Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 2 CIÊNCIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	Simulado: CCJ0107_SM_201707136271 V.1 
	Aluno(a): LUCIANO RAMOS LOPES
	Matrícula: 201707136271
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 04/11/2017 17:08:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707920943)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Discurso proferido por Abraham Lincoln em 19 de Novembro de 1863, na cerimónia de inauguração do Cemitério Militar de Gettysburg, no local onde se tinha dado a batalha do mesmo nome: Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais. Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos. Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes. O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram. Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente ¿ que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção ¿ que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra. ABRAHAM LINCOLN (http://www.arqnet.pt/portal/discursos/novembro01.html) Tomando como referencia o texto acima, avalie a assertivas abaixo: I. Nação refere-se a uma coletividade real que se sente unida pela origem comum, pelos laços linguísticos, culturais ou espirituais, por interesses, ideais e aspirações comuns. II. O conceito jurídico-político de povo está relacionado ao vínculo da nacionalidade entre a pessoa e o Estado e sua aceitação como elemento essencial para a constituição do Estado é unânime. III. A ideia de identidade e pertença que compartilham os membros de uma nação os leva a desenvolver a consciência deste laço, fortalecido por um sentimento de elevado apego emocional. IV. Entende-se por ¿povo¿ o conjunto de indivíduos que em um dado momento se unem para constituir o Estado, estabelecendo, assim, um vínculo jurídico de caráter permanente. V. Nação pode ser entendida como grupo constituído por pessoas que, não necessitando ocupar um mesmo espaço físico, compartilham dos mesmos valores axiológicos e são movidos pela vontade de comungar um mesmo destino. É correto afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas III e IV estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	
	Somente as alternativas IV e V estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707872299)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diferentemente de Aristóteles, Hobbes compreendeu que o homem não é naturalmente um animal político, que se move na direção de sua realização na sociedade. Ao contrário, a cidade não é natural, mas artificial e decorre de uma racionalidade instrumental para afastar prejuízos e obter benefícios. A tese hobbesiana sobre a natureza humana destacou que:
		
	 
	O homem é egoísta e visa primeiramente o próprio benefício;
	
	O homem busca o pacto social para sua autorrealização como ser autônomo;
	
	O homem é um animal racional que tem desejo de conhecer.
	
	O homem é livre na natureza, mas se corrompe na sociedade civil;
	
	O homem é um ser político por natureza e a cidade é o seu lugar natural.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707780930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Weber, o Estado contém entre as suas características essenciais:
		
	 
	o uso legítimo da violência
	
	o uso imperfeito da violência
	
	o monopólio da vida
	
	o monopólio do serviço privado
	
	o uso ilegítimo da força
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707860695)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aristóteles, Cícero, Tomás de Aquino e Ranelletti são representantes da teoria naturalista da origem da sociedade, que se contrapõe à teoria contratualista. Sobre a corrente naturalista, é correto o que se lê abaixo, exceto:
		
	
	Mesmo provido de todos os bens materiais suficientes à sua sobrevivência, o ser humano continua a necessitar do convívio com os semelhantes.
	
	O homem é naturalmente um animal político.
	
	O homem singular, completamente isolado da sociedade, não se encontra na realidade da vida.
	
	O homem é, por natureza, animal social e político, vivendo em multidão ainda mais que todos os outros animais.
	 
	O homem se associa por um instinto natural, com a finalidade de suprir suas necessidades básicas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707225833)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais a conservação do Estado... A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais..." ANDERSON, Perry. Linhagens do estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 1985. p. 18. Segundo Perry Anderson, um dos maiores estudiosos do absolutismo Ocidental, este era apenas um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional...Visando a dominação ideológica, foram criadas inúmeras teorias, cujo objetivo era justificar o poder centralizado dos reis, na formação dos Estados Modernos. Correlacionando os principais teóricos do Absolutismo às suas idéias, 1) Thomas Hobbes e H. Grotius ( ) "o trono real não é o trono de um homem, mas do próprio Deus...". 2) Nicolau Maquiavel ( ) "o Príncipe não deve se importar com se expor à infâmia dos vícios, sem os quais seria difícil salvar o poder...". 3) Jean Bodin e Jacques Bossuet ( ) um governo deve ser forte, para que a paz e a ordem sejam mantidas, evitando assim que o homem se torne "Lobo do Próprio Homem". A opção correta é:
		
	 
	3, 2, 1.
	
	1, 2, 3.
	
	3, 1, 2.
	
	1, 3, 2.
	
	2, 3, 1.

Outros materiais

Outros materiais