Buscar

Pirâmide de Cristal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pirâmide de Cristal
Roger Cahen nos oferece uma 'estrutura' de valores que serve para que possamos definir a identidade e a imagem de uma empresa, a essa estrutura o autor denomina de 'Pirâmide de Cristal'. 
- A concepção de uma 'estrutura de cristal' ao contrário do que se possa imaginar não diz respeito à ideia de fragilidade, mas a ideia de transparência 
pirâmide de cristal 
Filosofia - é o valor essencial de uma organização, é o que define sua lógica, sua forma de atuação e a maneira como se relacionará com seus públicos de interesse. A própria comunicação pode ser a filosofia da organização. 
Políticas - Segundo Cahen, as políticas se caracterizam por posições formais, regras e protocolos organizacionais, que podem de tornar documentos (a exemplo dos manuais de comunicação, de conduta, de ética, técnicos) ou sob a forma de posicionamento diante de situações de gestão. As políticas são a aplicação da filosofia, ou seja, a filosofia de uma organização é a matéria-prima para a definição de suas políticas. 
Atitudes - Não estão escritas, não são formais, mas é a maneira pela qual as pessoas percebem a organização, segundo Cahen. 
Se uma empresa de telefonia em sua publicidade que tudo é feito para atender o cliente e quando você, cliente, liga para o SAC fica horas esperando e sendo transferido de setor para setor é sinal de que atender você não é a real atitude da empresa. 
nada adianta definir uma promissora filosofia e formalizar sólidas políticas que se desmancharão nas atitudes. As atitudes nos lembram que organizações são feitas de pessoas e que se os valores não se transformam em atitude, é sinal de há problemas de gestão e que a realidade corporativa é outra. Atitudes negativas afetam diretamente 
a comunicação integrada não serve apenas à uma função tático-operacional, comunicar valores, mas acima de tudo deve interferir em sua concepção e posicionamento estratégico. 
Atividades - É o que empresa faz, seus negócios, onde e como atua no mercado e diante do interesse público. Portanto é o 'cume' da pirâmide, ou seja, as atividades da organização devem traduzir a filosofia, as políticas e as atitudes da empresa. 
Todos esses elementos reunidos servem para que o profissional de comunicação possa conhecer a organização na qual atuará, para que seja possível realizar um diagnóstico da cultura organizacional. Podemos identificar a cultura organizacional como o conjunto de fatores, elementos, hábitos, procedimentos que definem uma organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando