Buscar

SISTEMA DIGESTÓRIO (Salvo Automaticamente)

Prévia do material em texto

SISTEMA DIGESTÓRIO = (Aula 09)
Função: Ingestão, transformação, absorção, e eliminação.
TRAJETO DO BOLO ALIMENTAR: Cavidade bucal (dentes e língua), Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino Delgado, Intestino Grosso 
Dentro da boca, os alimentos são triturados pelos dentes, umedecidos pela saliva e misturados pela língua, formando o bolo alimentar. A saliva é produzida pelas glândulas salivares e contém algumas enzimas.
Cavidade oral (dentes e língua), ação voluntaria. Ação mecânica: Mastigação. Ação química: enzimas salivares.
 2- Os alimentos são engolidos: a língua empurra os alimentos, que passam pela faringe (ação involuntário) e caem no esôfago (ação involuntária).
 3- O esôfago conduz os alimentos para o estômago, através de contrações, chamadas de movimentos peristálticos.
 4- No estômago, os alimentos ficam por mais ou menos duas horas, dependendo daquilo que você comeu. Lá transformam-se em uma pasta semilíquida, denominada quimo. Ali eles são amassados e revolvidos, recebendo o suco gástrico, que é o líquido fabricado pelo estômago, formado por substâncias importantes para a digestão.
 5- 6-7- e 8- Por meio de movimentos involuntários, o quimo é enviado ao intestino delgado, e mistura-se com três líquidos. Um deles, o suco intestinal, que é fabricado pelo próprio intestino. Os outros dois chegam através de canais: o fígado produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar, e do pâncreas vem o suco pancreático. Esses três líquidos juntos, acabam por transformar a maior parte dos alimentos em nutrientes. O quimo, então, transforma-se novamente, agora em uma pasta líquida chamada de quilo. Os nutrientes atravessam as paredes do intestino delgado, passam para o sangue e são transportados para todos os órgãos do corpo, alimentando todas as células.
 9- Depois do intestino delgado, o tubo digestivo se alarga um pouco: é o intestino grosso, com dois metros de comprimento. Sua principal função é absorver a água, evitando que ela seja eliminada junto com as fezes.
 10- O reto é a última parte do intestino grosso. Quando termina a digestão, sobram dos alimentos apenas as partes que não conseguimos digerir. As fibras vegetais e outros restos, junto com bilhões de micro-organismos que existem no interior do tubo intestinal, formando as fezes.
 11- As fezes são eliminadas pelo ânus.
 SISTEMA URINÁRIO=(Aula 10)
Composto por:2 rins, 2 ureteres, 1bexiga e 1 uretra.
O néfron produz a urina, os rins filtram, os ureteres conduzem a urina até a bexiga, que irá armazena-la, sendo conduzida pela uretra para ser eliminada. 
Funções:
 - Produzir (no néfron), armazenar (na bexiga) e eliminar (pela Uretra) a urina;
 - Eliminar, através da urina, resíduos que não são utilizados pelo organismo;
 - Regular o volume e composição química do sangue;
 - Auxiliar na produção e regulação das hemácias (células sanguíneas vermelhas);
 - Proporcionar o equilíbrio de minerais (sódio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, etc.).
 Funções específicas de cada componente do Sistema Urinário:
Rins
 - Filtração do sangue, regulando seu volume e composição (gloméro).
 - Atua na regulação do pH e pressão do sangue;
 - Excretar resíduos;
 - Produção de hormônios.
Ureteres
 - Conduzir a urina dos rins até a bexiga.
Bexiga Urinária
 - Armazenar a urina e lança-la na uretra.
Uretra
 - Eliminar a urina.
 SISTEMA GENITAL FEMININO= (Aula 11)
Órgãos internos: Ovários (produz os óvulos e hormônios)
Tuba uterina, Útero, Vagina.
Ovários= Os ovários são dois órgãos de forma oval. Neles são produzidas as células sexuais femininas, os óvulos. Assim, durante a fase fértil da mulher, aproximadamente uma vez por mês, um dos ovários lança um óvulo na tuba uterina: é a chamada ovulação.
Tubas Uterinas= Tubas uterinas são dois tubos, que unem os ovários ao útero. A partir disso, o óvulo amadurecido sai do ovário e penetra na tuba.
Se o óvulo for fecundado por um espermatozoide, forma-se um zigoto, que se encaminha para o útero, local onde se fixa e desenvolve, originando um novo ser.
Útero= O útero é um órgão muscular oco de grande elasticidade, do tamanho e forma semelhante a uma pera. Na gravidez ele se expande, acomodando o embrião que se desenvolve até o nascimento. A mucosa uterina é chamada de endométrio.
Vagina= A vagina é um canal que faz a comunicação do útero com o meio excretor. Suas paredes são franjadas e com glândulas secretoras de muco. Sua função é dar saída ao fluxo menstrual, receber o pênis durante a relação sexual e formar o canal do parto.
Órgãos externos: Monte púbico
 Lábio maiores e menores 
 Vulva Clitóris (fonte anatômica de prazer sexual feminino humano) corpo cavernoso.
 Bulbo do vestíbulo (são duas massas de tecido erétil, alongada ao redor do óstio(orifício) da vagina.
 Glândula vestibular (Essas glândulas durante a relação são comprimidas e secretam um muco que vão lubrificar a porção inferior da vagina. Visando tornar as estruturas úmidas e propicia a relação sexual.
	
 SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO= (Aula 12)
PORÇÃO EXTERNA
•Escroto; é uma prega externa que permite manter os testículos fora da cavidade abdominal. Propiciar uma temperatura favorável à espermatogênese.
 •Testículos: são os órgãos produtores dos espermatozoides e hormônios (a partir da puberdade).
 •Epidídimo; Serve para armazenar os espermatozoides até o momento da ejaculação
•Ducto deferente (parte do ducto: Serve para conduzir os espermatozoides ao ducto ejaculatório.
•Pênis. Libera urina, e também é usado no ato sexual.
PORÇÃO INTERNA•
•Vesículas seminais; são duas glândulas que produzem um líquido viscoso alcalino, o líquido seminal, que vai se misturar à secreção prostática e aos espermatozoides vindos do ducto deferente, para formar o sêmen
•Ductos ejaculatórios; é formado pela junção do ducto deferente com o ducto da glândulas seminal. Cuja função é produzir o sêmen, que consta de espermatozoides e componentes líquidos.
 •Glândulas bulbouretrais; Responsável pela secreção do fluido pré-ejaculatório.
 •Próstata: Junto com o espermatozoide constitui o sêmen.

Continue navegando