Buscar

Anemia Ferropriva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anemia Ferropriva: Insuficiência de ferro no organismo;
Afeta principalmente crianças, adolescentes e grávidas;
Fraqueza, fadiga, palidez, cansaço;
INTRODUCAO
Maior prevalência em países subdesenvolvidos, onde a dieta é rica em cereais, que inibem a absorcao intestinal dos sais de ferro e alimentos pobre em ferro.
GENERALIDADES
O QUE É FERRO ?
O Mineral ferro é o nutriente utilizado para a fabricação da hemoglobina, um pigmento vermelho do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões a todas as células do organismo, e também participa da formação da mioglobina (substância presente nos músculos e portadora de oxigênio). 
O ferro participa ainda de processos orgânicos relacionados com a produção de energia, como parte de sistemas enzimáticos e tem ação no sistema imunológico e nervoso central. 
O ferro deve estar presente na alimentação diária do ser humano. Após a ingestão, o ferro é absorvido no intestino delgado, sendo transportado no sangue (ligado a transferrina) e armazenado neste e na medula óssea na forma de ferritina, para ser utilizado pelo organismo conforme a necessidade. 
Quando, por qualquer que seja a causa, o consumo de ferro não atende às necessidades, ocorre perda progressiva dos estoques de ferro, tanto armazenado quanto circulante; e, por fim, há redução de produção de hemoglobina, o que caracteriza a anemia.
QUAL A DIFERENCA DE DEFICIÊNCIA DE FERRO E ANEMIA
A deficiência de ferro (DF) é a redução nos níveis de estoque de ferro no organismo, evidenciado pela redução das taxas de transferrina e ferritina, com ou sem a presença de anemia.
A anemia ferropriva é um estado no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão de suas reservas, e o fornecimento do mesmo é insuficiente para suprir as necessidades do organismo. Caracteriza-se pela deficiência no tamanho, no número de glóbulos vermelhos ou na quantidade de hemoglobina presente nesses glóbulos.
QUAIS AS CAUSAS DA ANEMIA ?
As principais causas da anemia estão relacionadas com a ingestão inadequada de ferro quer seja na quantidade e qualidade consumida, quer na assimilação deficiente do ferro na dieta, cuja biodisponibilidade (o quanto ele é absorvido) pode estar reduzida pela utilização dos inibidores da absorção desse mineral. 
METABOLISMO DO FERRO
Um homem normal , pesando 70Kg, tem aproximadamente 3,5g (50mg/Kg) de ferro em seu organismo;
A maior parte deste ferro esta presente dentro das celulas como:
Ferro do Heme - envolvidas no transporte de oxigênio (hemoglobina), depósitos de oxigênio (mioglobina) e ativacao do oxigênio em oxidações biológicas (enzimas tissulares do heme);
Ferro em Depósitos – o ferro é estocado como: Ferritina e Hemossiderina.
ABSORÇÃO DO FERRO
Em condições saudáveis, é absorvido da dieta apenas o suficiente para equilibrar a perda diaria de ferro (0,6 a 2,1mg) e para permitir a acumulação de até 2000mg de depósitos de ferro durante a vida;
O ferro é absorvido primariamente no duodeno e jejuno proximal;
Cirurgias gástricas em que o estômago é conectado ao jejuno (gastroenterotomia), prejudicam a absorção do ferro da dieta.
DISPONIBILIDADE PARA ABSORCAO DO FERRO DA DIETA
A transferrina, a proteína de transporte de ferro, e a ferritina, a proteína de armazenamento do ferro, estão presentes nas células da mucosa intestinal e seu equilibrio dentro da celula é considerado como sendo regulador da absorção de ferro;
REGULACAO DA ABSORCAO PELA MUCOSA INTESTINAL
Mesmo com um mecanismo regulador da mucosa normal, pode-se acumular um excesso de ferro no organismo a partir de absorção aumentada em duas circunstancias:
Se grandes quantidades de ferro forem ingeridas durante longo tempo;
Ex.: Medicamento contendo ferro (fortificante).
Em disturbios anêmicos que duram toda a vida com eritropoiese inefetiva acentuada em que, a mucosa recebe continuamente um sinal para absorver ferro ao máximo.
A vida média dos eritrócitos é de 120 dias. Portanto, a cada dia, o sistema fagocítico mononuclear de um adulto remove as hemácias de 42ml de sangue (1/120 de 5000ml e igual a 42ml);
Como 2ml de sangue contem 1mg de ferro, 21mg de ferro sao transferidos diretamente das hemacias para os macrofagos;
CIRCULACAO INTERNA DO FERRO
OBRIGADO!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando