Buscar

D Empresarial II Caso concreto 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CONCRETO
(Reuters ? 21/05/2010) ?A Petrobras deu nesta sexta-feira o primeiro passo corporativo para realizar a capitalização da companhia, marcando para o dia 22 de junho assembléia geral extraordinária para aumentar o capital da companhia e autorizar o Conselho de Administração a definir o volume financeiro que será incorporado. A proposta que será levada à assembléia - que na verdade é uma mera formalidade já que a União é majoritária e decide a alteração - é aumentar o limite quantitativo de ações preferenciais para 2,4 bilhões mantido o montante de 60 bilhões de reais, e inserir cláusula para determinar um limite de capital autorizado para ações ordinárias no montante de 90 bilhões de reais, mediante a emissão de ações ordinárias no limite de 3,2 bilhões de ações. ? A Lei da S/A em seu art. 138 § 2º determina que as Cias. Abertas e as de capital autorizado deverão necessariamente ter Conselho de Administração. O que são Cias de capital autorizado ?
QUESTÃO OBJETIVA 01
Com relação ao capital das companhias, assinale a opção correta.
A) Pode ser formado com contribuições em dinheiro, em serviços ou em qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
B) Quando a entrada consistir em crédito, o subscritor ou o acionista responderá pela solvência do devedor.
C) Em regra, apenas os acionistas titulares de ações ordinárias têm direito de preferência na hipótese de aumento do capital.
D) O valor do capital social, expresso em moeda nacional ou estrangeira, é fixado pelo estatuto da companhia.
QUESTÃO OBJETIVA 02
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a sociedade anônima de capital autorizado:
A) Nela, somente a Assembleia Geral de Acionistas pode determinar a alteração estatutária referente ao valor do Capital Social, embora o Conselho de Administração, deliberando sobre o aumento de Capital, deva determinar a competente averbação no Registro de Empresas.
B) Nela, somente os Acionistas reunidos em Assembleia Geral podem fixar o limite de autorização para aumento do Capital Social.
C) Nela, os limites fixados para futuros aumentos do Capital Social somente podem ser estabelecidos em números e espécies de ações.
D) Nela, a expressão Capital Autorizado não serve para designar propriamente o Capital Subscrito, nem o parcialmente Realizado, nem o Integralizado, mas serve para quantificar o limite da delegação concedida.
QUESTÃO OBJETIVA 03
Dois amigos pretendem constituir uma sociedade anônima e, antes, solicitam a você ? advogado especialista na matéria ? alguns questionamentos sobre o capital social das sociedades anônimas. Assinale a opção correta:
A) O capital social das sociedades anônimas poderá ser constituído com prestação de serviços.
B) A utilização do capital autorizado de uma sociedade anônima não importa no aumento do seu capital social.
C) O subscritor que participar em crédito para formação do capital social responderá pela solvência do devedor.
D) Capital social quando subscrito em bens dependerá da avaliação de dois peritos ou empresa especializada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais