Buscar

RDR Gilberto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� EMBED Word.Picture.6 �����FURNAS
CENTRAIS ELÉTRICAS S. A.�Assessoria de Treinamento - AST.N��
�����
NOME: Frankcimar Souza da mota 
TURMA: Eng-Eletrica 10º RA:6622347175
1) Como se caracteriza um processo? 
A variável de processo é uma grandeza física que altera seu valor em função de outras variáveis e principalmente em relação ao tempo. O objetivo do controle de processo é o de manter uma variável constante ou, no mínimo, variando dentro de certos limites estabelecidos.
2) Como podemos definir que variáveis de um processo?
São condições internas ou externas que afetam o desempenho de um processo, em todos os processos industriais é absolutamente necessário controlar e manter constantes algumas variáveis de processo, tais como pressão, nível, vazão, temperatura, pH, condutividade, velocidade, umidade.
3) Defina variável controlada.
É aquela que mais diretamente indica a forma ou o estado desejado do produto. 
4) Defina variável manipulada?
É aquela sobre a qual o controlador automático atua, no sentido de se manter a variável controlada no valor desejado.
5) Qual a inconveniência da ação proporcional pura?
A característica da ação proporcional é de acelerar a resposta da variável do processo, após uma sequência de variações da própria variável ou mudança do set-point. O estudo da ação proporcional sobre um processo em malha fechada mostra que a correção da ação proporcional deixa sempre um offset, ou seja, não elimina totalmente o erro.
6) Quando se faz necessário a utilização de um controlador P (proporcional + I (integral ) ao invés do P ( proporcional ) puro ?
Se utilização de um controlador integral em sistemas de primeira e segunda ordem (sem zeros), no que diz respeito à localização dos polos do sistema em malha fechada.
Os efeitos do uso de um controlador proporcional em sistemas de primeira ordem (sistemas que possuem um único polo), visando uma melhor compreensão da influência do mesmo em sistemas de controle.
7) O que acontecera com um processo, quando ajustamos o controlador com uma faixa proporcional demasiadamente pequena.
Produzirá uma variação demasiadamente grande na saída
8) Ao alteramos a faixa proporcional de um controlador P + I estamos alterando?
Ocorre uma alteração na porcentagem de variação da variável controlada capaz de produzir a abertura ou fechamento total da válvula.
9)Descreva a vantagem da ação derivativa?
Uma vantagem da ação derivativa é o seu caráter antecipatório já que é proporcional à derivada do erro. Desta forma, quando o erro começa a crescer a ação derivativa inicia uma ação corretiva antes que o erro se torne grande, aumentando assim a estabilidade do sistema.
10)Como podemos definir controle automático?
O termo atual controle automático de processo foi definido quando os procedimentos do controle automático foram aplicados para tornar mais eficiente e seguro a manufatura de produtos. O controle automático de processo é em grande parte responsável pelo progresso que vem acontecendo nas últimas décadas na indústria. O principal objetivo do controle automático de processo é conseguir que uma variável dinâmica se mantenha constante em um valor específico. Basicamente, as estratégias de controle instaladas nas indústrias se dividem em duas: Controle realimentado (feedback) e controle antecipatório (feedforward).
11)Como podemos definir controle em malha aberta.
O controle em malha aberta consiste em aplicar um sinal de controle pré-determinado, esperando-se que ao final de um determinado tempo a variável controlada atinja um determinado valor ou apresente um determinado comportamento. Neste tipo de sistema de controle não são utilizadas informações sobre evolução do processo para a determinar o sinal de controle a ser aplicado em um determinado instante. Mais especificamente, o sinal de controle não é calculado a partir de uma medição do sinal de saída.
12)As funções básicas de controle, são?
Medição, Comparação, Computação, Correção
13)Quais são os atrasos de tempo do processo?
Atrasos no sistema de controle, atrasos de tempo no sistema de controle, atraso nos meios de medição, atrasos do detector de erro e do amplificador nos controladores pneumáticos, atraso de transmissão pneumática e atraso do elemento de controle.
14)Quais são as ações de controle?
AÇÃO DE CONTROLE ON-OF (LIGA-DESLIGA), AÇÃO PROPORCIONAL (AÇÃO P), AÇÃO INTEGRAL, AÇÃO PROPORCIONAL + INTEGRAL (AÇÃO P+ I), AÇÃO DERIVATIVA (AÇÃO D), AÇÃO PROPORCIONAL + INTEGRAL + DERIVATIVA ( PID )
15)Quais os modos de controle?
Modo de controle pode ser um termo que se refere a como está sendo gerada a saída do controlador: em modo automático (realimentando a malha) ou em modo manual (em malha aberta, sem realimentação). Também pode se referir ao sentido de variação da saída do controlador: modo direto (se PV aumenta, a ação de controle aumenta) ou modo inverso (se PV aumenta, a ação de controle diminui). A seleção da ação de controle apropriada estabelece a realimentação negativa, pela definição da direção da resposta do controlador. 
16)Defina controle de duas posições.
Os sistemas de controle automático descontínuos apresentam um sinal de controle que normalmente assume apenas dois valores distintos, 0% e 100%. Eventualmente, este sinal poderá ser escalonado em outros valores. Este tipo de controle também é conhecido (ON-OFF). • De duas posições sem histerese • De duas posições com histerese. Controle descontínuo de duas posições sem histerese - É o tipo de controle em que a variação da variável do processo é definida apenas por um único ajuste no elemento controlador. Controle descontínuo de duas posições com histerese - É o tipo de controle em que a faixa de variação da variável do processo é definida por dois ajustes, um mínimo e um máximo, no elemento controlador. É o tipo de controle em que a faixa de variação da variável do processo é definida por dois ajustes, um mínimo e um máximo, no elemento controlador
17) A porcentagem do range do instrumento que corresponde ao curso completo do elemento final de controle chama-se:
Faixa proporcional
18) Definimos a relação entre a variação de saída e a variação de entrada chama-se:
Ganho proporcional 
19) Qual o principal problema se aumentarmos a faixa proporcional de um controlador?
.
�ANGRA 1
�PAGE �3�
_924355408.doc
�

Outros materiais