Buscar

Conceitos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0001_SM_201702333957 V.1 
	Aluno(a): ANTONIA MANUELE MELO DE SANTIAGO
	Matrícula: 201702333957
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 24/04/2017 21:02:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703094756)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O que diferencia a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política?
		
	
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Ciência Política estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Sociologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	Não se diferenciam. Antropologia, Sociologia e Ciência Política privilegiam igualmente os aspectos culturais da sociedade, o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais e aspectos relativos ao poder.
	
	A Sociologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades. A Antropologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	A Ciência Política privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Antropologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703148494)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entende-se por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Embora alguns especialistas considerem este leque mais amplo, essa é a designação usualmente mais aceita. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade e, embora tratem fenômenos muito semelhantes, são norteadas por conceitos distintos. Nesse contexto, identifique o(s) conceito(s) que é(são) abordado(s) pela Sociologia.
		
	 
	Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
	 
	Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
	 
	Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
	 
	Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
	 
	Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703023646)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que completa corretamente o conceito de conhecimento científico. O conhecimento científico se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são .........................., baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de .........................., chegando, por isso, a conclusões .......................... e ........................... Ele se constitui a partir do estabelecimento de .......................... rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo.
		
	
	sistemáticas, métodos, específicas, objetivas, caracteres subjetivos
	 
	sistemáticas, experiências, gerais, objetivas, métodos
	
	assistemáticas, caráter subjetivo, específicas, objetivas, métodos
	
	críticas, experiências, gerais, subjetivas, métodos
	
	assistemáticas, caráter objetivo, gerais, objetivas, processos
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703063858)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nossas vivências pessoais estão em estreita conexão com as experiências de outros tantos indivíduos; isto porque nascemos e vivemos em sociedade, Entretanto, diferente de formigas, abelhas e outros animais em que tal processo é reduzido ao mais ínfimo pormenor por instintos hereditários rígidos, a relação indivíduo e sociedade depende de um aprendizado ao qual chamamos socialização. (MELLO, p. 24, grifos da autora). Marque o item CORRETO no que se refere ao processo de socialização:
		
	 
	Na medida em que vamos crescendo e tomamos consciência de nós e dos outros, interagimos com um mundo que já existia antes de nós, e aqueles instintos, tão necessários nos primeiros anos de nossa vida, vão sendo moldados em função das exigências culturais presentes no interior de nossas sociedades.
	
	É a possibilidade de vivermos em total isolamento, uma vez que há como nos tornarmos seres humanos interagindo tão-somente com outros animais.
	
	Quando nascemos somos apenas um corpo biológico equipado de uma complexa e diversa capacidade de instintos necessários à nossa sobrevivência.
	
	É a adoção de padrões de comportamento, normas, regras e valores do nosso mundo social. Eles começam na infância e prosseguem até a meia idade.
	
	Amala e Kamala, as meninas lobo, são exemplo de que podemos nos tornar humanos apenas no convívio com animais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702380023)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.

Outros materiais