Buscar

AULA 1

Prévia do material em texto

AULA 01
CASO CONCRETO 01
LETRA A 
Entende-se que sim, é possível conceber a hipótese de uma pessoa viver uma vida inteira sem necessidade de conhecer o direito das sucessões ou a maior parte do direito de família (casamento, regime de bens), ou até as partes mais significativas do direito das coisas mas, não é possível viver à margem daquela atividades do dia regidas pelo direito das obrigações.
LETRA B
Sim. O princípio da eticidade impõe a boa-fé objetiva, equidade e bons costumes às relações jurídicas. O princípio da socialidade prevê a obrigação como um processo, que nasce, transforma-se e estingue-se à partir de uma série de atos coordenados com a finalidade adimplemento.
O princípio da Eticidade é a valorização da ética e da boa-fé em todos os negócios jurídicos. Concretizada na lealdade dos participantes negociais. 
O princípio da socialidade deve ser interpretada de acordo com o contexto social. O contrato e a conduta humana devem ser interpretados de acordo com a realidade social. 
Existe também o princípio da operabilidade que é a possibilidade de maior compreensão simplificando sua interpretação e aplicação.
LETRA C
Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
SIM. 
Obrigação: Deve ser definida como vinculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. É o patrimônio do devedor que responde por suas obrigações. 
Responsabilidade é uma consequência do inadimplemento da obrigação/debito. Exemplo: multa de juros do cartão de credito é uma responsabilidade. A obrigação é o pagamento da fatura. Exemplo 2: o fiador tem responsabilidade e o locatário tem obrigações – pagar o aluguel. 
A obrigação está vinculada ao direito subjetivo, enquanto o Estado de sujeição vincula-se ao direito potestativo, no qual a parte apenas se submete ao exercício do direito do titular. 
Dever: é o caso das indenizações. Dever de indenizar. Está relacionada á obrigação.
Ônus: se caracteriza pela necessidade de se observer um determinado comportamento para obtenção de vantagem em proveito próprio, como levar a registro em cartório de títulos e documentos um contrato para que gere efeito em face de terceiros. É o gravame a ser cumprido pelo devedor. 
CASO CONCRETO 02
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
1.Obrigação alimentar decorrente de parentesco. -lei/ lei
2.Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. Lei/ o ato ílicito
3.Pagar uma recompensa. Lei/ negócio jurídico unilateral
4.Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. Lei/ contrato
5.Pagar uma nota promissória. Lei/título de crédito
Questão Objetiva
LETRA E

Continue navegando