Buscar

Exercício de fixação 1º estágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de fixação -Economia Política 
1)O que é economia ? É uma ciência social que estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade, a fim de satisfazer as infinitas necessidades humanas.
2) Qual o objetivo de estudo da economia? A questão da escolha, escassez, as necessidades, recursos ( terra, trabalho e capital), produção ( o que produzir, como produzir e para quem produzir), distribuição.
3)Porque ocorre a escassez? Os recursos são limitadas e as necessidades humanas ilimitadas. As pessoas têm mais necessidades do que meios para satisfazê-las. Dessa forma, ela vai de ocupar na maneira como resolver essa situação de necessidade e recursos.
4) O que é necessidades humanas: É a sensação de carência de algo unida ao desejo de satisfazê-la.
5) Quais os tipos de necessidades : São divididas em quatro tipos: Necessidade do indivíduo ( natural e social), necessidade da sociedade ( coletivas e públicas), necessidades primárias e necessidades secundárias.
6) Quais os dois tipos de satisfação de necessidades, enquanto a sua natureza? Elas podem ser materiais ou não- matérias.
7)O que é a curva de possibilidades de produção? É um recurso utilizado pelos economistas para ilustrar o problema da escassez.
8) O que é sistema econômico? É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Desenvolvendo as atividades econômicas de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.
9)Quais são os três problemas básicos do sistema econômico? O que produzir ( fazer uma escolha diante das possibilidades), como produzir (recursos produtivos que serão utilizados para a fabricação dos produtos escolhidos) e par quem produzir.
10) Quais são os elementos básicos de um sistema econômico? Estoques de recursos produtivos ou fatores de produção, complexo de unidades de produção e conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
11) O que é bem? É tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas,de forma direta ou indireta aos desejos e necessidades.
12)O que são bens econômicos ? São relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. Esses têm preço.
13)Determine os tipos de bens que existem e suas definições:
São oito, livres, econômicos, de capital, de consumo, intermediário,finais, bens privados, bens públicos.
O bem livre é : Aquele que existe em quantidade ilimitada e pode ser obtido com pouco ou nenhum esforço humano. Não possui preço e não são apropriáveis. Ex: Luz solar, ar, mar, etc.
Econômicos: São escassos em quantidade, dada sua procura e apropriáveis. É objeto de estudo da economia.
Capital: São aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Não atendem diretamente às necessidades. Ex: Máquinas, equipamentos, instalações, computadores, edifícios, etc.
Consumo: São aqueles que se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados em duráveis ( geladeiras, automóveis) ou não- duráveis ( alimentos, produtos de limpeza).
Intermediários: São aqueles transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo ( matérias- primas, fertilizantes, borracha, vidro, componentes, etc. Obs: Devem sofrer novas transformações antes de se converterem em bens de consumo ou capital.
Finais: São aqueles que já passaram por todos o processos de transformações possíveis, significando que estão acabados. Dessa forma, já sofreram todas as transformações necessárias para seu uso ou consumo.
Privados: São produzidos e possuídos privativamente. Ex: Automóvel, rádio.
Públicos: Refere-se ao conjunto de bens gerais fornecidos pelo setor público. Ex: Educação, justiça, segurança, transporte.
14) O que são recursos ou fatores de produção e quais os tipos e o que são eles.
Primeiro, os atores são elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. E se dividem em três, terra, trabalho e capital.
A terra: É usado no sentido amplo, não sendo só a terra cultivável e urbana, como também os recursos naturais que contém.
Trabalho: O homem é o fator de produção básico, sendo a população economicamente ativa da sociedade. O homem tem de empregar trabalho, com maior ou menor esforço, para aproveitamento dos fatores naturais, ou seja, é necessário revolver a terra, semeando, plantando, fertilizando, colhendo, e também caçando, pescando, domesticando animais, etc. Deste modo, o trabalho insere-se entre os fatores produtivos.
Capital: Corresponde ao conjunto dos edifícios, máquinas, equipamentos e instalações que a sociedade dispõe para efetuar a produção. Essa existência de meios elaborados e demais meios utilizados no processo produtivo.
15) Quais são os dois agentes econômicos fundamentais? As unidades produtivas ou empresas e as unidades consumidoras ou proprietários dos fatores de produção ( ou famílias).
As famílias ( ou unidades familiares);
As empresas ( ou unidades produtivas);
O governo;
16) Explique a diferença entre a microenomia e macroeconomia: 
Micro: é a teoria econômica que estuda o comportamento das unidades, como consumidores, indústrias e empresas e suas inter- relações.
Macro: É o ramo da teoria econômica que estuda o funcionamento da economia como um todo, obtendo uma visão simplificada da economia, e permitindo conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou conjunto de países.
17) Quais são os grandes setores da economia? O setor primário ( agropecuário, extrativismo e pesca). O setor secundário ( indústria) e o setor terciário ( serviço, comércio).
18) Como se estabelece a relação entre os agentes econômicos ( empresas e famílias) nos fluxos real e monetário da economia?
As famílias vão consumir bens e serviços finais e produzidos pelas empresas. Já as empresas vão fornecer bens e serviços aos consumidores. Depois a família fornece fatores produtivos para as empresas e elas vão utilizar esses fatores produtivos fornecidos pelas famílias.
19)Explique a diferença de fluxo real e monetário.
O sistema econômico funciona da seguinte maneira: As famílias fornecem seus recursos (mão de obra) às empresas e as empresas produzem e fornecem às famílias os bens e serviços de que necessitam. Chamamos isto de fluxo real.
Com o auxílio do dinheiro (moeda), as empresas pagam às famílias pelo serviço realizado e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas os bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.
O fluxo real e o monetário interligam as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos.
Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.
Mas ainda existe mais um agente econômico que não mencionamos, mas deve ser incluído: o governo.
20) O que é salário? É o conjunto de renda que recebem os trabalhadores, em dinheiro ou em espécie, pela prestação de seus serviços para terceiros.
21)Qual o critério usado usado para a contratação de trabalhadores para uma empresa?
A empresa contratará trabalhadores sempre que este adicionarem mais as receitas do que a seus custo. Isso quer dizer que a empresa compara o valor que produz um trabalhador por unidade de tempo. A empresa somente decidirá contratar um trabalhador quando o valor produzido for maior que o custo de sua contratação.
22) O que é demanda de trabalho? É o número de pessoas que estão dispostas a ser contratadas pelas empresas a cada nível de salário.
23) É correto afirmar que “ a distribuição de recursos é realizada na esfera produtiva e a redistribuição pelo governo”?
24) 5. A Economia é uma ciência não-normativa. Explique.A Economia pode ser considerada uma ciência não normativa pois o estudo econômico tem por base uma abordagem positiva, que busca explicar os fatos econômicos, avaliando suas causas e consequências e bem como estudando instrumentos de política econômica, sem entrar em considerações de juízo de valor na análise.

Continue navegando