Buscar

AVALIAÇÃO LINGUAGEM DE SINAIS (OPTATIVA)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1 (CORRETA)
Turma da monica
	a.I apenas.
	* b.II e III.
	c.V apenas
	d.I e IV
	e.III apenas.
Pergunta 2 (CORRETA)
O Francês Abade L'Épée hoje em dia é conhecido como "Pai dos Surdos" devido suas grandes contribuições para língua de sinais. Entre seus feitos encontram-se a criação da primeira escola pública para surdos. Em 1799, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos em Paris, fundado por L'Épée, começou a ser financiado pelo governo. Mais tarde foi renomeado para Instituto St. Jacques. Os seus métodos de educação espalharam-se pelo mundo, inclusive no Brasil. A língua de sinais brasileira teve sua origem na língua de sinais Francesa quando Ernest Huet, ex-aluno do Instituto veio até o Brasil iniciando a escolarização dos surdos no Rio de Janeiro.
	a.Abade L'Épéecomeçou a pesquisar grupos de surdos e observou que eles utilizavam um tipo de comunicação apoiada no canal oral-auditivo.
	b.Começou a estudar o braile e encontrou relação com a língua de sinais.
	c.Utilizou o método oralista e a quantidade de professores surdos e crianças surdas na sua escola alcançava o índice de 50%.
	d.Utilizou o método audio-lingual e a quantidade de professores surdos e crianças surdas na sua escola alcançavaíndices excelentes.
	* e.Foi o primeiro a estudar uma língua de sinais usada por surdos, reconhecendo o seu valor linguístico.
 
Pergunta 3 (CORRETA)
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRASpode ser considerada uma língua porque: 
I- É natural das comunidades surdas , tem modalidade gestual-visual, possui regras gramaticais próprias.
II-São gestos percebidos através do canalvisual para comunicação comparáveis a mímica e pantomina.
III-É capaz de expressar ideias sutis, complexas e abstratas cumprindotodas as exigências de complexidade e expressividade de uma língua.
IV- A língua de sinais contém todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, fonologia, semântica, morfologia, sintaxe.
V- Pode ser ensinada na modalidade oral e escrita cumprindo o seu papel social de inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. 
Estão incorretas:
	a.As afirmativas I, III e IV
	* b.Apenas as afirmativa II, V
	c.Apenas as afirmativas III e IV
	d.Apenas as afirmativa I, IV, V
	e.As afirmativas II, III, V
 
Pergunta 4 (CORRETA)
Após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais pela Lei 10.436/02 regulamentada pelo Decreto 5626/05 foram implantados diferentes atendimentos especializados para os alunos surdos, entre eles: 
I - Intérprete de Libras/língua portuguesa
II - Instrutor surdo de Libras
III - Apoio educacional especializado
IV - Professores especialistas
V - Classes bilíngues na educação Básica
Relacione os itens da coluna acima à função de cada profissional ou serviço descrito na coluna abaixo dentro de um contexto bilíngue 
( ) Atendimento aos alunos surdos matriculados nas classes regulares no contra- turno.
( ) Profissional responsável pelo ensino e difusão da língua de sinais no ambiente escolar.
( ) Profissional ouvinte fluente nas duas línguas ( de sinais e língua portuguesa) responsável pela acessibilidade do surdo.
( ) Profissional formado a nível de especialização em educação especial proficiente na língua de sinais.
( ) Atendimento em salas exclusivas de surdos que tenham a língua de sinais como língua de instrução e comunicação
	a.I, II, III, IV e V
	b.II, I, IV, V e III
	* c.III, II, I, IV e V
	d.V, I,IV, III e II
	e.V, IV,I, II e III
Pergunta 5 (CORRETA)
	a.Ele não entende nada.
	b.Você não está me entendendo
	c.Eu não sou surdo
	d.Eu não estou louco
	*e.Eu não sou ouvinte.
Pergunta 6 (CORRETA)
A reação de uma família ouvinte em relação ao diagnóstico de uma criança surda é completamente variável. Em geral, todo ser que almeja ser mãe e pai, espera que seu filho nasça semelhante a eles. Para os pais, olhar para seu filho sem um dos sentidos sensoriais (audição) não é simples e aceitável de maneira natural. Isso se dá porque os pais, diante de tal situação são influenciados por conceitos que tentam esconder a surdez, desconsiderando a surdez enquanto diferença linguística e impedindo o desenvolvimento da criança pela Libras (CRUZ, 2010). Estes conceitos que reforçam a visão da educação de surdos com a função da reabilitação tem origem na visão: 
	a.metodológica da surdez
	*b.clínico-terapêutica da surdez
	c.sociológica da surdez
	d.antropológica da surdez
	e.metodológicabilíngue para surdos 
Pergunta 7 (CORRETA)
Sabe-se que no Brasil, a aquisição da língua portuguesa na sua modalidade escrita se dará por meio de exposição de diferentes tipos de texto, uma vez que a leitura se constitui como principal fonte para aprendizagem da língua portuguesa. O professor fluente nas duas línguas (língua de sinais e português) deverá explicar os textos na língua de sinais, bem como mostrar para os alunos a diferença e semelhanças entre uma língua e outra. Recentemente o Ministério da Educação em parceria com algumas editoras tem produzido materiais didáticos bilíngues através do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Estes materiais são acompanhados por um CD onde o aluno pode ter acesso a tradução dos textos dos livros para a língua de sinais. Esta ação que favorece a acessibilidade ao currículo e comunicação faz parte do cumprimento do que se manifesta em qual legislação que regulamenta a educação Bilingue?
	*a.Decreto5.626 de 22 de dezembro de 2005.
	b.Lei 10.436 de 24 de abril de 2002.
	c.L.D.B. – Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
	d.Lei10.098 de 19 de dezembro de 2000.
	e.Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999.
Pergunta 8 (CORRETA)
A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua utilizada como meio de comunicação pelas pessoas surdas no Brasil segundo a Lei 10.436/02.Trata-se de uma língua que não é universal com alto grau de expressividade e complexidade que possui os mesmos níveis linguísticos das línguas orais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, como por exemplo: (ASL) Língua de Sinais Americana, (LSF) Língua de Sinais Francesa, (LSE) Língua de Sinais Espanhola, (LSI) Língua de Sinais Italiana, dentre outros. Algumas características diferem as línguas orais das línguas de sinais e a principal é a modalidade: as primeiras constituem-se em uma modalidade oral-auditiva, enquantoas segundas, constituem-se em qual modalidade?
	a.modalidade mista pelarecepção de gestos, mímicas ou pantomima.
	b.modalidade oral-gestual pela recepção da oralidade através de mímica.
	c.modalidade oral-visual pelo uso da leitura labial e gestos.
	*d.modalidade gestual-visual pois a forma de emissão são os gestos das mãos e de recepção a visão.
	e.Modalidade natural pela recepção natural de gestos, sem estrutura gramatical própria. 
Pergunta 9 (CORRETA)
Lopes (2012) em seu estudo sobre a “Inclusão escolar de alunos surdos nas instituições de ensino regular” afirma que atualmente a política de inclusão de alunos com Necessidades Especiais Educacionais vem tomando grande proporção no Brasil. Diante desta realidade, para atender esta camada específica da sociedade que se encontra no interior da escola, o professor necessita realizar mudanças em suas práticas pedagógicas a fim de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento cognitivo e social de todas as crianças. No caso das crianças surdas na busca de atender adequadamente as especificidadeslinguísticas os professores devem superar antigos pressupostos organicistas e propor atividades de reflexão sobre as duas línguas através de uma nova experiência metodológica bilíngue, de forma a: 
I - Possibilitar a aquisição dalíngua de sinais através de estratégias visuais que contemplem a especificidade linguística do surdo de forma a favorecer a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita.
II - Possibilitar a aquisição dalíngua oral através de tratamento fonoaudiológico e de apoio as atividades escritas de forma a favorecer a aquisição da língua oral e integração do aluno surdo na sociedade ouvinte.
III - Favorecer o conhecimento da língua oral para posterior aquisição da língua de sinais pois o aluno surdo estando alfabetizado na língua majoritária terá mais facilidade em adquirir a língua oral.
IV - Favorecer a comunicação entre surdos e ouvintes preparando uma aula acessível a todos os alunos através do estímulo precoce na língua de sinais e ensino da língua portuguesa como segunda língua.
V - Observar e oportunizar novas formas de avaliação para os surdos e ouvintes através de atividades em que as duas línguas estejam em evidência.
Está correto o que se afirma nas afirmativas:
	a.I e II apenas.
	b.III e IV
	c.I apenas
	*d.I, IV e V
	e.V apenas.
Pergunta 10 (CORRETA)
Semelhantemente as línguas orais a Libras é dotada de uma gramática composta por itens lexicais, que se estruturam a partir de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos, os quais, embora apresentem especificidade, seguem também princípios básicos gerais. Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como das regras que determinam a formação de determinado sinal. Analisando a estrutura interna dos sinais Stokoe (1965) registrou os primeiros parâmetros da língua de sinais americana. Posteriormente outros linguistas identificaram mais dois parâmetros formacionais das línguas de sinais. Identifique a alternativa que contempla os parâmetros de formação do sinal.
	a.Configuração de mão, classificadores, ponto de sinalização, expressões manuais,orientação da palma
	b.Suspensão, classificadores, configuração de mão, expressões não-manuais,orientação, ponto de articulação.
	* c.Configuração de mão, ponto de articulação, expressões faciais/corporais, orientação da palma, movimento.
	d.Expressões faciais/corporais, movimento, configuração de palma, orientação de movimento, ponto de sinalização.
	e.Configuração de ponto, articulação de mão, classificadores, movimento e expressões faciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando