Buscar

estudo dirigido saude coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
QUESTÕES PARA ESTUDO
1. Quais os princípios do SUS, sobre o que eles tratam e como podemos percebê-los na organização do sistema de saúde e na vida da população?
Universalidade: É a garantia de atenção à saúde, por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão
Equidade: O objetivo da equidade é diminuir desigualdades, equidade é a garantia a todas as pessoas, em igualdade de condições, ao acesso às ações e serviços dos diferentes níveis de complexidade do sistema. 
integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, como forma de assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos. 
capaz de garantir o acesso universal da população a bens e serviços que garantam sua saúde e bem-estar, de forma equitativa e integral.
2. Qual a diferença entre princípios doutrinários e princípios organizativos do SUS? Discuta a diferença entre eles, citando quais são os princípios de cada grupo.
Principios doutrinários visam garantir a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” .
Princípios Organizativos  tratam, na realidade, de formas de concretizar o SUS na prática.
Regionalização e Hierarquização: os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida.
Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos.
Participação Popular: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.
3. Descreva como ocorreu a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), referenciando as legislações que embasam o surgimento e a organização do SUS.
 Surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existente em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Nos anos 70 e 80, vários médicos, enfermeiros, donas de casa, trabalhadores de sindicatos, religiosos e funcionários dos postos e secretarias de saúde levaram adiante um movimento, o "movimento sanitário", com o objetivo de criar um novo sistema público para solucionar os inúmeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população. O movimento orientava-se pela idéia de que todos têm direito à saúde e que o governo, juntamente com a sociedade, tem o dever de fazer o que for preciso para alcançar este objetivo. 
A Constituição Federal de 1988 determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população. Para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do Sistema. Portanto, o SUS resultou de um processo de lutas, mobilização, participação e esforços desenvolvidos por um grande número de pessoas. 
4. Conceitue as Transições (alimentar e nutricional, epidemiológica e demográfica), descrevendo a interrelação existente entre elas.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA 
Trata-se do envelhecimento demográfico ou da população. É um fenômeno caracterizado pela mudança de um regime de elevadas taxas de natalidade e mortalidade para um futuro de descenso dessas taxas.
Alimentar e Nutricional, que se refere à garantia universal a uma alimentação adequada quantitativamente e qualitativamente, supondo-se que seja justamente a qualidade que não esteja sendo garantida.
transição epidemiológica" refere-se às modificações, a longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas.
5. De qual forma vivenciamos as transições na vida da sociedade e como ela impacta na saúde da população?
6. Quais os fatores que determinam o estado nutricional de um indivíduo? Descreva-os, apresentando exemplos de determinantes imediatos, intermediários e básicos em um modelo causal da anemia infantil.
O estado nutricional de um indivíduo é o equilíbrio entre a ingestão e necessidade de nutrientes influenciados por diversos fatores, dentre eles: condições econômicas, comportamento alimentar, influências culturais, alteração do apetite, capacidade de consumir e absorver nutrientes adequadamente, estresse fisiológico, processos crônicos ou agudos de doenças, crescimento, gravidez e estresse psicológico.
O consumo adequado e suficiente de nutrientes promove o crescimento e desenvolvimento, atendendo as necessidades diárias do organismo e prevenindo possíveis agravos à saúde. Dessa forma, a avaliação do estado nutricional visa a identificar os pacientes em risco nutricional, promover suporte nutricional adequado e monitorar sua evolução.
7. Analise o gráfico abaixo e descreva as mudanças no estado nutricional da população brasileira de 5 a 9 anos, relacionando ao processo de transição alimentar e nutricional.

Outros materiais

Outros materiais