Buscar

Resumo da aula de biofísica óptica da Visão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo da aula de biofísica óptica da Visão 
- Óptica da Visão; Estudo da refração e reflexão da luz
- visão 
-estrutura humana (visual)
-alterações na visão 
A visão precisa da luz para poder ser refletida e assim podermos enchergarmos .
A luz no vácuo navega a 300 bilhoes metros por segundo (3 vezes 10 a oitava )
A onda é transmitida em retilinha
Estudo do olho humano 
O olho huumano é semelhante em funcionnamento a uma camera fotográfica , sendo o olho com maior complexidade . 
Estrutura 
Externamente o olho possui :
Pupila , a córnea , pálpebra, esclera , músculos extrinsicos e nervo óptico .
Interiormente :
Cristalino , esclera, coroide e a retina constituída pelos seus fotorreceptores e células nervosas. Ao incidir no olho a luz passa pela pupila, que é uma pequena abertura variável,e é focalizada na retina com a ação do sistema córnea-cristalino .
A maior parte da refração da luz incidente acontece na cornea , pois o cristalino tem um índice de refração quase igual ao do meio em que estar imerso . a espessura e forma do cristalino podem ser alteradas pela ação do músculo ciliar ( essa capacidade do cristalino de alterar a forma e a espessura é chamada de acomodação da visão ) , quando a pessoa perde a capacidade de mudar a conformação do cristalino esse estado é chamado plesbiopia . a retina recobre a superfície posterior do globo ocular e contem uma estrutura senssivel , na qual encontramos cerca de 125 milhoes de receptores : cones e bastonetes . estes são células que recebem o estimulo luminoso e o transformam em um potencial receptor , que excita as células glanglionaris fazendo com que elas disparem potenciais de ação por suas fibras aferentes que constituem o nervo óptico .
A pupila é a parte do olho que regula a quantidade de luz incidente , alem de poder mudar o seu diâmetro em até 4 vezes o seu tamanho . a luz passa pela pupila e chega na córnea para depois , chegar ao humor auoso , sofrendo refração , dpois chegando ao cristalino e passando pelo humor vítreo , chegando ao final na retina onde a imagem é formada . 
As celulas cones e bastonetes , localizadas em difeentes partes da retina , tem tamanho e formas deferentes . em mamíferos a detecção de cores é feitas pelos cones , já os bastonestes são especializados em escurecer a luz ( variados tons de cinza ).
Visão com pouca luminosidade 
Muitas espécimes diurnas estão longe de competir com espécimes nuturnas , principalmente pelo habito da visão . a coruja tem um numero muito grande de bastonetes oq lhes permite enxergar bem anoite . esas células são senssiveis a pouca luz . a retina da coruja possui muita mais bastonets do que a retina dos humanos 
Lentes 
São dispositivos ópticos feitos de material transparente ( vidro , quartzo ou plástico ) , nesses dispositivos a face pela qual incide o feixe de luz pode ser plana ou curva . 
As lentes podem ser : 
- convergentes ou positivas , uma das suas faces é convexa , com raio de curvatura conhecido. Feixes de luz convergentes são aqueles que saem de vários pontos e chegam a um só . em lentes convergents , que são as convexas , os raios chegam paralelos a lente e são convergidos para um ponto focal . ex : lente convexa é o cristalino e o ponto focal é a retina .
- divergentes ou negativas , uma de suas faces é côncava , com raio de curvatura conhecida .feixes de luz divergentes são aqueles que saem de um ponto só e são espalhados para pontos diferentes . lentes divergentes , ou côncavas , são aquelas que os raios icidem saindo de um ponto só e terminam paralelos uns aos outros em feixes separados .o foco da lente côncava esta na frente da mesma , já o foco da lente convexa é atrás da mesma . 
Defeitos visuais 
O olho humano possui convergência variável pelo fato de que a forma do cristalino pode ser ligieramente alterada por meio da ação do músculo ciliar .
Quando a vista é focalizada em um objeto distante , o músculo esta relachado e o sitema cristalino-corneo tem uma distancia focal normal que é a distancia entre a córnea e a retina . quando o objeto esta proximo da vista , o músculo ciliar se contrai , aumentando a curvatura do cristalino e diminuindo a distancia focal do sistema . assim , a imagem é novamente focalizada na retina , e se a imagem não for focalizada na mesma temos uma deficiência visual . 
A formação de uma imagem no olho leva ao um estimulo luminoso que chega a retina .na retina a célula fotorreceptora é excitada criando um potencial recepitor , que se propaga nas células bipolares e em seguida para as células glanglionares . nesta cria-se um potencial de ação que se propaga atraves de suas ramificações que constituem o nervo óptico . o sinal elétrico é transmitido atraves do nervo óptico ao celebro , onde o estimulo é interpretado .
Os defeitos visuais estão relacionados aos problemas de focalização , esto é , o olho não consegui produzir imagens nítidas . é comum observar que pessoas aproximam ou afastam objetos para consiguir enxergalos .
Um olho normal pode focalizar nitidamente objetos localizados a distancia que vãodesde o infinito ate aproximadamente 15 cm a sua frente , isso é resultado da ação conjunta do cristalino e do músculo ciliar . esse processo de arranjo desses componentes do olho é chamado de acomodação visual . a posição do ponto próximo de um olho depende de quanto pode variar a curvatura do cristalino mediante a acomodação . a idade de uma pessoa tem influencia direta na variação da acomodação do olho , e o ponto próximo se afasta a medida que a pessoa envelhece , isso é denominado plesbiopia . essa ela não é considerado um defeito da visão , pois acontece quase da mesma forma em todos os olhos normais e isso é corrigido com uma lente convergente , que deve ser bifocal : a parte inferior da lente é usado para ver objetos próximos e a parte superiro para ver objetos distantes . 
Vários defeitos de visão devem-se a desasmonia entre o sistema óptico e seu comprimento axial . o olho normal , tambem chamado de emetrope , quando esta em repouso forma na retina a imagem de objetos situados no infinito . já o olho defeitoso , chamado de ametropí é aquele cujo o ponto não esta situado no infinito e a imagem não é formada na retina , são dois tipos :
- miopia : esta é a dificuldade de enxergar objetos distantes . neste caso as imagens são focalizadas na parte anterior a retina ou , seja na frente da retina . para pessoas com esse defeito , os objetos mais afastados não estão situados no infinito . 
- hipermetropia : é a difuldade de enxergar objetos próximos , neste caso as imagens são focalizadas posteriormente ,ou seja atrás da retina . 
Os dois defeitos estão relacionados a convergência de feixes de raios paralelos . quando esta convergência é demasiadamente grande , a imagem se forma antis da retina (miopia) , e quando a convergência é insuficiente a imagem se forma após a retina (hipermetropia).em ambos os defeitos o olho pode ter suas dimensões iguais de um olho normal . a correção das ametropias pode ser feita utilizando lentes divergentes ou convergentes .
Um olho míope necessita de lentes divergentes para ser corrigido , enquanto um olho hipermetrope necessita de lentes convergentes . 
O astigmatismo é um defeito da visão que consite na perda de focalização em determinadas direções . acontece quando o cristalino tem forma irregular ou a córnea tem forma ou a curvatura irregular . a perda de esfericidade da córnea faz com que o raio de curvatura de sua superfície não seja o mesmo em todos os meridianos , nesse caso as imagens são distorcidas ou borradas na retina e se formam em diferentes posições . esse defeito é corrigido com lentes cilíndricas . 
Doenças graves :
Catarata e glaucoma .

Continue navegando