Buscar

on line RESPONSABILBIDADE CIVIL

Prévia do material em texto

Conceituando Responsabilidade Civil como a situação de quem sofre consequência da violação de uma norma, ou como a obrigação que incumbe a alguém de reparar o prejuízo causado a outrem, pela sua atuação ou em virtude de danos provocados por pessoa ou coisas dele dependentes. Sendo assim, os elementos fundamentais da Responsabilidade Civil são:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Ato ilícito é a conduta necessária para termos o início da possibilidade da responsabilização jurídica de alguém que comete ato que violente o direito de outrem e ter violado o direito à incolumidade, nexo causal um dos pontos mais importantes da responsabilidade civil e dano é a conseqüência do ato ilícito.
	
	
	Ato ilícito é a conduta necessária para termos o início da possibilidade da responsabilização jurídica de alguém que comete ato que violente o direito de outrem de não ter violado o direito à incolumidade, nexo causal um dos pontos mais importantes da responsabilidade civil e dano é inconsequente do ato ilícito.
	
	
	Ato ilícito é a conduta necessária para termos o início da possibilidade da responsabilização jurídica de alguém que comete ato que violente o direito de outrem de não ter violado o direito à incolumidade, nexo causal um dos pontos mais importantes da responsabilidade civil e dano é a conseqüência do ato ilícito.
	
	
	Ato ilícito é a conduta necessária para termos o início da possibilidade da responsabilização jurídica de alguém que não comete ato que violente o direito de outrem de não ter violado o direito à incolumidade, nexo causal um dos pontos mais importantes da responsabilidade civil e dano é a conseqüência do ato ilícito.
	
	
	Ato ilícito é a conduta necessária para termos o início da possibilidade da responsabilização jurídica de alguém que comete ato que violente o direito de outrem de não ter violado o direito à incolumidade, nexo causal um dos pontos dispensáveis da responsabilidade civil e dano é a conseqüência do ato ilícito.
	
	
		2.
		Marque a alternativa correta:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Na responsabilidade civil, a culpa da vítima não impede que se concretize o nexo causal;
	
	
	É responsável pela reparação civil o empregador, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes compete, ou em razão dele, cuja responsabilidade é subjetiva;
	
	
	Na responsabilidade civil, a teoria do risco integral é adotada no dano ambiental, seguro obrigatório, danos nucleares e na responsabilidade objetiva do Estado;
	
	
	A responsabilidade dos pais em relação aos filhos é subjetiva, tendo que provar que houve negligência em relação aos cuidados necessários decorrente da guarda.
	
	
	Na responsabilidade civil, a culpa exclusiva da vítima impede inclusive a indenização decorrente do seguro obrigatório (DPVAT);
	
	
	
		3.
		(TRT /1ª REGIÃO/ 2013) - O motorista de um automóvel de passeio trafegava na contra-mão de direção de uma avenida quando colidiu com uma ambulância estadual que transitava na mão regular da via, em alta velocidade porque acionada a atender uma ocorrência. A responsabilidade civil do acidente deve ser imputada:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	ao civil que conduzia o veículo e invadiu a contramão, dando causa ao acidente, não havendo nexo de causalidade para ensejar a responsabilidade do Estado.
	
	
	ao Estado, uma vez que um veículo estadual (ambulância) estava envolvido no acidente, o que enseja a responsabilidade objetiva
	
	
	ao Estado, sob a modalidade subjetiva, devendo ser comprovada a culpa do motorista da ambulância.
	
	
	ao civil que conduzia o veículo, que responde sob a modalidade objetiva no que concerne aos danos apurados na viatura estadual
	
	
	tanto ao civil quanto ao Estado, sob a responsabilidade subjetiva, em razão de culpa concorrente.
	
	
		4.
		Quanto aos pressupostos da responsabilidade civil subjetiva é correto dizer:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	nexo causal e dano;
	
	
	dever de agir, dano e ilicitude;
	
	
	conduta culposa, nexo causal e dano;
	
	
	ato ilícito, culpa e nexo causal;
	
	
		5.
		I. A teoria do risco integral ¿ é a concepção mais radical da responsabilidade objetiva II. A teoria do risco criado ¿ é aquele adotada pelo art. 927, par. un., do Código Civil. III. A teoria do risco criado se fundamenta na obrigação de reparar o dano, em razão da atividade desenvolvida pelo ofensor, e geradora do fato danoso. IV. São hipóteses de aplicação legal da teoria do risco: art. 37, §6º da CR; artigos 12 a 14 do CDC; artigos ¿ 734, 936 e 937 do Código Civil. Marque a alternativa correta
		Quest.: 5
	
	
	
	
	semente três são verdadeiras
	
	
	c) Todas são verdadeiras
	
	
	Todas são falsas
	
	
	Somente duas são verdadeiras
	
	
		6.
		Ao analisar o nexo causal é CORRETO afirmar que: I- Mesmo diante dos casos de responsabilidade civil subjetiva e objetiva, caso esteja presente alguma excludente o dever de indenizar será afastado. II- A excludente de nexo causal não afastará o dever de indenizar nos casos em que se adota a teoria do risco integral. III- São excludentes de nexo causal: fato exclusivo da vítima, fato de terceiro, caso fortuito e força maior.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Somente a I e II estão corretas.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	
		7.
		A Lei n. 10.406 de 2002 (Código Civil), reconheceu formalmente a reparabilidade dos danos morais, embora a questão já estivesse pacificada pela Constituição Federal de 1988, fazendo-se a atualização legislativa obrigatória, marque a alternativa cujo texto retrata fiel e claramente esse reconhecimento no Código Civil de 2002.
		Quest.: 7
	
	
	
	
	É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.
	
	
	São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
	
	
	As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
	
	
		8.
		Fabíola, na tentativa de evitar um atropelamento realiza uma manobra arriscada e atinge um muro de uma casa causando graves prejuízos. Quanto a situação acima é correto afirmar:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Responderá pela reparação do dano, apesar de ter agido em legítima defesa;
	
	
	Não responderá pela reparação do dano, pois agiu em estado de necessidade;
	
	
	Praticou um ato ilícito e deverá reparar o dano;
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	Responderá pela reparação do dano, apesar de ter agido em estado de necessidade;
	
	
		9.
		(PGE/SC 2009) Assinale a alternativa incorreta.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	De acordo com o Novo Código Civil, o grau de culpa do agente nunca poderá influenciar na quantificação do prejuízo.
	
	
	A indenização mede-se pela extensão do dano.
	
	
	De acordo com o Novo Código Civil, a responsabilidade civil dos pais pelos atos dos filhos é regulada pela teoria da responsabilidade objetiva.
	
	
	O fato exclusivo da vítima e o caso fortuito e de força maior são excludentes da causalidade.
	
	
	A teoria do dano direto e imediato é aplicável ao sistemade responsabilidade civil brasileiro.
	
	
		10.
		(TRF/5ª REGIÃO ¿ Juiz) A responsabilidade civil do empregador, por danos causados a seus empregados, em decorrência de acidente de trabalho, segundo a Constituição Federal em vigor,
		Quest.: 10
	
	
	
	
	é subjetiva, dependendo da comprovação de dolo ou culpa do empregador.
	
	
	exige comprovação cabal de dolo ou culpa grave do empregador.
	
	
	é objetiva.
	
	
	é subjetiva, cabendo, porém, ação regressiva contra o instituto de previdência para o empregador se ressarcir do que houver pago ao empregado ou a seus herdeiros
	
	
	é totalmente absorvida pela indenização previdenciária, nada sendo devido pelo empregador.

Continue navegando