Buscar

Material Aula Ciencia Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
- Em sentido amplo, a ciencia politica é o estudo dos fenômenos e das estruturas politicas de forma sistemática e rigorosa, alicerçado num exame minucioso dos fatos expostos através da racionalização.
- Já em sentido mais restrito e limitado, a ciência politica é à busca de uma orientação de estudos a qual procura aplicar à analise do fenômeno politico a metodologia das ciências empíricas como a física e a biologia, especialmente as derivadas da filosofia neopositivista.
- Assim, o termo ciência é utilizado em oposição à opinião, pois não vai a busca de crenças ....
- Demarcação de diferenças entre filosofia politica, da qual fazem parte os pensadores clássicos como Hobbes, Kant, Hegel e Rousseau.
- Estes pensadores defendem como deve ser a politica e fala de utopias e a ciência politica contemporânea, que procura reenviar à pesquisa, a tradução da teoria em pratica.
II características da ciência politica contemporânea
- Mesmo que a constituição da ciência politica em ciência empírica como empreendimento coletivo e cumulativo seja algo recente, algumas obras clássicas como as de Aristoteles, Maquiavel, Montesquieu e Tocqueville, podem se (parcialmente) consideradas obras de Ciência Política.
- Estes pensadores e obras também buscam a formulação de tipologias, de generalizações, de teorias gerais, de leis relativas aos fenômenos políticos e tudo isso fundamentado no estudo da história, na análise dos fatos.
- Surgida no século passado como disciplina e como instituição, a ciência politica esteve presente de forma mais expressiva no positivismo da Saint-Simon e Comte, no marxismo e no darwinismo social.
- E a filosófica da ciência política moderna se da na medida que vai se distanciando as definições oriundas da matriz tradicional do direito, para abraçar o direito positivo.
- Ludwig Gumplowicz e Gaetano Mosca que viveram em torno de 1890 foram os primeiros a publicarem livros sobre Ciencia Politica.
- Atualmente a Ciencia politica esta intimamente relacionada com as ciências sociais, sendo grandemente influenciada por elas.
- Nos estadso unidos a ciência politica foi muito cultivada como ciência em...............
- O ponto de vista institucional dominado pela matriz jurídica tradicional foi trocado pelo monto de vista comportamento.............
- Pesquisa sobre o voto, a participação na vida de um partido, a clientela eleitoral, o processo de decisão, tudo isso não mais apenas com coletas de dados tirados da história, mas da observação direta e da pesquisa de campo com técnicas emprestadas da sociologia.
IV. As principais operações da ciência politica
- A multiplicidade de dados permite a ciência politica contemporânea separar os melhores dados para obter um resultado mais rigoroso e mais próprios da ciência empírica: como classificação, formulação de generalizações e consequente formação de conceitos gerais, determinação de leis, pelo menos de leis estatísticas e prováveis, de lei de tendência, de regularidade ou uniformidade, elaboração de teorias.
V. Explica e previsão
- A finalidade da ciência politica é de explicar os fenômenos objetos de seu interesse, e não apenas limitar-se a sua descrição.
- Com as operações que vai desde a classificação à formulação de generalizações, de uniformidade, de leis de tendências e de teorias, a sua tarefa acaba sendo cada vez mais difícil.
Aula dia 11/08/2014
E a ação de um grupo de pessoas dirigida especificamente para a condução do ato de governar. Importa compreender as posições que devem ser tomadas para que o Estado seja efetivo a partir da ação do seu governante.

Continue navegando