Buscar

ARTIGO IA IOT

Prévia do material em texto

INTERNET DAS COISAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 
Pedro Antônio Magnus Bertucci1, Adriana Bueno da Silva2, Vinícus Magnus2
1Acadêmico do Curso de Curso de Sistemas de Informação/Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus Torres - RS
2Professor(a) dos Cursos de Computação – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Campus Torres – RS
pedro.antonio@ulbra.inf.br, adriana.bueno@ulbra.br, professor@vinius.pro.br
Abstract. This meta-article describes what is iot and its functionalities, where we can implement it and the form where it comes together with artificial intelligence in our technological world.
Resumo. Este meta-artigo descreve o que é iot e as suas funcionalidades, onde podemos implementar ele e a forma aonde ele entra junto com a inteligência artificial no nosso mundo tecnológico. 
1. Introdução
O que é internet das coisas é uma novidade tecnológica que conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia em algo que seja automático e gerenciável de diversos lugares e formas.
A cada dia que passa nosso mundo se aprimora cada vez mais quando se fala em tecnologia a internet das coisas veio para superar barreiras em todo nosso mundo ainda com ela implementada com a Inteligência artificial, inúmeras empresas estão aderindo IoT para amplo desenvolvimento de produtos e serviços, hoje em dia tesla, nvidia desenvolveram carros que andam sozinhos, sistema de saúde da ásia consegue monitorar se algum idoso está com problema em casa tudo vinculado a internet das coisas e casos que a inteligência artificial foi treinada para entender cada situação e ação ocorrida.
2. Internet das coisas 
O conceito surgiu, em certa medida, fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, recorrendo ao uso do Identificação por radiofrequência RFID e Sensores Wireless. O objetivo foi, desde o início, criar um sistema global de registro de bens usando um sistema de numeração único chamado Electronic Product Code.
Cada aparelho eletrônico, consegue ter sua identificação feita pelo RFID, que é guardada em um banco de dados. A tecnologia RFID que usa frequências de rádio para identificar os produtos é vista como potenciadora da Internet das Coisas. Assim, quando esse aparelho se conectar a uma rede, como a internet, que consiga se conectar ao banco de dados, essa rede consegue identificar cada aparelho que esteja registrado no banco de dados.
A nanotecnologia significam que cada vez mais objetos pequenos terão a capacidade de interagir e se conectar. A combinação destes desenvolvimentos criará uma Internet das Coisas que liga os objetos do mundo de um modo sensorial e inteligente.
3. Internet das coisas e Inteligência Artificial
	A cada dia que passa o mercado de Internet das coisas está aumentando cada vez mais, essa tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Certamente uma prática muito inovadora empresas aderirem a aplicar IoT no dia a dia de seus negócios. 
	Transformação tecnológica está ficando muito maior a cada dia expandindo-se para área de IoT, permitindo empresas criar experiências boas, sendo em inovação ou no desenvolvimento de produtos e serviço.
	O Cérebro da revolução industrial inteligente em todos setores percebem a importância de IA no seu cotidiano, As principais empresas de internet do mundo estão competindo para incorporar inteligência artificial e IoT. Mais de 1.500 startup estão surgindo no mundo com essas novas tecnologias, O mundo do setor de transportes com valor aproximado de 10 Trilhões de dólares será transformado pelo veículos autônomos e robôs industriais equipados com IA impulsionaram a reinvenção das fábricas e da produção. 
	3.1. Carro com piloto automático:
		Nvidia líder de Computação e Inteligência Artificial e Tesla inventaram carros que pilotam automático, grande parte das frotas futuramente estará sendo pilotada por máquinas treinadas para dirigir com precisão aos seus futuros obstáculos em seu cotidiano na estrada.
	Praticidade é o que define isso, conforto e precisão de ser levado por um carro automático para algum lugar é incrível, custos vai ser diminuídos, acidentes serão reduzidos a o extremo nas estradas. A confiança no passageiro no começo será muito pequena, medo do carro dar problema ou até mesmo o computador tentar fazer algo errado, mas é as tendências de mercados futuras e sim vai demorar as pessoas sentirem-se confiante nos pilotos automáticos. 
3.2. Casa Inteligente:
Casa inteligente e uma forma de se dizer, ela mesmo se adapta com seu cotidiano, ela é treinada para facilitar a vida do usuário e da família, muitas veze esquecemos de coisas que ela pode nos lembrar conforme nossas ações diárias. 
Cuidar de toda infra estrutura da casa como suspeita de problemas de vazamento, alto consumo de água desperdiçada conseguindo incorporar com IoT uma forma de economizar os gastos com água. Já na parte elétrica conforme a claridade do sol os níveis de claridade da luz diminui ou aumenta dentro da casa.
Já quando temos pessoas idosas em casa junto com casa automatizada não precisamos se preocupar se acontecer algum acidente doméstico própria automação vai poder visualizar com câmeras o que aconteceu e se necessário chamar a emergência para socorrer essa pessoa.
3.3. Varejo:
 IoT pode guiar a cliente para o item que ela viu on-line quando ela entra na loja e envia uma mensagem de texto para ela com um cupom personalizado para que possa fazer a compra na loja física naquele dia. A tecnologia de IoT também pode fornecer dados para otimizar os layouts de lojas, permitir o pagamento das compras.
Os sistemas IoT exigem formatos modernos de lojas e investimentos em sistemas de dados e sistemas de pagamento eletrônico. Esse não é um problema nas economias avançadas, mas poderia travar a adoção IoT em economias em desenvolvimento. Minúsculos varejistas independentes representam lojas na maioria do comércio varejista em lugares como o México e a Índia.
 3.4. Google Cloud IoT: 
O Google Cloud IoT é um conjunto de serviços totalmente gerenciados e integrados que permitem conectar, gerenciar e ingerir, de forma fácil e segura, os dados IoT a partir de dispositivos dispersos a grande escala, processar, analisar e visualizar esses dados em tempo real e implementar operações Mudar e tomar as ações conforme necessário. 
Fabricação Gerenciando e monitorando dispositivos globalmente dispersos como um único sistema em tempo real para melhorar a eficiência operacional. Faça a manutenção de forma proativa (e, em alguns casos, automaticamente) e reduza os custos de reparo ao capturar o status do dispositivo em tempo real antes de implantar pessoal e recursos. 
Transporte Inteligente Obtendo dados para gerenciar de forma inteligente redes de transporte e logística para garantir que os veículos e os navios estejam no lugar certo no momento certo. Recolher e armazenar a telemetria que pode ajudá-lo a repensar a forma como os veículos são mantidos.
Óleo e gás realizando manutenção preditiva de recursos e maquinário em sites de produção. Compreenda como os componentes interagem para projetar sistemas mais eficientes e duráveis.
4. Big Data:
Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados. 
Este termo muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados, e raramente a um determinado tamanho do conjunto de dados. Maior precisão nos dados pode levar à tomada de decisões com mais confiança. Junto a Internet das coisas podemos melhores decisões podem significar maior eficiência operacional, redução de risco e redução de custos nos meios de produção e serviços.5. Conclusão
	Levando-se em conta o que foi observado com IoT o futuro de nosso planeta está nas mãos da tecnologia. IoT pode nos ajudar em inúmeras formas no nosso cotidiano. Essa é a nova tendência de mercado atualmente e cada vez aumenta mais a busca dessa tecnologia em todos os meios de trabalhos possíveis, mesmo tirando muitas vagas de serviços podem abrir novas vagas para o setor de Tecnologia para sim administrar essa grande massa de dados que está por surgir ainda.
6. Referências
 
Nvidia, Lider de computação em IA <http://www.nvidia.com.br/object/ai-computing-br.html>
Acesso dia 05 de junho às 22:35 horas de 2017.
Sas, o que é Big Data? <http://www.sas.com/pt_br/insights/big-data/what-is-big-data.html>
Acesso dia 06 de junho às 10:20 horas de 2017;
Intel, Como começar a desenvolver para direção automática <https://software.intel.com/pt-br/articles/automated-driving/get-started> Acesso dia 06 de junho as 10:59 horas de 2017;
Intel, Developer Zone <https://software.intel.com/pt-br/ai?cid=sem43700018478118593&intel_term=%2Binteligencia+%2Bartificial&gclid=CjwKEAjwvYPKBRCYr5GLgNCJ_jsSJABqwfw7RLQ2Mm_VCgd8ZE0ILHGFaYj-1ff4TLz93c9G4gdLMBoCOlvw_wcB&gclsrc=aw.ds>
Acesso dia 06 de junho às 12:46 de 2017.
Google, Google Clound Iot <https://cloud.google.com/solutions/iot/?dclid=CIiMk6mxvdQCFUpShgodBeALsg>
Acesso dia 07 de junho às 13:32 de 2017.

Continue navegando