Buscar

Aula 1 Claudia CURRÍCULO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
Conceito de Currículo
 “Conjunto de experiências de aprendizagem planejadas bem como de resultados de aprendizagem previamente definidos, formulando-se umas e outras mediante a reconstrução sistemática da experiência e conhecimento humanos, sob os auspícios da Escola e em ordem ao desenvolvimento permanente do educando nas suas competências pessoais e sociais.”
(Tanner e Tanner)
 Etimologicamente o termo “currículo” encontra a sua raiz na palavra latina curriculum, derivada do verbo currere, que significa caminho ou percurso a seguir. 
Teoria Tradicional
Proporcionar uma educação geral e acadêmica à população.
O currículo era uma questão de organização e ocorria de forma mecânica e burocrática. A tarefa dos especialistas em currículo consistia em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitissem que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas. Estas ideias influenciaram muito a educação nos EUA até os anos de 1980 e em muitos países, inclusive no Brasil.												 Bobbit
CONCEITOS PRESENTES NA TEORIA CURRICULAR TRADICIONAL
Ensino
Aprendizagem
Avaliação
Metodologia
Didática
Organização
Planejamento
Eficiência
Objetivos
TEORIA CRÍTICA
Althusser – a escola é uma forma utilizada pelo capitalismo para manter sua ideologia, pois atinge toda uma população por um longo período de tempo. Essa ideologia dominante transmite seus princípios, por meio das disciplinas e conteúdos que reproduzem seus interesses e fazem com que a população menos favorecida tenha acesso limitado à cultura.
Bowles e Gintis – a escola reproduz um sistema dominante, são dirigidas aos trabalhadores subordinados e tende a reproduzir desigualdades.
Apple – o currículo reflete os interesses particulares das classes dominantes. A escola é transmissora de conhecimentos determinados por interesses dominantes (valores capitalistas) e questiona o papel do professor nesse processo.
HENRY GIROUX: 
por meio do processo pedagógico podemos levar as pessoas a se tornarem conscientes do papel de controle e poder exercido pelas instituições, mostrando que elas podem se tornar emancipadas/libertadas de seu poder e controle.
Os professores têm responsabilidade nesse processo, permitindo e instigando o aluno a participar, questionar, refletir.
Os estudantes devem ter seu espaço para serem ouvidos e suas ideias precisam ser consideradas.
CONCEITOS PRESENTES NA TEORIA CURRICULAR CRÍTICA
Ideologia 
Reprodução Cultural e Social
Poder
Classe Social 
Capitalismo
Relações Sociais de Reprodução
Conscientização
Emancipação/ Libertação
Currículo Oculto
Resistência
Teorias pós-críticas
Currículo Multiculturalista = nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.
Multiculturalismo = contra o currículo universitário tradicional (cultura branca, masculina e européia e heterossexual).
Teorias pós-críticas
Perspectivas :
Liberal ou humanista: tolerância, respeito e convivência harmoniosa entre as culturas.
 Crítica: cultura dominante faria papel de permitir que outras culturas tivessem seu espaço.
Teorias pós-críticas
As questões de gênero são uma das questões muito presentes nas terias pós-criticas.
O acesso a educação era desigual para homens e mulheres e dentro do currículo havia distinções de disciplinas masculinas e femininas.
Assim certas carreiras eram exclusivamente masculinas sem que as mulheres tivessem oportunidade.
Teorias pós-críticas
A intenção era que os currículos percebessem as experiências, os interesses, os pensamentos e os conhecimentos femininos dando-lhes igual importância.
As questões raciais e étnicas também começaram a fazer parte das teorias pós-críticas do currículo, tendo sido percebida a problemática da identidade étnica e racial.
É essencial, por meio do currículo, desconstruir o texto racial, questionar por que e como valores de certos grupos étnicos e raciais foram desconsiderados ou menosprezados no desenvolvimento cultural e histórico da humanidade e, pela organização do currículo, proporcionar os mesmos significados e valores a todos os grupos, sem supervalorização de um ou de outro.
CONCEITOS PRESENTES NA TEORIA CURRICULAR PÓS-CRÍTICA
Identidade / Diferença
Subjetividade
Significação e Discurso
Saber- Poder
Representação
Gênero/ Raça / Etnia / Sexualidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando