Buscar

exercício de 50 min, tirei 10

Prévia do material em texto

»  de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
		
	VERIFICAR E FINALIZAR
	Aluno: LILIAN HELENA FERREIRA MENESES
	Matrícula: 201701315424
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / SM
	
	
		1.
		A professora de uma escola regular afirma que acredita na proposta da escola inclusiva porque "a criança com uma deficiência física, intelectual ou sensorial convivendo com outras crianças sem essas características, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas quem se beneficia mais são as crianças sem deficiência". A partir dessa afirmativa, podemos concluir que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	a convivência com a diversidade humana contribui para a manutenção do preconceito social sobre a deficiência.
	
	
	o preconceito e o estigma sobre a deficiência são agravados com a inclusão social.
	
	
	o convívio entre crianças com e sem deficiência deve ser evitado pois influencia negativamente o grupo.
	
	
	a segregação da pessoa com deficiência em espaços especiais contribui para a superação do preconceito.
	
	
	a convivência com a diversidade humana contribui para a superação do estigma da deficiência.
	
	
		2.
		Na sociedade atual observamos uma luta maior contra todas as formas de exclusão social. Assinale a única opção que não apresenta uma característica desse movimento:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Respeito à diversidade humana
	
	
	Normalização de perfis específicos de ser humano e de aluno.
	
	
	Valorização das diferenças individuais.
	
	
	Organização social facilitadora da convivência em grupos heterogêneos
	
	
	Discussão crítica sobre modelos ideais de ser humano e de aluno.
	
	
		3.
		A filosofia da integração  já norteou o trabalho no campo da Educação Especial, defendendo a ideia de que a pessoa com deficiência tem o direito de usufruir as condições de vida e escolarização comuns aos demais alunos. O momento histórico do paradigma da integração era:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A Idade média
	
	
	Os anos 80
	
	
	A antiguidade
	
	
	O século XIX
	
	
	Os anos 60
	
	
		4.
		Fábio Fernandes da Silva, é jornalista, formado pela Universidade Estácio de Sá (2003), já trabalhou   na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CERVIM - Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar, atualmente trabalha na Bocha Paralímpica Santa Catarina. Fabio possui paralisia cerebral, não anda, não fala, escreve com os pés. Mesmo com tantos entraves sociais ainda existentes, consegue superá-los na   construção de uma vida social  autônoma.
Fabio é um exemplo de superação e  os efeitos da exclusão não  causaram danos  a sua formação profissional, pois o jovem  realizou  o ensino fundamental na década de 90 e vivenciou a proposta educacional:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	 de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	
	de inclusão, que procura garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	
	médico-assistencialista que visa cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	
	
	de terapia, que  aos poucos está  se transformando em um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	
	
	 de segregação, a escola especial representa excelente oportunidade para uma participação social plena.
	
	
		5.
		No ano de 1994 após a Declaração de Salamanca a educação inclusiva ganha força em muitos países. As propostas redigidas e assinadas, em comum acordo, tem como base:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A exclusão dos deficientes das escolas regulares
	
	
	O Atendimento ao deficiente apenas em algumas escolas
	
	
	A segregação de alunos com necessidades educacionais
	
	
	O deficiente não deve ter oportunidade de trabalho
	
	
	A Participação efetiva do deficiente como cidadão
	
	
		6.
		 (VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial
 
		Quest.: 6
	
	
	
	
	exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
	
	
	atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
	
	
	é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
	
	
	resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
	
	
	organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
	
	
		7.
		Eduardo tem seis anos e é deficiente físico, foi matriculado em uma escola inclusiva no município de Maricá. Para que Eduardo explore todo o ambiente e desenvolva a sua aprendizagem, é indicado que o professor (a) 
		Quest.: 7
	
	
	
	
	coloque Eduardo  em um canto da sala, prestando atenção na aula
	
	
	acredite que  Eduardo  não possui  possibilidade de aprendizagem
	
	
	estimule apenas a coordenação motora
	
	
	estimule a construção do conhecimento
	
	
	respeite as barreiras e não estimule a sua motivação em aprender
	
	
		8.
		O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência. O item que melhor define Tecnologia Assistiva é :
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Vários equipamentos, serviços, estratégias e práticas elaboradas e aplicadas para minimizar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.
	
	
	Aparelhos para auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, como os gravadores de fita magnética ou digital que funcionam como lembretes instantâneos
	
	
	Equipamentos motores para facilitar a locomoção de deficientes visuais.
	
	
	Adaptações estruturais em escolas, através de rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.
	
	
	Lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicações etc, para auxiliar cegos ou pessoas com visão subnormal.
	
	
		9.
		Em relação ao processo educativo do aluno com baixa visão ou cego muitos conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) A educação exigirá uma revisão das práticas convencionais que, muitas vezes, enfatizam os estímulos visuais e as imagens como meios e mediações do processo de ensinar e aprender.
( ) O aluno cego e com baixa visão não têm as mesmas potencialidades que os demais alunos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, já que a deficiência visual limita sua capacidade de aprender por não ter acesso aos estímulos visuais.
( ) O aluno necessita de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é
		Quest.: 9F V V
	
	
	F F V
	
	
	V F V
	
	
	V F F
	
	
	V V V
	
	
		10.
		Em relação ao processo de aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, muitas fantasias e conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) Os alunos com baixa visão ou cegos têm as mesmas potencialidades que os demais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, pois essa deficiência não afeta a cognição.
( ) A deficiência visual limita a capacidade de aprender do aluno cego, pois ele perde um importante sentido de orientação que é a visão. Sem ela, se torna efetivamente difícil se orientar no espaço e isso dificulta o raciocínio.
( ) Geralmente, os alunos cegos e com baixa visão têm necessidade de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	F F F
	
	
	V V V
	
	
	F F V
	
	
	V F F
	
	
	V F V
Tirei 10: 1- E-a convivência, 2- B- normalização, 3-B- os anos 80, 4-B- de inclusão, 5-E- a participação, 6- B- atua de forma, 7-D- estimula construção do conhecimento, 8-A- vários equipamentos, 9- VFV, 10-VFV

Continue navegando