Buscar

Fichamento Animus e Anima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fichamento “Animus e Anima”
“O fato que se exprime no conceito de anima é um conteúdo sumamente dramático do inconsciente. Podemos descrevê-lo em linguagem racional e científica, mas nem de longe exprimiríamos seu caráter vital.”
“O fator determinante das projeções é a anima, isto é , o inconsciente representado pela anima. Onde quer que se manifeste: nos sonhos, nas visões, fantasias, ela aparece personificada, mostrando deste modo que o fator subjacente a ela possui todas as qualidades características de um ser feminino. Não se trata de uma invenção da consciência, é uma produção espontânea do inconsciente.”
“Como porem, a anima é um arquétipo que se manifesta no homem, é de supor-se que na mulher há uma correlação, porque do mesmo modo que o homem é compensado pelo feminino, assim também a mulher é pelo masculino.”
“A mulher é compensada por uma natureza masculina, e por isso seu inconsciente tem por assim dizer, um sinal masculino.”
“Correlativamente designei o fator determinante de projeções presente na mulher com o nome de animus. Este vocabulário significa razão ou espirito. Como a anima corresponde ao Eros materno, o animus corresponde ao Logos paterno.”
“Uso os termos “Eros” e “Logos” meramente como meios nocionais que auxiliam a descrever o fato de que o consciente da mulher é caracterizado pela vinculação com o Eros do que pelo caráter diferenciador e cognitivo de Logos .”
“No homem, o Eros, que é a função do relacionamento, em geral aparece menos desenvolvida do que o Logos.”
“Como o animus tem tendência a argumentar, é nas discussões obstinadas em que mais se faz notar a sua presença. Por certo é possível que haja muitos homens que argumentem de maneira feminina, naqueles casos, por exemplo, em que são predominantemente possuídos pela anima, razão pela qual se transmudam no animus de sua anima.”
“Toda vez que o animus e a anima se encontra, o animus lança mão da espada do seu poder e a anima asperge o veneno de suas ilusões e seduções. Mas o resultado nem sempre será necessariamente negativo, pois há uma grande possibilidade de que os dois se apaixonem um pelo outro (numa espécie de amor a primeira vista)”.
“Assim o animus é também um psychopompos, isto é um intermediário entre o consciente e o inconsciente, e uma personificação do inconsciente.”
“Da mesma forma que a anima imprimi uma relação e uma polaridade no consciente do homem, assim também o animus confere um caráter mediativo, uma capacidade de reflexão e conhecimento a consciência feminina.”
“Ora, nem todos os conteúdos da anima e do animus estão projetados. Muitos deles afloram nos sonhos, etc... E muitos podem alcançar a consciência mediante a chamada imaginação ativa.”
“A autonomia do inconsciente coletivo se expressa nas figuras do anima e animus. Eles personificam os seus conteúdos, depois retirados da projeção. Nesse sentido constituem funções que transmitem conteúdos do inconsciente coletivo para a consciência, “
“Mas se surge uma tensão, a função até então inofensiva, se ergue, personificada, contra a consciência, comportando-se mais ou menos como uma cisão sistemática da personalidade, ou como uma alma parcial.”
“As atuações da anima e do animus podem tornar-se conscientes, mas em si são fatores que transcendem o âmbito da consciência, escapando à observação direta e ao arbítrio do indivíduo.”
“É importante que não se pense nos arquétipos como imagens fantásticas que passam rápidas e refugiadas, mas como fatores permanentes e autônomos, coisas que o são na realidade.”
“Só se pode reconhecer a realidade da sombra em face ao outro, e a da anima e a do animus mediante a relação com o sexo oposto, porque só nesta relação a projeção se torna eficaz”

Outros materiais