Buscar

DIREITO CIVIL 03082017

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL- 03/08/2017
O código civil atual veio a ser publicado 14 anos depois da constituição de 88 e é inspirado em 3 princípios ou clausulas gerais que são utilizados pelo legislador infra constitucional do processo de elaboração de suas normas e em um segundo momento pelo judiciário na interpretação e solução dos casos concretos. Inicialmente o principio da socialidade deixa claro que muito embora o código civil pertença ao direito privado onde a autonomia da vontade e a liberdade são expressões a serem resguardadas, a conduta dos envolvidos deve estar de acordo com o interesse público de maneira que toda vez que um contrato ou o exercício da propriedade por exemplo forem compreendidos como atentatórios a um interesse de todos, público o contrato poderá ser revisto ou até mesmo deixar de ser aplicado bem como o proprietário poderá sofrer uma limitação a sua propriedade em benefício do interesse público. 
O princípio da eticidade significa que é dever de todo cidadão pautar as suas condutas de maneira ética, proba, de maneira que o código prevê inúmeras consequências para aquele que desobedece a esse dever de conduta que vão desde o cumprimento compulsório do contrato pela falta da boa fé como se vê do artigo 180 até o dever de indenizar que é uma das consequências possíveis da aplicação do artigo 422. 
Pela cláusula geral de operabilidade o legislador, quando possível, faz uso de conceitos e noções indeterminadas, abstratas ou genéricas tendo por objetivo dar a norma uma maior longevidade. Normas que contenham esse perfil poderão ser utilizadas pelos operadores do direito que no curso do tempo tentarão trazer para o campo de incidência da norma novas situações fáticas que possam aparecer sem a necessidade de se criar uma nova lei para tratar daquele assunto. Normas que contenham alto grau de detalhamento não poderão ser aplicadas a situações jurídicas novas que não estejam por elas contempladas. Conceitos como: Boa fé, função social e a expressão contida no artigo 927 pg único permitem que os operadores do direito tragam novas situações para a incidência daqueles conceitos.

Continue navegando