Buscar

Banco de questões Biocombustíveis e energias alternativas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sheet1
	"A energia eólica é a energia que provém do vento. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionandos por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizanda na moagem de grãos ou para bombear água. Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandesturbinas colocadas em lugares de muito vento. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Em relação à energia eólica é INCORRETO afirmar que:	Pode ser utilizado em áreas urbanas sem restrições.
	"Biodiesel refere-se ao combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal (e .g ., sebo) ou vegetal, comum álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação)". A partir do texto acima assinale a alternativa FALSA em relação à produção de Biodiesel:	Há utilização de microorganismos.
	"Biomassa é um material vegetal orgânico que armazenou a energia do Sol na forma de energia química. É, ainda, a quantidade de material vivo existente numa determinada área, em determinado momento, em geral expressa em unidades de energia ou no peso seco de matéria orgânica não -fóssil". Baseado nas informações apresentadas, assinale a alternativa que NÃO representa uma origem da biomassa:	Carvões minerais (hulha e antracito) 
	A energia obtida apartir de fontes que podem se recompor num ritmo capaz de suportar sua utilização sem restrições ou risco de esgotamento e chamada de:	Energia renovável.
	A figura abaixo ilustra a atual matriz energética brasileira (MEB), segundo informações da agência nacional do petróleo, gás natural e biocombustíveis (ANP, 2006; souza, 200). Essa figura revela o quão diversificado é o Brasil, quanto a disponibilidade de fontes alternativas de energia limpa ou renovável. Em relação a MEB é INCORRETO afirmar que:	A biomassa é a que mais contribui para a MEB. 
	A produção de Biogás é possível apartir de diversos resíduos orgânicos. Assinale a alternativa em que o resíduo NÃO representa uma matéria-prima para a produção de biogás:	Resíduo hospitalar.
	A produção de etanol no Brasil tem crescido muito nos ultimos anos. Esse biocombustível é produzido a partir do processo de fermentação do caldo da cana-de-acúcar, mas para ser finalizada a sua produção há necessidade de outra operação unitária, está é definida como: 	Processo de Destilação
	Marque a alternativa que NÃO representa exemplo de matéria-prima para a produção de biogás:	Carvões minerais.
	Marque a alternativa verdadeira em relação aos biocombustíveis: 	São combustíveis produzidos a partir de biomassa. 
	O biocombustível bio-óleo é produzido a partir de biomassa, como a mucilagem do sisal, bagaço de cana entre outras. Esse processo de produção do bio-óleo acontece através da reação:	Pirólise rápida 
	O biodiesel é um combustível feito com óleos vegetais (soja,amendoim, mamona, dendê ,etc.) que pode ser obtido em processos como:	Esterificação.
	O debate atual em torno dos biocombustiveis, como o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa, tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque:	Contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.
	O etanol é um álcool, um composto orgânico oxigenado, també, denominado álcool etilico, e sua fórmula química é o C2HSOH. O etanol pode ser produzido a partir de matérias-primas como:	Cana-de-açúcar e milho.
	Os biocombustíveis são combustíveis produzidos a partir da biomassa (matéria orgânica), isto é, de fontes renováveis ¿produtos vegetais ou compostos de origem animal. As fontes mais conhecidas para a produção dos biocombustíveis, no mundo são:	Cana-de-açúcar, milho, soja, semente de girassol, madeira e celulose.
	Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:	Mais da metade da energia consumida no pais provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;
Sheet2
	Quais as vantagens do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar sobre os demais tipos de etanol?	As vantagens são: É necessário menos território para produzir a mesma quantidade de etanol em relação a outra, matérias primas. - Se apoveita o bagaço da cana-de-açúcar para gerar energia. - Produção mais barata. - Pode transformar área de pastagens para plantação da cana-de-açúcar.
	Quais são os principais desafios e fatores limitantes para um maior desenvolvimento do biodiesel no Brasil?	O biodiesel é a combinação de energias fósseis mais gordura animal ou vegetal, onde hoje em dia para obter gorduras de vegetais, animais, estariamos competindo com a produção de alimentos, além de suprir a nessecidade de alimentos, outro fator seria desmatamento para criar plantações ou pastos para criações de animais para abate, sendo que hoje o objetivo seria diminuir o desmatamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais