Buscar

civil vi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A servidao de trasito é obrigatoria quando favorecer predio escavado que tenha saida para via pública.
Resposta: Errado, A questão exigia do candidato o conhecimento sobre a diferença entre passagem forçada, que é um direito de vizinhança existente a favor de dono de prédio encravado e sem saída para a via pública (previsto no artigo 1.285 do Código Civil) e o instituto da servidão, que é constituído mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, nos termos do art. 1.378 e seguintes do Código Civil.
Caso o dono do predio serviente esteja negando o direito de servidao de tirada de agua estabelecida ao dono do predio dominante caberá ação de interdito proibitório.
Resposta: Errado, Constituída a servidão de água, não pode o dono do prédio serviente privar de seu uso o prédio dominante, cabendo a este ação para manter-se na posse esbulhada. A servidão aparente não precisa ser transcrita para efeito de proteção possessória. Na servidão descontínua e que depende de emprego de motor, a despesa com seu uso recai sobre o dono do prédio beneficiado. 
Caso o propietario do prédio serviente destrua a cerca colocada pelo propietario do prédio dominante, estabelecida a servidão caberá ao dono do prédio dominante a ação confessória.
Caso o dono do prédio serviente verifique que a cerca de 11 anos utiliza a servidão de passagem, pois o poder público construí uma via pública paralela ao imóvel caberá extinção de servidão.

Continue navegando