Buscar

Disciplina.docx Dependencia Biomecanica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
	Avaliação:  GDU0675_NF_201503846768 (AG)  1545     Data: 03/11/2017 17:30:07 (F)       Critério: NF
	Aluno: 201503846768 - OLIVEIRA
	Nota Prova: 7,0 de 10,0      Nota Partic.:
	Nota SIA:
	
Estação de trabalho liberada pelo CPF 14360046758 com o token 244733 em 03/11/2017 17:21:10.
	 
		
	CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 1143895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os métodos de medição utilizados pela Biomecânica para abordar as diversas formas de movimento são a Cinemetria, a Dinamometria, a Eletromiografia e, a Antropometria. Utilizando estes métodos, o movimento poderá ser descrito e modelado matematicamente, permitindo uma melhor compreensão dos mecanismos internos reguladores e executores do movimento do corpo humano. Com base nos seus conhecimentos analise as afirmativas abaixo a assinale a alternativa correta. I - Na dinamometria os sistemas são orientados para as medições dos movimentos e posturas dos gestos desportivos realizados pelos atletas, através de imagens, registro de trajetórias, decurso de tempo, determinação de curvas de velocidade e de aceleração, entre outras variáveis derivadas. II - Na cinemetria os sistemas de medição são orientados para obtenção das forças de reação do solo (forças externas) e das pressões dinâmicas exercidas por partes do corpo na sua interação com o meio ambiente. III - Na antropometria são obtidas as medidas inerciais do corpo do atleta, onde são usados desde a fita métrica, balanças, paquímetros digitais e até sistemas de digitação a laser no registro dos parâmetros antropométricos. IV - Na eletromiografia são medidas as diferenças de potenciais elétricos, na tentativa de avaliar as ações, tentando verificar os níveis de participação de cada músculo ou parte deste.
		
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 604319)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O estudo da cinemática permite a interpretar e descrever os movimentos no corpo humano; Movimento na articulação glênoumeral, realizado no plano horizontal, eixo longitudinal, de direção medial. Marque a opção correspondente ao movimento acima.
		
	 
	Rotação externa
	
	Abdução horizontal
	
	Extensão
	
	Adução horizontal
	 
	Rotação interna
		
	
	 3a Questão (Ref.: 829166)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Circo de Soleil, um equilibrista faz uso de uma grande vara para andar sobre uma corda horizontal esticada a 20 metros do picadeiro. Esse procedimento serve como artificio para que ele mantenha seu centro de gravidade dentro de sua base de sustentação, que no caso são os pés. Considerando os três tipos de equilíbrio dinâmico, qual o tipo de equilíbrio que o artista experimenta ao caminhar sobre a corda?
		
	
	Problemático
	
	Estável
	 
	Instável
	 
	Recuperado
	
	Indiferente ou Neutro
		
	
	 4a Questão (Ref.: 601370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A composição interna dos componentes contráteis que formam a fibra muscular é caracterizada por filamentos finos e grossos. Assinale a alternativa que apresenta respectivamente estes filamentos.
		
	
	miosina e actina
	
	actina e tropomiosina
	
	tropomiosina e actina
	
	troponina e tropomiosina
	 
	actina e miosina
		
	
	 5a Questão (Ref.: 1035232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante uma sessão de treinamento com peso é pedido ao executante que realize 10 repetições completas do movimento articular, e ao término da décima repetição, realize mais 10 movimentos na metade final da trajetória da amplitude de movimento. Com base no texto acima, que fator mecânico afetou na geração de força muscular:
		
	
	O ciclo excêntrico-concêntrico;
	
	O ângulo de inserção muscular.
	 
	A relação tempo x tensão;
	
	A relação comprimento x tensão;
	
	A relação força x velocidade;
		
	
	 6a Questão (Ref.: 649161)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma senhora de 67 anos fora orientada a caminhar depois de ter apresentado pneumonia e ter ficado muito tempo acamada. Recomendou-se caminhada inicial de 20 minutos, aumentando o tempo a cada 2 dias até chegar a 1 hora; isso 3 vezes na semana. Sabendo que a mesma apresenta importante diminuição de massa muscular e massa óssea, analise as questões e marque a alternativa correta :
		
	
	A massa óssea não pode ser recuperada em sua totalidade, contudo a força de cisalhamento gerada nos ossos, permite uma boa adaptação da mesma.
	
	A caminhada não traduz uma atividade física capaz de ajudar na manutenção de massa muscular e / ou óssea cabendo, somente, exercícios de musculação.
	
	Por se tratar de uma senhora com esse histórico, é incorreta a indicação de qualquer atividade física.
	 
	As articulações, seja pela diminuição da massa muscular, seja pela diminuição da massa óssea, devem apresentar, possivelmente, uma degeneração que facilita restrições nos movimentos angulares.
	
	Com a redução da massa muscular, é possível que a mesma apresente fibras atrofiadas e hipotrofiadas que nunca mais poderão ser recuperadas.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 872314)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A estabilidade articular é a capacidade da articulação de resistir ao afastamento anormal entre as superfícies ósseas articuladas. Pensando no conceito de estabilidade articular, analise as afirmativas a seguir e assinale a única opção correta: I. Quanto menor for a estabilidade da articulação, maior será a dependência dos mecanismos proprioceptores. II. Os tendões e ligamentos participam ativamente da estabilidade articular. Nesse sentido, o ligamento tem menor característica elástica quando comparado aos tendões. Por esse motivo, em caso de lesão, essa estrutura é a primeira a ser afetada. III. A posição travada refere-se a uma condição de pouca estabilidade.
		
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 768281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João, de quarenta anos de idade, exerce atividade laboral que exige movimentos de flexão e extensão da coluna lombar: carrega uma carga de peso médio em membros superiores a cada movimento. Sua jornada de trabalho é de seis horas ininterruptas. Após comparecer ao setor de fisioterapia referindo dores nas costas, o paciente recebeu o diagnóstico de dor lombar baixa por artrose, compressão discal lombar e distensão muscular paravertebral. Com base nessa situação, assinale a opção correta acerca das forças compressivas sobre a coluna vertebral e do tratamento mais indicado ao caso.
		
	
	Os músculos abdominais devem ser bem fortalecidos, pois, ao se contraírem, diminuem a pressão intra-abdominal, assim como a força compressiva sobre a coluna e reduzem, ainda, as atividades dos músculos eretores da coluna.
	
	Exercícios de agachamento estão bem indicados para o controle das pressões interdiscais, mesmo na fase aguda, desde que não piorem o quadro já existente.
	
	A orientação quando o paciente estiver de repouso deve ser de assumir uma posição de decúbito lateral com os membros estendidos, visando diminuir as forças compressivas sobre as vértebras lombares.
	
	Ao se realizar a flexão de tronco, a força de cisalhamento que age na articulação lombossacra é menor do que quando o paciente está na posição de pé.
	 
	Para diminuir as pressões intradiscais na posição de pé, uma das orientações deve ser a do paciente colocar um dos pés na frente do outro e ainda apoiá-lo um pouco acimado nível do solo.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 593295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual ligamento encontra-se no interior da articulação do quadril e passa da fossa acetabular para a fóvea da cabeça do fêmur no aspecto medial da cabeça femoral, um pouco posterior e inferiormente ao centro. Constituído por uma banda achatada de fibras colágenas bem organizadas, encontra-se alojado no fundo do acetábulo e varia de 30 a 35mm de comprimento.
		
	
	Ligamento iliofemural
	
	Ligamento isquiofemural
	
	Ligamento colateral medial
	
	Ligamento Pubofemural
	 
	ligamento da cabeça do fêmur
		
	
	 10a Questão (Ref.: 44101)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um jogador de futebol de campo, ao realizar o movimento de chute na bola em direção ao gol - no momento próximo ao seu pé entrar em contato com a bola, quais são os tipos de ações musculares que estão ocorrendo no m. quadríceps e mm. isquiotibiais neste momento? Assinale a alternativa correta que esta e em ordem a ação muscular destes.
		
	
	ação isométrica, ação excêntrica.
	 
	ação concêntrica, ação excêntrica.
	
	ação excêntrica, ação isocinética.
	
	ação excêntrica, ação concêntrica
	 
	ação concêntrica, ação isométrica.

Outros materiais