Buscar

Avaliando aprendizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO 3.docx
Parte superior do formulário
				
				
		   ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
		Simulado: SDE3624_SM_201402050151 V.1 
		Aluno(a):
		Mat
		Desempenho: 0,4 de 0,5
		Data: 19/10/2017 22:51:58 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201403103850)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Sabendo-se que o envelhecimento é um processo evolucionário, no qual se destacam o metabolismo, seus danos nas células e sistemas e as patologias decorrentes. Analise as opções e marque a INCORRETA:
				
		
		Nos idosos, a redução do comprimento da coluna vertebral, as alterações degenerativas das estruturas vertebrais que são forçadas a suportar a carga dos discos e a ausência da força de tensão dos ligamentos irão contribuir para a adoção da postura flexionada para frente e propiciar as quedas.
		
		Vários estudos têm mostrado que o enfraquecimento da visão provocado pelo envelhecimento fisiológico reduz a estabilidade postural e aumenta significativamente o risco de quedas e fraturas em idosos.
		
		Sendo frequentes as alterações cardiovasculares que acompanham o envelhecimento, é comum o uso de diversos medicamentos como diuréticos, anti-hipertensivos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Paradoxalmente, o tratamento medicamentoso contribui para a elevada ocorrência de quedas nos idosos e não é rara a suspensão do seu uso.
		 
		O comprometimento da regulação da homeostase do ferro e do mecanismo de proteção antioxidante são duas causas importantes da degeneração neuronal observadas durante o envelhecimento normal e na neuro degeneração.
		
		O Envelhecimento fisiológico está relacionado ao envelhecimento biológico dos órgãos e tecidos de maneira saudável e controlado.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201403104145)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		J.A., 67 anos internada na clínica médica devido Insuficiência Cardíaca está com hipotensão, dispneia e importante cianose de extremidades. o DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PRIORITÁRIO para a paciente será:
				
		 
		DÉBITO CARDÍACO DIMINUÍDO relacionado a alteração da pré carga evidenciado por importante cianose de extremidades, dispneia e hipotensão.
		
		RISCO DE DÉBITO CARDÍACO DIMINUÍDO relacionado a alteração da pós carga evidenciado por importante cianose de extremidades, dispneia e hipotensão.
		
		DÉBITO CARDÍACO DIMINUÍDO relacionado a alteração da contratilidade evidenciado por importante cianose de extremidades, dispneia e hipotensão.
		 
		DÉBITO CARDÍACO DIMINUÍDO relacionado a alteração da pós carga evidenciado por importante cianose de extremidades, dispneia e hipotensão.
		
		RISCO DE DÉBITO CARDÍACO DIMINUÍDO relacionado a alteração da pré carga evidenciado por importante cianose de extremidades, dispneia e hipotensão.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201403104122)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		(FGV - 2014 - SUSAM Adaptada) A fisiologia do envelhecimento se caracteriza por alterações bem definidas ao longo da idade avançada. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir I. No envelhecimento pode ser observado, no ligamento cruzado anterior, o aumento de enxofre e a diminuição de cálcio, fósforo e magnésio. II. No envelhecimento há diminuição da taxa metabólica basal e da massa muscular esquelética. III. No envelhecimento há perda da elasticidade e redução da complacência arterial. Assinale:
				
		
		se somente a afirmativa I estiver correta.
		
		se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
		
		se somente a afirmativa III estiver correta.
		 
		se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
		
		se somente a afirmativa II estiver correta.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201403103573)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Com o envelhecimento populacional, um dos maiores desafios das políticas de saúde é alcançar um equilíbrio entreo apoio do autocuidado, o apoio informal m( familiares e amigos) e o cuidado formal (serviços sociais e da saúde) a esta clientela. Boa parte dos cuidados de saúde institucionais e também comunitários que estes indivíduos necessitam pode ser proporcionada pela enfermagem. Nessa assistência, não é aconselhável ao enfermeiro:
				
		
		Treinar os demais membros da equipe de enfermagem sobre as especificidades do cuidado, os direitos e os modelos de assistência ao idoso, mesmo quando não doentes ou frágeis.
		 
		Adotar atitudes paternalistas que tem um efeito positivo de auto-estima e independência das pessoas que requerem seus serviços.
		
		Realizar visitas domiciliares e programas de cuidado (home care), estimulando o autocuidado e propiciando apoio aos cuidadores familiares e domiciliares.
		
		Prestar atendimento personalizado e/ou em pequenos grupos, preservando a identidade do idoso, em ambiente de respeito e dignidade.
		
		Preservar vínculos familiares e favorecer a participação do idoso em atividades comunitárias.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201403103680)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Ao exame ecografico do Sr. MPE identificou-se presença de líquido na membrana que reveste o coração, na ausculta cardíaca evidenciou-se atrito pericárdico. Esses achados são característicos de qual patologia:
				
		
		INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
		
		MIOCARDITE
		
		ENDOCARDITE
		
		ENDOCARDITE PERICÁRDICO
		 
		DERRAME PERICÁRDICO
				
		
		
		 
		
Parte inferior do formulário
AVALIANDO APRENDIZADO 2 ADULTO E IDOSO.docx
				
				
		   ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
		Simulado: SDE3624_SM_201402050151 V.1 
		Aluno(a):
		Matrícula: 1
		Desempenho: 0,5 de 0,5
		Data: 20/09/2017 21:27:20 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201403103544)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		De aconrdo com as Diretrizes Essenciais contidas na Política Nacional do Idoso, cabe ao enfermeiro desenvolver o seu plano de cuidados baseado em alguns princípios: I -Ser centrado nas necessidades do cliente visando à prevenção de agravos, promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso; II- A avaliação dos idosos atendidos pelo enfermeiro deve contemplar apenas os aspectos da saúde física e mental; III - A avaliação de enfermagem contempla a capacidade de autocidado e as demandas assistenciais para sua reintegração social e familiar em caso de alta; IV - O atendimento à saúde do idoso poderá ser em internação hospitalar e no domicílio, adequada às necessidades terapêuticas e de seus cuidadores e/ou familiares, justificando a longa permanência em ambiente hospitalar; V - Os idosos egressos da internação hospitalar, de acordo com suas peculiaridades, devem ser cadastrados em um programa de acompanhamento ambulatorial e, eventualmente de hospital-dia ou assistencia domiciliar. Pode-se afirmar que estão corretas:
				
		
		Somente I, II e IV
		
		Somente a I e a IV
		 
		Somente I, III e V
		
		Somente a I e a V
		
		Somente a I
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201403103750)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A Miocardiopatia é a segunda causa direta de morte súbita mais comum. Como a miocardiopatia dilatada geralmente não é diagnosticada até seus estágios avançados, o prognóstico
em geral é ruim. Fonte: NASCIMENTO, M. T. F. do. Fundamentos do Cuidado Crítico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 274. Sobre a miocardiopatia dilatada, considere as afirmativas a seguir. I. Homens negros, em particular, estão em risco máximo de miocardiopatias; outros fatores de risco incluem hipertensão, gravidez, infecções virais e uso de álcool. II. Homens brancos, em particular, estão em risco máximo de miocardiopaticas, outros fatores de risco incluem hipotensão, gravidez, infecções bacterianas e uso de álcool. III. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função diastólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo direito. IV. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função sistólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo esquerdo. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
				
		
		e) I, III e IV
		 
		c) I e IV.
		
		b) II e III.
		
		d) I, II e IV.
		
		a) I e II.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201403104181)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		R.P. 32 anos procura a UPA com história de tosse seca, febre, dor toráxica e dispnéia há 04 dias, com piora neste dia. Relata ser fumante e que bebe cerveja quase diariamente. Ao exame: encontra-se hipocorado, desidratado, acianótico porém com esforço respiratório evidente, além de Tax de 39,5ºC. A ausculta pulmonar apresentou os sons diminuídos e ruídos adventícios do tipo estertores; a saturação variou entre 90 e 95%, a frequência respiratório foi de 28irpm. São possíveis afirmações sobre este caso, EXCETO:
				
		
		Cuidados como hidratação, higiene oral, mobilização , monitorização de dados vitais e administração correta dos antibióticos fazem a diferença no tratamento deste quadro.
		
		Em idosos, o diagnóstico deste agravo pode ser retardado pela ausência de sinais como febre e dor torácica.
		
		Este agravo pode ter como complicação o derrame pleural ou a insuficiência respiratória.
		 
		Para o diagnóstico, o exame padrão ouro é a espirometria.
		
		A posição de Fowler é a ideal para melhoria do padrão respiratório.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201403103669)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Cansaço, falta de ar, edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite, palpitação, palidez cutânea, sudorese fria, fadiga, fraqueza e dispneia paroxística noturna, são sinais e sintomas da seguinte doença:
				
		
		Angina.
		
		Asma.
		 
		Insuficiência cardíaca congestiva.
		
		Pneumonia.
		
		Trombose venosa profunda.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201403104171)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Carlos, enfermeiro da clínica cardiológica acaba de admitir no setor o Senhor C.V.S, de 65 anos, casado, três filhos, empresário, morador do bairro Ponta Verde. Ao avaliar o paciente, o enfermeiro Carlos o encontra: consciente, orientado no tempo e espaço, contato verbal preservado, repousando no leito em ângulo de 45 graus, ansioso. Aos sinais vitais: hipotenso (100X60mmhg), taquicárdico (P radial = 110bpm irregulares) à ausculta cardíaca, em foco mitral, +BNF/RCR: 2T sem sopro, à ausculta pulmonar: MV+ sem ruídos adventícios, toráx simétrico sem impulso apical visível, Eupneico (Fr = 18irpm) e afebril (T axilar 36,5°C). Pele pálida, diaforese presente (4+/4+), refere sentir tontura repentina, dor na região epigástrica e formigamento no MSE. Diante desses achados, o enfermeiro Carlos deve associar que o paciente está com possível quadro de (1)__________________________e um provável diagnóstico de enfermagem para este caso seria (2) ______________________________. Diante do exposto, assinale a alternativa que indica a CORRETA indicação para os números 1 e 2.
				
		
		1 - Insuficiência cardíaca; 2 - Perfusão dos tecidos periféricos diminuída.
		
		1- Arritmia cardíaca; 2 - Risco de débito cardíaco diminuído.
		
		1-Isquemia cardíaca; 2 - Perfusão tissular periférica aumentada.
		
		1 - Insuficiência cardíaca; 2 - Risco de perfusão tissular periférica ineficaz.
		 
		1 - Isquemia cardíaca; 2 - Risco de débito cardíaco diminuído.
				
		
		
		 
		
ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO.docx
				
				
		   ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
		Simulado: SDE3624_SM_201402050151 V.1 
		Aluno(a):
		Matrícula: 151
		Desempenho: 0,5 de 0,5
		Data: 01/09/2017 16:07:40 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201403103586)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		O tratamento imediato do estado asmático constitui um cuidado prioritário ao cliente e por isso a equipe de enfermagem deve estar atenta a administração de medicamentos para este agravo. Dessa maneira, ao administrar o medicamento, bromidrato de fenoterol, com o objetivo de alcançar a broncodilatação, a equipe de enfermagem deverá estar atenta a seguinte reação adversa:
				
		
		Sonolência
		 
		Taquicardia
		
		Bradicardia
		
		Bradipnéia
		
		Oligúria
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201403103515)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A hepatite C é uma inflamação provocada pelo Vírus HCV e na grande maioria dos casos não apresenta sintomas na fase aguda. Sua principal via de transmissão é:
				
		
		Oral
		
		Aleitamento
		 
		Parenteral
		
		Sexual
		
		Fecal
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201403103562)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A doença de Alzheimer é responsável por, pelo menos, 50% de todas as demências apresentadas pelos idosos. Sua causa está associada a transtornos na produção de:
				
		
		DOPAMINA
		 
		ACETILCOLINA
		
		SEROTONINA
		
		DEFOSFOGLICERATO
		
		ADENOSINATRIFOSFATO
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201403103553)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Constitui uma medida preventiva para a pneumonia, exceto:
				
		
		Realizar a hieginização adequada dos materiais de oxigenioterapia
		
		Vacinar anualmente idosos contra a gripe
		
		Administrar a vacina pneumocóccica em idosos asilados
		 
		Não encorajar a deambulação
		
		Realizar mudança de decúbito em indivíduos acamados
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201403103502)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		No panorama mundial, a Doença de Alzheimer configura-se como uma importante doença crônico- -degenerativa, levando à demência, perda de memória progressiva, ausência de controle urinário e intestinal, entre outras manifestações que comprometem a qualidade de vida dos idosos. Ela evolui em três estágios hierárquicos que podem sofrer alterações entre si; são eles: inicial, intermediário e avançado. No estágio inicial, o idoso pode apresentar:
				
		 
		perda de concentração, desatenção, perda de iniciativa, retraimento social, abandono dos passatempos, mudanças de humor e alterações de comportamento.
		
		depressão, hiperatividade, irritabilidade, dificuldade de compreensão, julgamento alterado, perda da noção de
risco e comprometimento da realização de tarefas do dia a dia.
		
		desorientação progressiva em relação ao tempo e ao espaço, dificuldade de linguagem, agressividade, questionamentos repetitivos, confusão mental, dificuldade de escrita e, mais raramente, ideias delirantes.
		
		comprometimento da memória recente, empobrecimento de vocabulário, distúrbios do sono, agitação e perambulação, perseverações, ecolalia e perda da capacidade de executar movimentos e gestos precisos.
		
		depressão severa, dificuldade na liguagem, delírios, retraimento social, dificuldade na escrtita e confusão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando