Buscar

Aula de mercado financeiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II - 
Profª Silvia Campos Lopes
Princípios da Remuneração Estratégica 
1
Unidade 3
3. Princípios da Remuneração Estratégica. 
3.3. Plano de bonificação anual e distribuição de lucros;
3.4. Plano baseado em distribuição e compra de ações;
É uma variante da remuneração variável, mas a contrapartida ao desempenho do empregado é anual. Através de critérios estabelecidos pela organização, como aumento nos lucros, na produtividade, na qualidade do produto e nos clientes entre outros, estabelece o grau de participação do empregado para o alcance dos objetivos da empresa.
Plano de Bonificação Anual: 
 Este tipo de remuneração anual foi estabelecido no Brasil a partir de 1946, pela Constituição Federal, e define que a empresa distribua parte do seu lucro aos seus empregados. É uma imposição legal e remunera coletivamente, não criando diferenciais individuais.
Plano de Distribuição de Lucros
implica em separar um percentual dos ganhos e compartilhar com os colaboradores. 
Art. 1o Esta Lei regula a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa como instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade, nos termos do art. 7o, inciso XI, da Constituição.
Critérios e Condições:
I - índices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa;
II - programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente.
Plano de Distribuição de Lucros
É uma variação da bonificação anual, substituindo o valor em dinheiro por ações da organização. Neste modelo, as ações são doadas aos empregados em uma proporção direta ao seu desempenho e aos resultados obtidos com esta participação do indivíduo pela organização.
 Plano Baseado em Distribuição de Ações: 
É uma variação da distribuição de ações;
 Segundo o desempenho do indivíduo e sua participação no sucesso da empresa, há a oferta, a preços subsidiados, de suas ações aos empregados;
 Cabe ressaltar que tanto a distribuição de ações como a opção de compra não são modelos muito observados nas empresas brasileiras;
 Naturalmente não são muito apreciados pelos indivíduos ocupantes de cargos mais baixos na hierarquia organizacional que têm preferência por remunerações mais imediatas e por valores monetários expressos em sua remuneração.
Plano Baseado em Opção de Compra de Ações:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais