Buscar

CENÁRIOS E TENDÊNCIAS canal especial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
	ZONAS DE TENSÃO, CONFLITOS E EPISÓDIOS IMPORTANTES

1
2

2
3

3
4
níquel

5
“Fidel renuncia após 49 anos e abre caminho para irmão” (G1,19/fevereiro/2008)
“Chávez diz que renúncia de Fidel é prova de 'desprendimento‘”( bbcbrasil, 20/fevereiro/2008) 
“Primeira mudança real no poder em Cuba desde 1959” Miami Herald
“Fidel Castro: o revolucionário que se apaga”
Iafrica.com
“Fidel Castro, líder de Cuba, se aposenta”
The New York Times
“Fidel Castro renuncia ao cargo de presidente cubano após quase meio século no poder” Belfast Telegraph

5
6

6
7

7
8

8
9

9
10
“Raúl Castro leva Cuba gentilmente para as reformas”
Medidas do presidente cubano parecem aproximar socialismo cubano aos moldes da China e do Vietnã.
Nas últimas oito semanas, ele anunciou a abertura do acesso aos telefones celulares, levantou o embargo que proibia que cubanos se hospedassem em hotéis para turistas e garantiu aos agricultores o direito de cultivar terras ociosas.  
The New York Times 

10
11
Cuba anuncia regras para abertura de empresas e demissões
Governo aplicará imposto de 25% a 50% sobre rendimentos de negócios.
Regras fazem parte do plano para cortar 500 mil empregos estatais.
G1, 25 de outubro de 2010

11
12
Cuba precisa de reformas para EUA abrandarem posição, diz Obama
Os Estados Unidos estão prontos para mudar sua política com relação a Cuba, mas ainda não viram medidas da parte de Havana que justifiquem a suspensão do embargo econômico vigente há cinco décadas, disse o presidente americano, Barack Obama.
Estadão, 28 de setembro de 2011

13
Cuba vai acabar com autorização prévia para viagens ao exterior
Aguardada reforma migratória começa a vigorar em 14 de janeiro de 2013.
Passaporte será necessário; exigência do visto dependerá do destino.
O Globo, 16 de outubro de 2012

14
Blogueira cubana Yoani Sánchez é libertada após 30 horas de detenção
A blogueira cubana Yoani Sánchez e seu marido, Reinaldo Escobar, foram libertados na sexta-feira após 30 horas de detenção. O casal foi detido em Bayamo, leste do país, quando tentava acompanhar o julgamento do político espanhol Ángel Carromero , acusado de homicídio doloso no acidente que matou o opositor Oswaldo Payá .
IG, 6 de outubro de 2012

15
Dilma se recusa a criticar Cuba por direitos humanos
A presidente Dilma Rousseff recusou-se nesta terça-feira a criticar Cuba por sua política de direitos humanos e destacou que abordaria o tema com o colega cubano, Raúl Castro, de uma "perspectiva multilateral".
"Que atire a primeira pedra quem não tiver telhado de vidro. Nós temos no Brasil. Sendo assim, concordo em falar de direitos humanos de uma perspectiva multilateral", disse Dilma à imprensa no Palácio da Revolução, antes de se reunir com Castro.
AFP, 1° de fevereiro de 2012

16
Porto cubano revive com investimento brasileiro
Uma parceria entre Brasil e Cuba pretende transformar o Porto de Mariel, a 40 km de Havana, em um dos maiores da América Latina. A presidente Dilma Rousseff visita nesta terça-feira o local, que deve se tornar o principal símbolo do recente processo de abertura econômica da ilha. Trata-se da maior obra em Cuba desde que, em 1959, Fidel Castro liderou a Revolução que o levou ao poder e instaurou o socialismo no país.
AFP, 31 de janeiro de 2012

17

17
18
Farc anunciam libertação dos últimos reféns em seu poder
As Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo que vão libertar os últimos reféns que estão sob seu poder há anos. O grupo diz ainda que vai abandonar a prática de sequestros.
 Em seu site, as Farc dizem que vão libertar dez “prisioneiros de guerra”, policiais e militares, além de afirmar que estes são os últimos reféns. 
O governo colombiano, entretanto, afirma que o grupo rebelde detém pelo menos 12 pessoas.
O Globo, 26 de fevereiro de 2012

18
19

19
20

20
21
Farc falam pela 1ª vez de possível desarmamento
As Farc afirmaram nesta sexta-feira que o marco jurídico para a paz estudado pelo Congresso colombiano pode abrir caminho para a reconciliação e pela primeira vez mencionaram a possibilidade de um desarmamento e desmobilização de seus homens.
'Para os inimigos do povo, que sempre acharam que a guerrilha nunca se submeteria à entrega das armas e à desmobilização, esta é a oportunidade para dizer-lhes que com o 'marco jurídico para a paz', vemos uma janela aberta para que isso ocorra', assinala um comunicado divulgado pelo portal 'Café Stéreo'.
Veja, 1° de junho de 2012

22
Ignorados pelo governo Uribe, neoparamilitares ampliam domínio territorial e aterrorizam a Colômbia
Eles surgiram no final dos anos 1960, com a justificativa do combate às FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Em 1997, os paramilitares se agruparam em torno das AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), cujo objetivo permanecia sendo a extinção da guerrilha. 
Opera mundi, 10 de abril de 2011

22
23
Chefes das Farc prometem ser sensatos em diálogo de paz
'Seremos sérios e pragmáticos. Vamos propor coisas sensatas. Aspiramos apenas coisas que a oligarquia está disposta a conceder', diz comunicado divulgado pelas Farc. 
Os chefes da organização assinalam que os diálogos, que serão iniciados em 8 de outubro, na cidade de Oslo, servirão para discutir pontos como o Plano Nacional de Desenvolvimento, lei de vítimas e restituição de terras, marco legal da paz e um projeto de lei de desenvolvimento rural.
Exame, 22 de setembro de 2012

23
24

24
25
1 A Colômbia, país que sediou a Cúpula das Américas em 2012, permanece em guerra civil, e o Estado vai sendo derrotado pelo conluio entre narcotraficantes, milícias e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARCs, cada vez mais poderosas.
2 O montante de recursos movimentado pelo tráfico de drogas ilícitas em escala global faz dessa atividade um dos principais sustentáculos do crime organizado mundial e cria um poder econômico difícil de ser enfrentado por muitos Estados nacionais.

25
26
Além do narcotráfico, México teme agora os paramilitares
Eles se autointitularam os Mata Zetas e dizem ser o "braço armado do povo". Para alguns, no entanto, eles representam a chegada ao México de um temido fantasma: os paramilitares.
BBC, 7 de outubro de 2011

27

28
71,5% dos municípios mexicanos são controlados por cartéis, diz ONU
Pelo menos 71,5% dos 2.435 municípios mexicanos estão "sob o controle" de cartéis, afirmou nesta terça-feira (03/01) Edgardo Buscaglia, especialista em segurança, assessor da ONU (Organização das Nações Unidas) e presidente do Itam (Instituto Autônomo do México).
Desde que Felipe Calderón assumiu a Presidência, em dezembro de 2006, as Forças Armadas passaram a atuar no combate ao narcotráfico, iniciando uma guerra interna que gerou uma onda violência no México.
Opera Mundi, 3 de janeiro de 2012

29
Polícia encontra 14 corpo mutilados em supermercado
Junho 2012
Acapulco tem novo dia de violência, com 10 assassinatos
Junho 2012
Polícia encontra 14 corpos esquartejados no nordeste do México
Junho 2012

30
Corpo do chefe do cartel Los Zetas é roubado no México
O corpo do chefe do cartel Los Zetas, Heriberto "El Lazca" Lazcano, foi roubado de uma funerária mexicana por homens armados que invadiram o local pouco depois de peritos terem recolhido digitais na última madrugada. A notícia do sumiço do corpo só foi divulgada nesta terça-feira, depois de a Marinha mexicana ter confirmado a morte do criminoso, que foi executado durante um confronto no domingo.
O Globo, 10 de outubro de 2012

31
Submarino do tráfico é apreendido no México
Quatro tripulantes foram detidos pela Marinha. Submarino era usado para traficar drogas e levava 5 toneladas de cocaína.
G1, julho de 2008

32
Presidente eleito do México pede mais laços comerciais com Brasil
O presidente
eleito do México, Enrique Peña Nieto, pediu nesta quarta-feira o aumento do comércio com o Brasil e a busca de uma "complementaridade" entre as duas principais economias da região, deixando para trás a rivalidade e a competição, ao se reunir com líderes empresariais em São Paulo.
AFP, 19 de setembro de 2012

33
“Novo presidente do México tomou posse”
EFE, 1° dezembro de 2012

34

34
35
Religioso Fernando Lugo é eleito novo presidente do Paraguai
Abril de 2008

35
36
Presidente paraguaio sofre impeachment com a esmagadora maioria dos votos
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sofreu impeachment do Senado. Por 39 votos a 4, os senadores decidiram nesta sexta-feira cassar o mandato de Lugo, que estava no poder desde 15 de agosto de 2008. De acordo com a Constituição paraguaia, o vice Federico Franco assumirá o cargo. O processo "relâmpago" de impeachment contra Lugo durou menos de 48 horas
Band, 22 de junho de 2012

37
Federico Franco assume presidência e pede união no Paraguai
Federico Franco assumiu a presidência do Paraguai nesta sexta-feira em uma cerimônia no Parlamento após o impeachment de Fernando Lugo. "A única maneira de levar adiante (o país) é que o Paraguai seja construído entre todos os setores", discursou na posse como mandatário.
Isto é, 22 de junho de 2012

37
38
Lugo comemora aprovação de tratado por congresso brasileiro
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, comemorou a aprovação na Câmara dos Deputados dos acordos assinados em 2009 com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, entre outros, aumentam o preço que o Brasil paga pela energia não utilizada pelo Paraguai da hidrelétrica de Itaipu.
EFE, 7 de abril de 2011 

38
39
Sem-terra paraguaios pedem ajuda da ONU para solucionar conflito
Contrariados com a política agrária do governo de Fernando Lugo, trabalhadores rurais paraguaios conhecidos como "carperos" (em espanhol, significa pessoas que vivem em carpas ou barracas) ingressaram esta semana com uma denúncia na Corte Internacional da ONU solicitando intervenção para resolver a questão agrária paraguaia. 
O Globo, 1° de fevereiro de 2012

40
Presidente paraguaio promete lutar contra impeachment 
Sessão que definirá o veredicto sobre a situação do presidente ocorre nesta sexta 
 A justificativa para o impeachment foi o “fraco desempenho de suas funções”, em razão da desastrada ação das forças de segurança na remoção de sem-terra de uma fazenda privada, no fértil Nordeste do país, na sexta-feira. Pelo menos seis policiais e 11 sem-terra foram mortos nos confrontos em Curuguaty, 250 quilômetros a Nordeste da capital, Assunção. 
Jornal do Comércio, 21 de junho de 2012

41
Onde é perigoso ser brasileiro
Com tiros e invasões, sem-terra paraguaios querem
expulsar meio milhão de brasiguaios. Se o êxodo ocorrer, será a maior tragédia humana da história do Brasil.
Veja, 10 de dezembro de 2008

41
42
5 O tratado de Itaipu original foi assinado por Brasil e Paraguai nos anos 70 quando os dois países viviam períodos autoritários, e determinava que a hidrelétrica construída seria binacional.
	
6 Durante a campanha presidencial o atual mandatário paraguaio, Fernando Lugo, prometeu rever as clausulas do tratado mas não conseguiu avançar pela oposição veemente do ex-presidente Lula. Só agora no governo Dilma Rousseff isso foi possível.
 
7 Para os defensores da revisão do tratado esta seria mais uma ação para intensificar a integração dos países da América do Sul e apostar no fortalecimento do MERCOSUL, que em 2011 completa 50 anos de existência.

43

43
44

44
45

45
46

46
47
Chávez: Obama seria morto se rompesse com "imperialismo"
Presidente venezuelano comparou essa possibilidade à morte de Kennedy nos anos 60.
AFP, 3 de maio de 2010

47
48

48
49

49
50
Bancos da Venezuela financiam a produção rural sob pena de interdição
Durante as gravações do programa Alô Presidente, realizado na Unidade de Propriedade Social (UPS) General Ezequiel Zamora, no Estado de Barinas, o presidente venezuelano Hugo Chávez advertiu à banca daquele país para o cumprimento da concessão de créditos agropecuários, com o objetivo de que seja cumprido a segunda fase do Plano Nacional Simón Bolívar, que prevê o financiamento da atividade rural para o desenvolvimento integral da produção no país. 
Estadão, 31 de janeiro de 2012

50
51
Chávez diz que respeitará votação na Venezuela se perder
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira que se um candidato da oposição vencer as eleições presidenciais deste ano, ele será o primeiro a reconhecer a vitória do rival e entregar o Os críticos mais extremos do líder socialista sugerem que Chávez pode não aceitar os resultados se for derrotado nas urnas em 7 de outubro.
Correio do Brasil, 14 de janeiro de 2012

51
52

52
53
EUA podem ter induzido câncer em líderes sul-americanos, diz Chávez
'Não seria estranho se tivessem desenvolvido uma tecnologia', disse.
Chávez achou 'estranho' o fato de 5 líderes da região terem a doença
Chávez costuma acusar o governo dos Estados Unidos, com o qual mantém relações diplomáticas tensas, de estar por trás de supostos planos para tirá-lo do poder após as eleições presidenciais de outubro de 2012, nas quais disputará o terceiro mandato.
G1, 28 de dezembro de 2011

53
54
Líderes latino-americanos parabenizam Chávez por reeleição na Venezuela
Presidentes de Cuba, Equador, Bolívia e Argentina enviaram mensagens de apoio ao presidente venezuelano
IG, 8 de outubro de 2012

54
55
Doente em Cuba, Chávez falta à festa da própria posse
Reuters, 10 de janeiro de 2013

55
56

56
57

58
Morte de Kirchner muda cenário político na Argentina 
A delicada saúde do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, marido da presidente Cristina Kirchner, era já motivo de alerta dos especialistas. Considerado o real poder no governo da mulher, Néstor sofreu um ataque cardíaco, por volta das 9h30 (horário de Brasília), na cidade natal dele, El Calafate, e veio a falecer num hospital local.
Estadão, 27 de outubro de 2010

59

60
Jorge Videla e o general Luciano Benjamín Menéndez
Reynaldo Bignone 
Alfredo Astiz
“Anjo Loiro”

60
61

61
62
Londres afirma que missão de William nas Malvinas é "rotina“
O secretário de Defesa da Grã-Bretanha, Philip Hammond, tentou reduzir nesta sexta-feira a tensão com a Argentina ao afirmar que a missão do príncipe William nas ilhas Malvinas (Falklands para os ingleses) é apenas uma "rotina" para um piloto da Royal Air Force.
JB.com, 3 de fevereiro de 2012

63
Após anúncio de nacionalização, Argentina debate valor da YPF
Poucas horas após o anúncio da presidente Cristina Kirchner sobre a nacionalização da petrolífera Repsol-YPF, a discussão entre governistas, opositores, empresários e consultores energéticos é sobre quanto vale a empresa.
BBC, 19 de abril de 2012

64

65
Argentina aumenta restrição à compra de dólares.
Os números da economia desde o início do ano são desanimadores. O país deverá crescer 3,5%, menos da metade de 2011. Houve queda de produção em áreas importantes como a indústria de automóveis e a construção. 
Folha, 3 de junho de 2012

66
Nova Lei de Meios da Argentina motiva guerra de vídeos entre governo e Clarín e esquenta clima político.
No dia 22 de setembro, após o primeiro tempo das partidas do campeonato nacional transmitidas pela TV pública, o governo argentino levou ao ar um aviso de mais de quatro minutos para alertar a população sobre a data limite para que entre em vigor um dos principais artigos da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, aprovada em 2009.
AFP, 3 de dezembro de 2012

67

68

68
69

69
70

70
71
David Ben-Gurion

71
72

72
73

73
74
Liga Árabe é uma organização
de estados árabes fundada em 1945
Liga Árabe apoia negociações indiretas entre israelenses e palestinos
O comitê de acompanhamento da Liga Árabe sobre o conflito entre israelenses e palestinos reiterou neste sábado seu apoio à realização de negociações indiretas entre as duas partes, ainda que tenha afirmado duvidar da "seriedade" do Estado hebreu na busca pela paz, segundo um comunicado.
AFP, 1 de maio de 2010

74
75
OSWALDO ARANHA

75
76

76
77
Golda Meir
Anwar Sadat 

77
78

78
79
Yasser Arafat morre aos 75 anos na França 
Folha, 11 de novembro de 2004

79
80
Palestinos vão pedir novamente a elevação de status na ONU
A iniciativa poderia fortalecer a reivindicação palestina de um Estado, num momento em que as conversações de paz com Israel estão estancadas. 
Uma maioria simples na Assembleia-Geral da ONU - formada por 193 países - seria suficiente para conferir aos palestinos o status de observador não-membro, contornando assim o Conselho de Segurança da organização, no qual os Estados Unidos, aliados de Israel, têm poder de veto
BBC, 4 de agosto de 2012

81

82
PRES. MAHMOUD ABBAS 
PRIMEIRO-MINISTRO
SALAM FAYYAD

82
83

84
Banco da Palestina / Ramallah

85
LÍDER HAMAS Khaled Meshaal

85
86
AHMED YASSIN
SARUMAN ( ISTARI) 

86
87

87
88
Em junho de 2007, a Autoridade Nacional Palestina se dividiu, após um ano de confrontos internos violentos entre os partidos Hamas e Fatah que deixaram centenas de mortos. A Faixa de Gaza passou a ser controlada pelo Hamas, partido sunita do Movimento de Resistência Islâmica, e a Cisjordânia se manteve sob o governo do Fatah, do presidente Mahmoud Abbas.

89
Egito: Fatah e Hamas chegam a novo acordo para reconciliação
As facções palestinas Fatah e Hamas chegaram neste domingo a um novo acordo no Cairo, patrocinado pelo Egito, que estipula o início dos trabalhos da Comissão Eleitoral na Faixa de Gaza para desbloquear o processo de reconciliação. 
Terra, 20 de maio de 2012

90
Dilma defende adesão palestina à ONU em discurso inaugural
Para a presidenta, o reconhecimento de um Estado palestino na organização ajudará na obtenção da 'paz no Oriente Médio‘
JB online, 21 de setembro de 2011

91

91
92

92
93
Terceira Intifada palestina é proposta no Facebook
Facebook vem monitorando pagina em árabe que convoca o povo para uma Terceira Intifada, uma terceira revolução contra Israel. O Jerusalem Post soube que pedido de Israel para que seja suspensa não foi atendido. Sob o titulo de “A Terceira Intifada Palestina!”, propõe marcha supostamente pacifica de países vizinhos para dentro de Israel. Cerca de 350 mil seguidores da página já deram sua aprovação.
Ultimo Segundo, 29 ne abril de 2011

93
94

94
95
Grafite na muralha, em Belém

95
96

96
97
Netanyahu ressalta sua "determinação" de manter a segurança em Israel
 O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira que seu país atuará com "determinação" e "vontade de ferro" para manter a segurança em Israel, horas depois do primeiro atentado a bomba em Jerusalém desde 2004. 
TERRA, 23 de março de 2011 

97
98
EUA: novos assentamentos judeus são 'profundamente preocupantes'
Os Estados Unidos destacaram nesta segunda-feira que a decisão de Israel de construir quase 300 novas residências na Cisjordânia ocupada é "profundamente preocupante" e contraria os esforços para a retomada das conversações de paz com os palestinos.
AFP, 16 de agosto de 2011

98
99
Palestina: a próxima reviravolta no Oriente Médio
 Ao analisarmos a geopolítica do Oriente Médio, qual deveria ser o foco principal? Há pouco consenso na resposta, mas ainda assim esta é a questão-chave. O governo israelense tenta, constantemente e de modo diligente, fazer com que o foco seja o Irã. A maior parte dos observadores vê neste esforço uma tentativa de desviar atenções de sua falta de vontade em buscar negociações sérias com a Palestina.
Opera Mundi, 11 de setembro de 2012

99
100
Bashar Al-Assad
Mahmud Ahmadinejad

100
101
Ayman al-Zawahiri

101
102

102
103
“Jogador finca bandeira da Palestina no centro do gramado durante partida” 
Globo, 5 de fevereiro de 2009

103
104
ATAQUE AÉREO DE ISRAEL MATA TERRORISTA AHMED JABARI, O CHEFE MILITAR DO HAMAS, DANDO INÍCIO À "OPERAÇÃO PILAR DE DEFESA“
AFP, 14 de novembro de 2012

104
105

105
106
Sucesso do Domo de Ferro influencia a indústria militar de Israel
 O sistema antimísseis, que interceptou pelo menos 85% dos projéteis disparados da Faixa de Gaza, se tornou a vedete da indústria armamentista do país e aumentou ainda mais a fama das empresas israelenses, líderes em tecnologia militar e que fabricam desde sistemas de radar, mecanismos de guerra eletrônicas, a satélites e aviões robôs.
O Globo, 3 de dezembro de 2012

106
107
ONU aprova Palestina como Estado observador
A Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução para tornar a Palestina membro observador das Nações Unidas com 138 votos a favor (entre os quais o do Brasil), nove contra e 41 abstenções. A votação, que contou com uma abstenção histórica da Alemanha, é uma pesada derrota para Israel e os EUA.
EFE, 29 de novembro de 2012

107
108
PAÍSES QUE DISSERAM NÃO A PALESTINA
 EUA
 ISRAEL
 CANADÁ
 REP. TCHECA
 PANAMÁ
 NAURU
 PALAU
 MICRONÉSIA
 ILHAS MARSHALL

108
109
Israel bloqueia impostos em represália a palestinos
O ministro das Finanças, Yuval Steinitz, anunciou o bloqueio de 460 milhões de shekels (cerca de 92 milhões de euros), que deveriam ser transferidos no início de dezembro. "Dissemos desde o início que a melhoria do status da Palestina na ONU não ocorreria sem uma reação de Israel", disse Steinitz.
Terra, 2 de dezembro de 2012

109
110

110
111

111
112

112
113

113
114

114
115
Bandeira do Taliban

115
116

116
117

117
118

119
Menina blogueira baleada pelo Talebã recebe novas ameaças no Paquistão
A menina Malala Yousafzai, de 14 anos, que mantém campanhas pelo direito à educação de garotas e foi baleada na cabeça por militantes do Talebã na terça-feira, voltou a receber ameaças e, segundo o grupo, não será poupada caso sobreviva.
BBC Brasil, 10 de outubro de 2012

120
Reino Unido deve anunciar retorno de parte das tropas no Afeganistão em 2013
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, deve anunciar nesta quarta-feira a retirada de 4 mil soldados do Afeganistão, número equivalente à metade do contingente que atualmente serve na província de Helmand, no sudoeste do país.
BBC, 19 de dezembro de 2012

120
121

121
122

123

123
124
Nouri Al-Maliki é o atual Primeiro-ministro do Iraque

124
125
Imagem criada a partir de fotografias de soldados norte-americanos mortos na Guerra do Iraque.

126
Obama anuncia fim da Guerra do Iraque, 
nove anos depois da invasão
Invasão americana no Iraque foi uma das mais controversas da história do país
EFE, 14 de dezembro de 2011

126
127
Nobel da Paz diz que Blair e Bush deveriam ser julgados em Haia pela Guerra no Iraque
Arcebispo Desmond Tutu se recusou a participar de conferência sobre liderança ao lado do ex-premiê britânico
Opera Mundi, 2 de setembro de 2012

128

128
129

	8 No Iraque, os EUA derrubaram Saddam Hussein com relativa facilidade, mas encontraram forte resistência posterior, gerando inúmeras baixas, má repercussão internacional e crescente insatisfação da própria opinião pública norte-americana.
	
	9 Afeganistão tornou-se alvo da ação dos EUA desde os atentados de 2001, sob a acusação de que esse país asiático servia de abrigo para terroristas.
130

130
131

131
132

132
133
Torre Azadi, na praça Azadi, em Teerã.
Foi construída nos anos 70 pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi, em comemoração aos 2500 anos do Império Persa.

133
134

134
135

135
136

136
137
Irã anuncia manobras antiaéreas para proteger instalações nucleares
O Irã executará nas próximas semanas um exercício de defesa antiaérea em grande escala, anunciou o comandante das forças antiaéreas da Guarda Revolucionária, general Farzad Esmaili.
Terra, 3 de setembro de 2012

138

138
139

139
140

140
141

142
Iranianas comemoram seu gol na derrota por 2-1 para a Turquia. 

143
Irlandesa vira primeira mulher a surfar no Irã
Quando a irlandesa Easkey Britton subiu em sua prancha em uma praia do Irã todo o vilarejo local veio vê-la.
BBC Brasil, 10 de outubro de 2012

144
Sob ceticismo ocidental, Irã promove conferência sobre a Síria
16ª Conferência dos Países Não Alinhados, reunirá em Teerã representantes de 120 países-membros - além de observadores, como o Brasil.
O Globo, 23 de agosto de 2012

145
Em histórica visita ao Irã, líder egípcio pede fim de 'opressivo' regime sírio
Em histórica visita a Teerã, o presidente do Egito, Mohammed Morsi, afirmou nesta quinta-feira que o “opressivo regime” do líder da Síria, Bashar Al-Assad, perdeu legitimidade e que a comunidade internacional deve apoiar os rebeldes. A declaração foi feita durante uma conferência de 120 países no Irã, o principal aliado da Síria, na primeira visita de um presidente ao país desde a Revolução Islâmica de 1979.
IG, 30 de agosto de 2012

146

146
147

147
148

148
149

149
150

150
151
MAO TSÉ-TUNG

151
152
CHINA 

152
153
CHINA MODERNA
Deng Xiaoping 

153
154
CHINA MODERNA 
Zonas Econômicas Especiais 

154
155
CHINA MODERNA
“Programa das Quatro Modernizações” - indústria, agricultura, ciência e tecnologia e forças armadas.
China planeja aumentar seu poderio naval por todo o Oceano Pacífico
Estratégia visa ampliar influência militar do país para toda a Ásia.
Americanos se surpreenderam com o rápido crescimento militar chinês.
G1, 6 de maio de 2010

155
156
China anuncia aumento de 12,7% em gasto militar
A China aumentará o seu orçamento militar para 2011 em 12,7%, elevando o gasto para o equivalente a 601,1 bilhões de yuans (cerca de R$ 151 bilhões).
 A China vem ampliando sua capacidade militar e seus gastos com defesa nos últimos anos. O aumento do orçamento militar no ano passado foi de 7,5%, inferior às médias dos anos anteriores, que sempre ficavam acima de 10%.
BBC Brasil, 4 de março de 2011

157
CHINA MODERNA
Shenzhen

157
158

159

159
160
JIANG ZEMIN 

160
161
Hu Jintao

161
162
Expurgo de líder local expõe divisão dentro do Partido Comunista da China 
Estrela cadente. Bo Xilai, líder do PC na cidade de Chongqing, era um dos favoritos para assumir um posto no Comitê Permanente do Politburo, no fim do ano, mas foi subitamente afastado do cargo depois que um assessor pediu asilo no Consulado dos 
Estadão, 10 de julho de 2012

163
XI JINPING
PENG LIYUAN

164
LI KEQIANG
18° CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA 
NOVEMBRO / 2012

Corrupção ameaça Estado, diz líder chinês
De saída do cargo em um ano marcado por escândalos, Hu Jintao adverte líderes na abertura do Congresso do PC. 
Discurso do dirigente máximo enfatizou a necessidade de Marinha forte e foi conservador em relação à economia 
Folha, 14 de novembro de 2012
165

166
Cidades-fantasmas indicam bolha chinesa
O fenômeno de milhares de prédios novos e desabitados ocorre em várias regiões e alimenta o debate sobre o excesso de investimento imobiliário como causa de uma bolha prestes a fazer estragos na segunda economia do mundo. 
Folha, 21 de agosto de 2012

167

168
China: Greve numa fábrica de componentes de informática
Mais uma greve na China. As operárias de uma fábrica de componentes informáticos, fornecedora de empresas como a Apple, a HP e a Research in Motion, protestam contra mudança da unidade de produção para outra localidade. As grevistas queixam-se de não terem sido notificadas nem indemnizadas.
AFP, 2 de dezembro de 2011

169

170
Após China ordenar desculpas, atleta do badminton anuncia aposentadoria 
 Além de manchar o currículo de uma dupla que tinha como principal conquista o ouro olímpico em 2008, um dos maiores escândalos dos Jogos Olímpicos de Londres até aqui ainda faz estrago: a "entrega" do jogo das chinesas no badminton levou ao anúncio da aposentadoria de um dos membros da dupla, Yu Yang.
Jornal do Brasil, 2 de agosto de 2012

171
População envelhece e China revê controle de natalidade
Nos últimos dez anos, a população chinesa com idade igual ou superior a 60 anos aumentou 3,3%, englobando agora 13,3% de todos os habitantes do país asiático.
Veja, 18 de abril de 2011

172
China condena 4 a morte por distúrbios em Xinjiang.
A justiça da China condenou quatro pessoas a morte em consequência dos distúrbios de julho na região de Xinjiang, de maioria muçulmana, informou a imprensa estatal.
AFP, 15 de setembro de 2011

172
173

173
174

174
175

175
176

177
Dalai Lama renuncia a seu papel político para o Tibete
Líder budista é considerado líder rebelde pela China, que anexou território tibetano.
O dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, anunciou nesta quinta-feira (10) que pretende renunciar a seu papel político para deixar o posto a um novo dirigente "livremente eleito". O governo da China afirmou, no entanto, que a medida serve para enganar a comunidade internacional
R7, 10 de março de 2011

177
178

178
179

179
180
Hong Kong
Hong Kong: Protesto por um maior respeito à liberdade religiosa na China
Mais de cem católicos liderados pelo card. Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, manifestaram no último dia 29 de junho (festa dos santos apóstolos Pedro e Paulo) diante do Liaison Office, o prédio do governo central chinês no Território, contra o tratamento, definido inumano, que as autoridades chinesas aplicam ao clero. EFE, 1° de julho de 2011

180
181

181
182

182
183
“Jogo em Macau com novo recorde de receitas brutas em Janeiro”

183
184

184
185

185
186

186
187

187
188
Taiwan pede armas aos EUA para possível ataque chinês 
O presidente do Taiwan, Ma Ying-Jeou, e legisladores do país pediram nesta terça-feira aos Estados Unidos que forneçam equipamentos bélicos, incluindo aviões F-16 C/D e submarinos, para se defender de um possível ataque chinês, durante encontros com um ex-funcionário americano.
TERRA, 29 de março de 2011

188
189
Modernização de caças de Taiwan: embaixador dos EUA na China é convocado
O embaixador dos Estados Unidos na China, Gary Locke, foi convocado nesta quarta-feira ao Ministério chinês das Relações Exteriores, declarou um porta-voz da embaixada americana, após um anúncio de moedernização de caças F-16 da Força Aérea taiwanesa
AFP, 22 de setembro de 2011

190

191

192

193
DESAFIOS DO GIGANTE ASIÁTICO
 DESACELERAR SUAVEMENTE
 CRESCIMENTO HOJE DE 7 %
 INVESTIR MENOS E MELHOR
 OBRAS MAL PLANEJADAS E ESTRUTURAS OCIOSAS
 INCENTIVAR O CONSUMO
 CHINESES POPUPAM MUITO E COMPRAM POUCO
 LIDAR COM OS IDOSOS
 MÉDIA DE IDADE DE 35 ANOS HOJE
 COIBIR A CORRUPÇÃO
 ESCÂNDALOS NO INTERIOR DO PCC
 CONTROLAR A INSATISFAÇÃO
 CRESCIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES PÚBLICAS DE PROTESTO

194

195

196

197

198

199
ONU cobra de Obama fechamento da prisão de Guantánamo 
A alta-comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, cobrou nesta segunda-feira do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o fechamento da polêmica prisão de Guantánamo --localizada em uma base naval em território cubano.
Folha, 23 de janeiro de 2012

200
Suprema Corte dos EUA mantém reforma de saúde de Obama
Em grande vitória para presidente há quase quatro meses da eleição, corte aprova parte central que obriga americanos a comprar seguro de saúde. A sentença da corte permite que a lei continue com seu objetivo de cobrir mais de 30 milhões de americanos que não tem seguro-saúde atualmente.
IG, 28 de junho de 2012

201
Estados Unidos oficializam o fim da Guerra do Iraque
Os Estados Unidos oficializaram nesta quinta-feira o fim da Guerra do Iraque. Uma cerimônia perto de Bagdá, que contou com a presença do secretário de Defesa americano, Leon Panetta, marcou a retirada das tropas americanas após mais de oito anos de presença no país. Durante o evento, a bandeira americana foi abaixada, simbolizando o término da missão. 
Veja, 15 de dezembro de 2011

202
Obama e Karzai confirmam retirada dos EUA do Afeganistão em 2014
O presidente Barack Obama e seu homólogo afegão Hamid Karzai reafirmaram nesta sexta-feira em uma conversa por telefone o objetivo de retirar as forças internacionais do Afeganistão no fim de 2014, anunciou a Casa Branca.
Folha.com, 16 de março de 2012

203
Atirador ataca fiéis em templo religioso dos EUA
5 de Agosto de 2012
Atirador ataca cinema e mata 12 pessoas na estreia de "Batman" nos Estados Unidos
20 de Julho de 2012

204
“Ataque nos EUA deixa 28 mortos, incluindo 20 crianças em escola”
Terra, 14 de dezembro

205
Drones mortais de Obama viram polêmica nos EUA
Trabalhando junto com a CIA, as forças armadas americanas vêm usando seus drones para atacar supostos terroristas no Paquistão. Mas esses aviões-robôs também matam civis e, em alguns raros casos, até cidadãos americanos. Por isso, o uso desse tipo de arma é polêmico. A discussão pegou fogo nesta semana depois do vazamento de um memorando de Barack Obama sobre o assunto.
Exame, 8 de fevereiro de 2013

206

207
Indicado à CIA é pressionado sobre drones e técnicas de interrogatório
John Brennan, indicado do presidente dos EUA, Barack Obama, ao cargo de diretor da CIA, disse que nunca tentou impedir o uso do afogamento como técnica de interrogatório, algo considerado por alguns como tortura, ao enfrentar um duro questionamento do Congresso, na quinta-feira.
Reuters, 8 de fevereiro de 2013

208

209

209
210

211
Primavera Árabe: relatório aponta violência contra internautas
O ano de 2011 foi de uma "violência sem precedentes contra os internautas", cinco dos quais morreram e 200 foram presos, afirma o Repórteres Sem Fronteiras (RSF), em seu relatório de 2012 sobre os inimigos da internet divulgado nesta segunda-feira, Dia Mundial contra a Cibercensura.
Terra, 22 de março de 2012

212

213

214
Presidente da Tunísia deixa o país e primeiro-ministro assume governo
O presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, abandonou nesta sexta-feira, 14, a Tunísia devido ao aumento dos distúrbios, informou a rede de televisão Al-Jazeera. Funcionários do governo confirmaram a informação à agência de notícias AFP.
Estadão, 14 de janeiro de 2011
Mohammed Bouazizi 

Partido islâmico declara vitória em eleição na Tunísia
Reuters, 24 de outubro de 2011
215
Rachid Ghannouchi, líder do Ennahda, celebra vitória 

216
Salafistas atacam hotel na Tunísia por servir álcool
Dezenas de muçulmanos salafistas (ala ultra-conservadora) atacaram um hotel em Sidi Bouzid, berço da revolução da Tunísia, porque ele estava a servir álcool, disse o proprietário do hotel, esta Terça-feira (4). Acredita-se que tenha sido o primeiro ataque num hotel no país norte-africano, que depende fortemente do turismo.
Reuters, 5 de setembro de 2012

217
Morte de líder da oposição causa revolta na Tunísia 
Protestos populares levam primeiro-ministro a anunciar dissolução do governo e formação de um ministério de tecnocratas. Partido islâmico discorda da proposta.
EFE, 6 de fevereiro de 2013
Chokri Belaid

218

219

220

221
Praça Tahrir se torna símbolo de libertação contra Mubarak
A Praça Tahrir, que significa "libertação" em árabe e fica no centro do Cairo, transformou-se há nove dias no símbolo das manifestações contra o presidente egípcio Hosni Mubarak, apesar de seus acessos estarem ocupados por militares. 
Terra, 2 de fevereiro de 2011

222
Ex-presidente do Egito Hosni Mubarak é mantido vivo com ajuda de aparelhos
O ex-presidente do Egito Hosni Mubarak é mantido vivo em um hospital militar com a ajuda de aparelhos, informaram nesta quarta-feira fontes médicas, um dia após controversos relatos de que o ex-líder estaria morto.
BBC, 20 de junho de 2012

223
A tragédia de Port Said ocorreu no primeiro dia de fevereiro de 2012 após um jogo entre o Al-Masry e o Al-Ahly no Estádio de Port Said em Port Said, no nordeste do Egito. Pelo menos 79 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas depois de milhares de torcedores invadirem o campo após a vitória de Al-Masry por 3-1.

224
EGITO

 Irmandade Muçulmana diz ter consolidado avanço eleitoral no Egito
A Irmandade Muçulmana afirmou nesta quarta-feira que consolidou seu avanço no segundo turno das eleições legislativas egípcias, aumentando o abismo entre os fundamentalistas salafistas. O primeiro-ministro designado pediu a união do país para relançar a economia em crise.
AFP, 4 de dezembro de 2011
225

226
'Sou o presidente de todos os egípcios', diz líder eleito no Egito
Mohammed Mursi, da Irmandade Muçulmana, discursou na noite deste domingo como o primeiro presidente democraticamente eleito da história do Egito, prometendo ser "um presidente para todos os egípcios".
BBC Brasil, 24 de junho de 2012

227
Após superpoderes, Mursi é acusado de virar "novo faraó" do Egito
Os principais integrantes da oposição egípcia se uniram para protestar contra decretos que concederam "superpoderes" ao presidente egípcio, Mohamed Mursi, e limitaram o alcance das decisões do Judiciário do país.
Terra, 23 de novembro de 2012

228
PROPOSTA DA NOVA CONSTITUIÇÃO DO EGITO
 LEI ISLÂMICA
Os princípios constitucionais são guiados pela Sharia
 MULHERES
Não há sequer um artigo igualando os direitos das mulheres aos dos homens
 VALORES MORAIS
O Estado terá a função de defender “a verdadeira natureza da família egípcia”,
o que pode dar margem para a censura de livros, filmes e programas de TV.
 ESCRAVIDÃO LIBERADA
Por exigência dos salafistas, que defendem a prática de compra de mulheres, foi retirado o artigo que proibia o tráfico de pessoas
 INSULTOS CONTRA A RELIGIÃO
Atos de blasfêmia são proibidos
Fonte: Veja, 5 de dezembro de 2012

229
Oposição vê poder islâmico crescer no Egito
Em referendo polêmico, egípcios aprovam nova Carta Magna do país e devem ter novas eleições em dois meses.
BBC, 25 de dezembro de 2012

230

231
REI IDRIS
1951-69

232

233

234

235

236
Eleições na Líbia têm protestos e lágrimas de alegria
Eleitores se despedem de Kadhafi em primeira eleição livre em 60 anos. Em reduto rebelde, manifestantes queimaram cédulas de votação. 
Os líbios selecionam uma assembleia de 200 membros que vai eleger o primeiro-ministro e seu gabinete, antes de preparar o terreno para as eleições parlamentares do ano que vem, sob uma nova constituição.
G1, 7 de julho de 2012

237
Liberais ganham eleição legislativa na Líbia 
Resultados finais da primeira eleição na Líbia mostraram a aliança secular e liberal em primeiro lugar, na primeira votação livre do país em décadas. 
O resultado pode parecer um revés para islâmicos, que venceram eleições no Egito e na Tunísia, apesar de ainda terem chance de dividir o Legislativo.
IG, 17 de julho de 2012
Mahmoud Jibril

238
Embaixador dos EUA na Líbia morre em ataque a consulado em Benghazi
Outros 3 americanos morreram em protesto contra filme, diz governo líbio. Embaixada no Cairo também foi
alvo de protestos pelo mesmo motivo.
G1, 12 de setembro de 2012

239

240
A mulher chama-se Fatima. O jovem Zayed. São os protagonistas da imagem vencedora do World Press Photo de 2012. 

241
Presidente do Iêmen assina acordo com oposição para deixar o poder
Ali Abdullah Saleh deve ir a Nova York cuidar da saúde, diz chefe da ONU.
Apesar da transição, combates e protestos prosseguiam na capital, Sanaa
G1, 23 de novembro de 2011
Manifestante possuído pelo capiroto em Sanaa, “sai desse corpo!”, gritava a multidão.	

242
As manifestações contra o governo começaram na cidade de Deraa, no sul da Síria, em março de 2011, quando um grupo de pessoas se uniu para pedir a libertação de 14 estudantes de uma escola local.

243
Conflito na Síria já deixou mais de 60 mil mortos, diz ONU
Número foi divulgado pela ONU, citando 'exaustivo' estudo. Organização afirma que número de mortos é maior que o esperado.
O Globo, 2 de janeiro de 2013

244

245
Homs
Síria ameaça usar armas químicas contra intervenção estrangeira
A Síria admitiu pela primeira vez nesta segunda-feira que tem armas químicas e biológicas e afirmou que poderá usá-las em caso de intervenção estrangeira na violenta crise que se arrasta há 16 meses.
Terra, 23 de julho de 2012

246
Rebeldes sírios: Iranianos sequestrados são membros da Guarda Revolucionária
TV saudita divulga vídeo no qual insurgentes dizem que grupo sequestrado em Damasco pertence ao Exército de elite do Irã 
Terra, 5 de agosto de 2012

247
Tesouros da Síria estão sob a ameaça de virar pó

248
Julgue os itens seguintes, relativos aos recentes conflitos ocorridos na Síria.
10 A crise política da Síria é movida basicamente por questões religiosas, muito em virtude de a Síria ser o único país árabe cuja maioria da população é cristã. 
11 Ao contrário de outros países da região, a Síria é uma ditadura militar cujo governante-mor, Bashar Assad, foi o responsável pela introdução da sharia, a lei islâmica, razão pela qual foi instaurada a revolta das minorias religiosas do país. 
12 O governo de Bashar Assad, como o de seu pai, legitimava-se politicamente em uma ideologia de nacionalismo pan-árabe e de oposição a Israel.
13 Um dos aliados do governo sírio é a Rússia, grande fornecedora de armas para esse governo.

249

249
250

251
Hotel Al-Fatih
 
 
.
Tráfego em Cartum

251
252
George Clooney é preso em protesto na embaixada do Sudão nos EUA
Ator e diretor foi levado algemado acusado de invadir embaixada em Washington. Clooney tem denunciado a crise humanitária no país africano.
G1, 16 de março de 2012

252
253

254
Sudão e Sudão do Sul chegam a acordo sobre conflito por petróleo
 O Sudão e o Sudão do Sul chegaram a um acordo sobre o conflito por petróleo que causou intensos confrontos na zona fronteiriça de ambos países nos últimos meses, anunciou o mediador da disputa, o ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki.
Terra, 4 de agosto de 2012

255
Sudão do Sul é reconhecido como país independente pelas principais potências mundiais
AFP, 9 de julho de 2011

256
عمر حسن احمد البشير

256
257
Documento acusa presidente sudanês de desviar US$ 9 bi
O presidente sudanês, Omar al-Bashir, desviou US$ 9 bilhões dos recursos do petróleo do país e o dinheiro foi depositado em bancos britânicos, segundo um telegrama diplomático americano revelado neste sábado (18) pelo site WikiLeaks.
G1, 18 de dezembro de 2010

258
Campo de refugiados de Darfur no Chade

258
259
ÁFRICA / SOMÁLIA

259
260
maior rebanho do mundo

260
261
Muhammad Siad Barre (falecido em janeiro de 1995) foi o líder do estado da Somália de 1969 a 1991.

261
262
Um UH-60 Black Hawk sobrevoando Mogadíscio em 1993 durante a Batalha de Mogadíscio.

262
263
Bandeira do Conselho Supremo das Cortes Islâmicas.
Sheikh Sharif Sheikh Ahmed é o Presidente da Somália e o Comandante-Oficial do Conselho Supremo das Cortes Islâmicas (ICU). 

263
264
Alguns combatentes da Al Qaeda trocam o Paquistão pelo Iêmen e Somália
As autoridades americanas dizem que estão vendo as primeiras evidências de que dezenas de combatentes da Al Qaeda, e um pequeno punhado dos líderes do grupo terrorista, estão trocando seu refúgio principal, nas áreas tribais do Paquistão, pela Somália e o Iêmen.
New York Times, 12 de junho de 2009

264
265

265
266

266
267
Grupo islâmico somali diz ter executado espião francês
O grupo militante islâmico somali Al-Shabab disse ter executado o agente do serviço de inteligência francês Dennis Allex, que havia sido sequestrado pelo grupo em julho de 2009.
BBC, 17 de janeiro de 2013

267
268

269

270
País está dividido desde março de 2012, com norte dominado por islamitas.
França enviou tropas para ajudar governo a retomar território.

271
Aviação francesa ataca rebeldes islâmicos no Mali
Governo interino pediu ajuda à ONU para combater ofensiva de grupo armado. Guerrilheiros islâmicos, que dominam dois terços do território nacional, avançam em direção ao sul. Grupo ocupou cidade no centro do país e testemunhas denunciaram uma ‘carnificina’
Blog Noblat, 12 de janeiro 2013

272
No Mali, a guerra da França pelo urânio
Com o apoio do Conselho de Segurança da ONU, Forças Armadas da França tentam frear rebeldes na ex-colônia
Opera Mundi, 18 de janeiro de 2013

273

	O continente africano historicamente marcado por conflitos sangrentos vive hoje, mais uma vez, um período extremamente conturbado. Sobre os conflitos que grassam na África avalie:
	14 Ao norte do continente diversos países vêm vivendo movimentos populares e que em alguns casos resultaram na queda de governos, como no Egito e Turquia.
	15 Meses depois de eleições realizadas sob supervisão da Organizações das Nações Unidas (ONU) na Costa do Marfim, no oeste da África, violentos conflitos militares entre os grupos concorrentes acontecem no país pela tomada do poder efetivo.
274

	16 Se na década de 90, os conflitos violentos estavam centrados na África Subsaariana, a segunda década deste século começou com tensão para os países da África do Norte que eram apontados como estáveis, os favoritos com viabilidade para atingirem os objetivos de desenvolvimento do milênio.
	17 No Sudão os massacres na região de Darfur assustam o mundo, e por isso, o presidente Al-Bashir teve a sua prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional. Além dos horrores em Darfur o Sudão está no noticiário pois é palco do surgimento do mais novo país do mundo,o Sudão do Sul.
275


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais