Buscar

Avaliando Aprendizado 02 2017.2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707270262)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais foram as principais teorias que fundamentaram a Psicologia enquanto ciência?
		
	
	(C) Humanismo, Gestalt, Estruturalismo
	
	(E)Associacionismo, Humanismo, Psicanálise.
	
	(D)Psicanálise, Behaviorismo, Hipnose
	
	(A) Behaviorismo, Gestalt, Humanismo
	 
	(B)Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707032668)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Hoje a Psicologia é definida como a ciência:
		
	 
	da mente
	 
	do comportamento e dos processos mentais
	
	da motivação, da emoção, da personalidade, do ajustamento e da anormalidade
	
	do comportamento humano e dos processos mentais
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707132543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2009
A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico. Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA.
		
	
	A psicologia como ciência foi marcada pela tensão dos projetos de sua constituição, estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplos métodos, que podem dialogar com outros saberes;
	
	A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica;
	 
	A psicologia, ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica;
	
	O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificultam a definição formal da psicologia como ciência, pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem;
	
	O psicólogo tem sido convidado a realizar diálogos que o desafiam a construir uma linguagem inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a física quântica, e das ciências biológicas, como a genética.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707800775)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No início da psicanálise, Freud tratou mulheres histéricas, e percebeu que os sintomas apresentados pelas pacientes tinham relação direta com... :
		
	 
	Idealização de reforçamentos anteriores;
	
	Internalização de sentimentos alheios;
	 
	Conteúdos sexuais reprimidos;
	
	Histórias narradas por terceiros;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707032724)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A ideia de subjetividade pode ser entendida pelo menos de duas maneiras diferentes: como experiência de si e condensação de uma série de determinações. A respeito das determinações sociais da subjetividade, considere as seguintes afirmativas:
1) É por meio das identificações que um determinado sujeito se organiza em torno dos modelos que sua sociedade lhe oferece.
2) O elenco de modalidades de subjetivação presentes num dado momento de dada cultura será regido pela variedade de soluções de que o psiquismo dispõe para resolver seus conflitos fundamentais.
 3) É indiferente para a constituição da subjetividade a posição que se ocupa numa sociedade de classes e o aceso aos produtos culturais veiculados pela educação.
 4) Ao contrário de outras teorias a respeito do psiquismo humano, a psicanálise falha por não dispor de ferramentas conceituais que permitam pensar como se dá a mediação entre o sujeito e o meio social.
5) Vincular a diversidade das subjetividades a uma questão cronológica é restritivo visto que pressupõe que num dado momento histórico as condições de subjetivação sejam iguais para todos.
 Estão corretas apenas:
		
	 
	1, 3 e 4
	
	1, 2 e 3.
	
	2, 3 e 4.
	
	3, 4 e 5.
	 
	1, 2 e 5.

Continue navegando