Buscar

fundamentos da gestão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
O Japão foi destruído na Segunda Guerra Mundial e se reconstruiu. Após 25 anos decorridos da guerra, o Japão já despontava no mercado internacional pela boa qualidade de seus produtos e pelo preço mais baixo quando comparados aos americanos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O país destruído e necessitando se reerguer implantou em seus setores produtivos o conceito fundamental de evitar desperdícios e de buscar a melhoria contínua.
 
PORQUE
  II - Depois da Segunda Guerra Mundial o país enfrentava uma dramática escassez de recursos. Assim, numa fábrica eliminar desperdícios significa reduzir ao mínimo a atividade que não agrega valor ao produto e aumentar a produtividade.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I 
Você acertou!
A partir do contexto apresentado considera-se que em decorrência das dificuldades enfrentadas pelo Japão no pós-guerra o país necessitava melhorar seus processos produtivos. Portanto, a asserção II justifica a necessidade apresentada na asserção I quando retoma as motivações de adotar o Sistema Toyota de Produção, conforme aula 02, Tema 4: “Modelo Japonês de Administração”. 
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o caso a seguir, o qual se refere a criatividade e empreendedorismo.
João e Pedro são empreendedores, estruturaram um organização não governamental (ONG) chamada INOVA. Esta ONG atua junto a jovens de baixa renda que querem estruturarem seus próprios negócios. João e Pedro são profissionais conectados ao mercado, têm bons relacionamentos com diversas empresas, planejaram o negócio, logo conseguiram patrocínio de grandes empresas públicas e privadas. A INOVA está se desenvolvendo, isto tem levado João e Pedro a refletirem sobre a importância de criar novos caminhos para a ONG, entendem que criatividade é um fator relevante. Em uma reunião, ao analisarem suas posturas, João percebe que, por vezes, sente medo de errar, tende a ser prático e diante de uma nova ideia tende a achá-la sem lógica. Pedro sente que está sempre buscado novas ideias, gosta de inventar, está sempre atento e se permite sonhar. João e Pedro são empreendedores, mas têm diferentes posturas frente à criatividade.
Tendo em vista o caso acima, no que se refere às posturas de João e Pedro, analise sentenças a seguir e assinale a alternativa certa.
I – Pode-se perceber que João apresenta bloqueios em sua criatividade. Estes bloqueios,  quando conhecidos e trabalhados, levam a pessoa a um novo e melhor patamar de criatividade.
II –  Pode-se perceber que Pedro está sempre procurando uma resposta certa e quase não procura outras alternativas, portanto apresenta bloqueios em sua criatividade.  
III – Pode-se perceber que João é um empreendedor que incorpora a criatividade, mas devido as crenças limitadoras sobre que ele é e o que pode fazer, nunca age de forma a tornar seu sonho realidade.
IV – Pode-se perceber que Pedro é um empreendedor que desenvolve a sua criatividade, pois exercita ações e incorpora hábitos que aproveitam ao máximo o seu potencial criativo.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa II, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
Você acertou!
Ao analisar as posturas de João e Pedro pode-se perceber que:
João apresenta bloqueios em sua criatividade. Schneider (2012, p. 49, citando Oesch, 1988)  aborda sobre os bloqueios da criatividade,  diz que os bloqueios,  quando conhecidos e trabalhados, levam a pessoa um novo e melhor patamar de criatividade.
Pedro é empreendedor que desenvolve a sua criatividade. Schneider (2012, p. 50) comenta que "é importante que o administrados desenvolva sua criatividade". Continua o autor,  pode-se exercitar algumas ações e incorpora hábitos que aproveitam ao máximo o seu potencial criativo (p. 50).
 
O item II está incorreto, pois Pedro não apresenta bloqueios em sua criatividade, mas sim,  procura desenvolvê-la (Schneider, 2012, p. 50).
O item III está incorreto. João percebe bloqueio em sua criatividade. O caso de João não retrata um empreendedor que incorpora a criatividade.  O caso também não fala que João tem as crenças limitadoras sobre o que ele é e o que pode fazer, embora Schneider (2012, p.49) comente que as pessoas que têm bloqueios em sua criatividade possam demonstrar crenças limitadoras.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Para aqueles que pretendem abrir o seu próprio negócio, é importante saber que nem todas as idéias se transformarão em negócios. Portanto, saber identificar oportunidades no mercado em que pretende atuar e quais os espaços poderão ser ocupados, faz parte do processo de empreender. A ocupação desse espaço pode se dar pela criação de novos produtos e serviços, que até então desconhecia-se a sua necessidade.
Marque a alternativa correta que apresenta uma pergunta básica que deve ser feita pelo empreendedor:
Nota: 20.0
	
	A
	Qual a melhor forma de sabotar os concorrentes por meio das mídias sociais.
	
	B
	Como fazer para espalhar para no mercado que os produtos vendidos pela concorrência não tem qualidade
	
	C
	Quais necessidades podem ser satisfeitas com o negocio que se quer empreeder.
Você acertou!
De acordo com o livro base- A caminhada empreendedora, p. 62-63 que versam sobre o tema "transformando necessidades em oportunidades"  a letra C é única resposta correta.
A alternativa 1 está incorreta porque fazer uso das mídias sociais para divulgar informações contra os concorrentes é uma atitude antiética e desleal. 
A alternativa 2 está incorreta porque promove a falta de ética e é uma prática condenável contra os concorrentes em um mesmo setor ou fora dele.
A alternativa 4 está incorreta porque é totalmente condenável, criminoso e antiético inventar falsas estórias sobre o produto da concorrencia. 
A alternativa 5 está incorreta porque assim como a alternaiva 4 são atitudes condenáveis e antiéticas em relação a um concorrente.
	
	D
	Como fazer para criar na internet falsas estórias envolvendo o produto do concorrente.
	
	E
	Qual a melhor maneira de atrelar a imagem dos produtos concorrentes a coisas ruins e sem qualidade
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
Historicamente os brasileiros já estão acostumados com o racionamento de energia. O ápice do racionamento foi o chamado “Crise do Apagão”, que ocorreu entre os anos de 2001 e 2002. Apagão é um termo que designa interrupções ou falhas na transmissão de energia, ocasionando blecautes de maior duração.
Com relação ao racionamento de energia, sob o ponto de vista da análise administrativa, o motivo principal que causou o histórico apagão no Brasil foi:
Nota: 20.0
	
	A
	Sem dúvida a principal e única causa dos apagões energéticos foi a falta de chuva no território Brasileiro.
	
	B
	O apagão ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, a ausência de planejamento e investimentos na geração e distribuição de energia por uma década.
Você acertou!
A crise energética brasileira nos anos 2000, que culminou com o Apagão, ocorreu por uma soma de fatores: além das poucas chuvas, o fator principal foi a falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e transmissão de energia durante mais de uma década. Com a escassez de chuva, o nível de água dos reservatórios das hidroelétricas baixou e os brasileiros foram obrigados a racionar energia.
Assim, a ausência da função planejamento foi a principal motivadora de tal episódio, e não apenas a falta de chuvas,
portanto alternativa correta “B”, conforme aula 01, tema “O conceito de Planejamento”.
A alternativa “B” inviabiliza e torna a alternativa “A” incorreta (a falta de chuvas é apenas uma das causas, e não a única causa).
De acordo com a letra “C”, a ausência de controle do nível de nossos reservatórios nas hidrelétricas como principal causa é incorreta, pois o controle por si só, sem um planejamento anterior, não levaria a nenhum resultado.
A letra “d” está incorreta, pois não tem relação com o assunto proposto, o racionamento energético é um problema brasileiro desde o início dos anos 2000, e se estende até os dias de hoje, ainda o sistema Cantareira é responsável apenas pela captação e tratamento de águas para a Grande São Paulo.
A letra “e” está errada, pois não é somente a falta de uma boa direção, que ocasionou o apagão energético, e sim os fatores já elencados.
	
	C
	O apagão ocorreu devido à ausência de controle do governo brasileiro acerca do nível de nossos reservatórios das hidrelétricas.
	
	D
	A falta de organização do governo Dilma e Alckmin na gestão do sistema Cantareira, principal reservatório de água doce do Brasil foi a causa determinante para o apagão.
	
	E
	O histórico apagão ocorreu somente por falta de direção, por partes dos órgãos e entidades públicas competentes.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Na literatura Young, Wendy e Fischer (2002) classificam o empreendedor em quatro tipos: artesão, oportunista, tecnológico e “estilo de vida”. Em relação as duas primeiras classificações, analise as afirmativas a seguir:
I. O empreendedor artesão é aquele que apresenta alta habilidade para a atividade fim, porém pouco conhecimento de gerenciamento do negócio.
II. O empreendedor artesão tem o negócio baseado em itens como o preço e a personalização de seus produtos.
III. O empreendedor oportunista consegue unir conhecimentos diversos, como o técnico, o administrativo e está em constante busca por novos conhecimentos.
IV. O empreendedor oportunista busca tomar decisões apenas de longo prazo, prezando pela personalização de seus produtos.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
I. O empreendedor artesão é aquele que apresenta alta habilidade para a atividade fim, porém pouco conhecimento de gerenciamento do negócio. De acordo com Schneider (2012), pág. 33, o empreendedor artesão é reconhecido por possui habilidade técnica superior e pouco conhecimento de negócios, portanto afirmativa correta.
II. O empreendedor artesão tem o marketing do negócio baseado em itens como o preço e a personalização de seus produtos. De acordo com Schneider (2012), pág 33, o empreendedor artesão tem o marketing do negócio tem como base o preço e a personalização de seus produtos, além do relacionamento pessoal e a sua reputação. Portanto afirmativa correta.
III. O empreendedor oportunista consegue unir conhecimentos diversos, como o técnico e o administrativo, e está em constante busca por novos conhecimentos. De acordo com Schneider (2012), pág 33, o empreendedor oportunista é capaz de aliar o conhecimento técnico com o administrativo, além do legislativo e outros, e está constantemente atualizado, portanto afirmativa correta. 
IV. O empreendedor oportunista busca tomar decisões apenas de longo prazo, prezando pela personalização de seus produtos. De acordo com Schneider (2012), pág. 33, o empreendedor oportunista toma decisões de curto, médio e longo prazos, e a personalização de seus produtos é uma preocupação do empreendedor artesão, portanto afirmativa incorreta.
Afirmativa correta: D
	
	E
	Afirmativas I, III e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando