratização, exceto:
		
	 
	Melhoria na agilidade dos processos
	 
	Ineficiência da máquina pública
	
	Exagerado apego aos regulamentos
	
	Excesso de formalismo e papelório
	
	Resistencia as mudanças
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403030918)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sabemos que controle sempre foi e é necessário dentro das atividades do Estado, porém para que o controle seja eficiente é necessário:
		
	 
	Tenha autorização do TCU para implantar os controles na entidade pública solicitante
	
	Receba os recursos da União para cobrir os seus custos
	
	Tenha um manual detalhado dos controles
	
	Tenha um responsável pela cobrança da aplicação dos controles
	 
	Que a entidade pública defina suas prioridades, bem como, seus custos e tenha conhecimento de como são feitos os processos
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403073162)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição Federal de 1988 descreve em seus artigos 71, 74 e 161 as funções do Tribunal de Contas da União (TCU). Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que NÃO é função do TCU.
		
	
	Apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal e de concessão de aposentadorias, reformas e pensões civis e militares
	 
	Fiscalizar as contas das empresas estrangeiras
	
	Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos
	 
	Apreciar as contas anuais do Presidente da República
	
	Realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria ou por solicitação do Congresso Nacional
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403030912)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	1 Arlindo Rocha e Marcelo Quintiere (2011) afirmam que o __________________________ é um ente abstrato, porém tem poder sobre os indivíduos, principalmente pela formulação e execução das políticas públicas.
		
	
	Presidência da república
	
	Controle interno
	
	Congresso nacional
	 
	Estado Nacional
	 
	Tribunal de contas da União
	 1a Questão (Ref.: 201402434215)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No âmbito da empresa, poderá haver restrição para atuação da auditoria interna?
		
	
	Claro, na contabilidade por exemplo.
	
	Sim.
	 
	Não.
	
	Em setores especiais, sim.
	
	Depende da empresa.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402433833)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em seus promórdio como o Controle Interno era visto nas empresas?
		
	
	Holístico.
	
	Prático.
	
	Moderno.
	
	Sem nexo.
	 
	Malfadado, inútil e custoso.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402434216)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os sistemas de controle não se limitam às áreas contábil e financeira, mas englobam os planos da organização e todos os métodos usados para proteger seus ativos, verificar a exatidão e fidedignidade de suas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, e promover a eficiência e eficácia operacional, bem como estimular a observância de normas e diretrizes da administração, inclusive no âmbito das empresas?
		
	
	Parceiras.
	 
	Controladas e coligadas.
	
	Concorrentes.
	
	Hibrídas.
	
	Similares.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402416290)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o decreto nº 3.591/2000, são técnicas de trabalho do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal para a consecução de suas finalidades:
		
	
	auditoria e a perícia.
	 
	perícia e fiscalização.
	
	fiscalização e autuação.
	
	auditoria e autuação.
	 
	auditoria e fiscalização.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402416279)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como técnica(s) de trabalho, para a consecução de suas finalidades, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza
		
	 
	a auditoria e a fiscalização.
	
	a tomada de contas especial.
	
	a circularização.
	
	a amostragem e a denúncia.
	
	a tomada e a prestação de contas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402416364)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O trabalho da auditoria interna:
		
	 
	deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.
	 
	tem maior independência que o de auditoria externa.
	
	deve emitir parecer, que será publicado com as demonstrações contábeis.
	
	deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa.
	
	é responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos.
	 1a Questão (Ref.: 201402423772)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	São finalidades do sistema de controle interno dos três Poderes:
		
	 
	julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração direta e indireta.
	
	aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário
	
	apreciar as contas prestadas anualmente pelo Poder Executivo e emitir parecer.
	
	assinar prazo para que o órgão ou a entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.
	 
	comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência, da gestão da administração direta e indireta.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403031273)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa correta em relação ao controle externo: I - o controle administrativo ou executivo só pode ser exercido por iniciativa da própria autoridade competente, excluída a ação provocada pelos administrados. II - o controle legislativo ou parlamentar, exercido pelos órgãos que compõem o Poder Legislativo, alcança os demais poderes, inclusive suasadministrações indiretas. III - o controle judicial, exercido tanto em relação à legalidade quanto à moralidade, restringe-se aos atos vinculados, não se aplicando aos atos discricionários.
		
	
	Estão corretas as afirmativas I II e III
	 
	Está correta somente a afirmativa II
	
	Está correta somente a afirmativa III
	 
	Estão corretas as afirmativas I e II
	
	Está correta somente a afirmativa I
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403031277)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No Brasil o sistema de controle externo exercido através de:
		
	
	Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.
	
	Tribunais de Contas e Controladorias.
	
	Controladorias e Defensorias Públicas.
	 
	Tribunais de Contas.
	 
	Controladorias.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403031281)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo o STF, o Ministério Público do Tribunal de Contas é formado por:
		
	
	Procuradores de justiça estaduais.
	
	Promotores de justiça estaduais
	 
	Procuradores do Tribunal de Contas
	
	Procuradores regionais da República
	
	Procuradores da República.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402989064)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa correta em relação as afirmativas: I - Na Administração Pública os dirigentes podem agir com independência absoluta; II - Devem agir de acordo com as normas legais que fixam as competências dos órgãos; III - Não podem praticar atos que que não objetivem o interesse ou fim público
		
	
	São verdadeiras as afirmativas I e III
	 
	São verdadeiras as afirmativas I e II
	 
	São verdadeiras as afirmativas II e III
	
	É verdadeira a afirmativa I
	
	São verdadeiras as afirmativas I, II e III
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402989070)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o raciocínio do controle horizontal, os três poderes devem prestar contas:
		
	
	Ao Poder Legislativo
	
	Ao Poder Judiciário
	
	Ao Poder Executivo
	 
	Aos Tribunais de Contas da União
	
	Ao Poder Judiciário e Executivo, em conjunto
	 1a Questão (Ref.: 201402989085)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Se o auditor identificar indícios de fraude durante os seus trabalhos ele deve:
		
	
	Encaminhamar, por escrito, as irregularidades ao Ministério Público
	 
	Comunicar o fato por escrito ao seu superior hierárquico
	
	Com base no fato identificado, iniciar uma ação de processo administrativo
	 
	Interromper, imediatamente, o trabalho de auditoria até a situação ser corrigida
	
	Com base no fato identificado, iniciar uma ação de processo legal
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403073221)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica do Setor Público - NBC TSP, o controle interno é classificado em:
		
	
	Financeiro, Contábil e Normativo
	 
	Operacional, Financeiro e Contábil
	
	Patrimonial, Contábil e Operacional
	
	Contábil, Financeiro e Patrimonial
	 
	Operacional, Contábil e Normativo
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402433369)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Yeh, Lee e Ko (2002) declararam que uma das maiores contribuições da governança corporativa inclui o aumento da performance operacional e a prevenção contra fraudes. Eles estão corretos?
		
	
	Parcialmente, sim.
	
	Lógico que não.
	
	Não.
	 
	Sim.
	
	Como assim?
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402989095)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa verdadeira em relação as afirmativas referentes as categorias de controle interno, conforme definidas pelo COSO: I - Desempenho - tem o propósito de medir a eficiência e a efetividade das operações em busca dos resultados fixados na estratégia da entidade e qualidade dos ativos; II - Informações Contábeis - demonstram o universo real das ações desenvolvidas, com enquadramento correto e sustentado por documentos de suporte inquestionáveis; III - Conformidade - visa medir o nível de comprometimento das regras estabelecidas e com a legislação aplicáveis a sua área de atuação
		
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	A afirmativas III esta correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403073403)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Após sucessivos escândalos que aconteceram no início dos anos 2000, o governo americano aprovou uma lei com o objetivo de erradicar a manipulação das informações financeiras. A referida lei foi denominada:
		
	 
	Lei Sarbanes-Oxley
	
	Lei Arthur Andersen
	
	Lei Tyco
	 
	Lei WordlCom
	
	Lei Enron
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403031537)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As normas de Auditoria da Intosai compreendem as seguintes partes, com exceção de:
		
	
	Normas de execução de auditoria
	
	Normas para a elaboração de relatórios
	
	Normas gerais
	 
	Normas para a emissão da opinião dos auditores
	 
	Postulados básicos

Continue navegando