Buscar

Psicologia caso concreto 09

Prévia do material em texto

Caso concreto 09.
Aplicação Prática Teórica
1- Joana sofreu violência de um namorado quando tinha 24 anos. Segundo relata no início do namoro ele era carinhoso, cuidadoso e se mostrava sempre gentil. Entretanto, as atitudes foram mudando. A primeira vez que Pedro a agrediu ele estava muito bêbado e deu-lhe um tapa no rosto. Joana ficou apavorada, desceu do carro e foi embora de táxi. Mas, ele ligou se desculpando e responsabilizando a bebida e reataram. Na outra vez eles estavam num evento e novamente ela foi agredida só que agora na frente de todos. Joana chorou muito e os amigos queriam levá-la para casa, mas, mais uma vez ela perdoou.Com o passar, Pedro foi se mostrando mais agressivo gritando por qualquer motivo e a tratando muito mal.Fazia ameaças constantes, ela não podia sair de casa, não podia ter amigos e era monitorada por ele nas redes sociais. Joana não se abria com ninguém. Tinha vergonha de falar o que estava passando e sempre aparecia em fotos com ele parecendo estar feliz e realizada. Joana entrou em depressão passou a ter crises de pânico e fazer uso de medicamentos controlados e,não conseguia se libertar de Pedro.Até então a família não sabia de nada pois, Joana estava constrangida por estar vivendo e estendendo essa situação. Não aguentando mais a pressão de Pedro Joana se abre com a família que a induz a recorrer aos meios legais e denunciá-lo.
Faça uma análise do caso de violência acima descrito.
Resposta : Muitas mulheres se calam e não denunciam o parceiro pelo fato de até mesmo ser ameaçada por ele, por vergonha ate mesmo tem ocasioes dela se sentir culpada, ela deveria denunciar até mesmo antes pois ela pode ser cumplice da omissao que permite que o ato se repita varias vezes. Lembrando que qualquer pessoa pode denunciar não precisa até mesmo ser a vitima 
2- A respeito de bullying, assinale a opção correta.
a) Trata-se de um fenômeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desa fios decorrentes de interações sociais.
b) Auxilia os alunos a demarcarem seu espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida, já que todos os envolvidos são levados a repensar seus papéis sociais.
c) O quadro de bullying está caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista.
d) Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agressão ou dela se defender.
e) As consequências para as pessoas que sofrem bullying são, em geral, prejudiciais ao seu desenvolvimento físico, mas nem sempre ao desenvolvimento emocional.
Resposta D
3- O assédio moral está na raiz de doenças ocupacionais, psíquicas e somáticas. Sobre essa forma de violência no ambiente de trabalho, é correto afirmar que:
(A) o conceito de assédio moral está restrito às relações entre um superior e seu subordinado;
(B) o assédio moral é equivalente ao assédio sexual e implica pressão por favores sexuais;
(C) o problema se dá entre indivíduos, devendo a empresa manter-se neutra e equidistante;
(D) o conceito de assédio moral diz respeito às humilhações e ofensas feitas sempre em público;
(E) o assédio moral é caracterizado pela permanência e intencionalidade da conduta ofensiva
Resposta E

Continue navegando