Buscar

Filosofia, Ética e Cidadania - Aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Filosofia, Ética e Cidadania
Clara Brum
Aula 1
Como é ser um Filósofo?
METODOLOGIA DE ESTUDO
 
Identificar os objetivos da aula online;
Realizar a leitura da aula online e fazer apontamentos;
 
Realizar a leitura do livro da disciplina e responder ao questionamento como estudo dirigido.
Como é ser um Filósofo?
OBJETIVOS DA AULA 1
 
Identificar o conceito de Filosofia e suas características;
Avaliar a importância de seu método de análise;
 
Reconhecer a sua utilidade para a construção do pensamento crítico.
Como é ser um Filósofo?
O que é Filosofia?
Nesta aula busca-se compreender o que é Filosofia e sua contribuição mais empolgante, o desenvolvimento do pensamento crítico. Vamos começar?
5
Existe um tipo de “filosofar” que podemos considerar como espontâneo, uma filosofia de vida. E existe, também, uma reflexão mais rigorosa, com critérios bem diferentes para análises profundas sobre a vida e o ser humano (ARANHA; MARTINS, 2009; MARCONDES; FRANCO, 2011). 
Como é ser um Filósofo?
6
Mas, o que é filosofia?
 
Como área do conhecimento, a Filosofia nasce da nossa condição de seres racionais e livres, bem como da consequente necessidade de atribuirmos significados a todas os acontecimentos da vida (ARANHA; MARTINS, 2009).
Como é ser um Filósofo?
7
Philos + Sophia
 
O termo Filosofia nos remete à cultura grega antiga. Este termo foi constituído por duas palavras philos e sophia, para designar a busca pelo saber, pois philos é um termo grego que significa “amigo de” e sophia, “sabedoria” (ARANHA; MARTINS, 2009).
Como é ser um Filósofo?
8
O filósofo
O filósofo, o “amigo do saber”, não deve ser entendido como aquele que adquire um saber pronto e acabado, ou um saber espontâneo no mundo da vida, mas como aquele que busca a sabedoria, por meio de um espírito indagador, com “exigências de rigor que o bom senso [sozinho] não preenche” (ARANHA; MARTINS, 2009, p. 88).
Como é ser um Filósofo?
9
Mito e Filosofia
A Filosofia representa um conhecimento específico que a torna diferente das outras áreas de saber e que vai além do senso comum e de suas conveniências. 
A Filosofia se afasta do mito, ou seja, das crenças consideradas como primeira manifestação de cultura. Neste ponto, observa-se que não se confunde com religião e nem como sabedoria de vida.
Como é ser um Filósofo?
10
Qual a relação da Filosofia com 
a atitude crítica?
Ao compreendermos a Filosofia como um saber mais rigoroso, percebemos que está vinculada a um modo de pensar que denominamos de racional e a atividade de racionalizar. 
Como é ser um Filósofo?
11
É possível uma definição para Filosofia?
“A filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações-limites que exigem decisões cruciais” (ARANHA; MARTINS, 2009, p. 91).
Como é ser um Filósofo?
12
Quais as características da filosofia?
 
De um modo geral, os autores em Filosofia são concordes em afirmar que a Filosofia é um saber radical, rigorosa ou sistemática, totalizante ou interdisciplinar.
Como é ser um Filósofo?
13
O que significa dizer que a Filosofia é 
um saber Radical?
 O termo radical assume o sentido latino de radix, radicis que significa raiz, origem, fundamento, base. É radical porque investiga as raízes, os princípios que orientam nossa existência (ARANHA; MARTINS, 2009).
Como é ser um Filósofo?
14
O que significa dizer que a Filosofia é um saber rigoroso ou sistemático? 
Significa afirmar que o filósofo deve dispor de um método a fim de proceder com rigor em sua análise. Utiliza uma linguagem rigorosa (ARANHA; MARTINS, 2009).
Como é ser um Filósofo?
15
O que significa dizer que a Filosofia é um saber interdisciplinar, ou saber de conjunto? 
Significa afirmar que a Filosofia se desenvolve sob uma perspectiva segundo a qual relaciona diferentes aspectos de um fenômeno a ser investigado (ARANHA; MARTINS, 2009).
 
Como é ser um Filósofo?
16
O que diferencia a filosofia de 
outras disciplinas?
Uma das suas contribuições mais relevantes não é o que se estuda, propriamente, mas como se estuda, ou seja, o método. Ela nos empresta a dimensão radical, o método sistemático que visa coerência no raciocínio e o olhar crítico que é sempre indagador.
 
Como é ser um Filósofo?
17
Admiração ou espanto?
 
Pensadores como Platão e Aristóteles comentaram que a Filosofia começaria pela admiração ou pelo espanto. Por que a Filosofia começaria pela admiração ou pelo espanto? 
O que queriam enfatizar? 
  
Como é ser um Filósofo?
18
Admiração ou espanto?
 
Os termos admiração e espanto ligam-se ao sentido de algo visto pela primeira vez. A atitude filosófica procede assim, olha para o mundo com olhar indagador, interroga o próprio ser humano como compreendeu Sócrates ao estudar a célebre frase no oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo” (ARANHA; MARTINS, 2009).
  
Como é ser um Filósofo?
19
Estudo dirigido: reflexões 
1. Qual o sentido etimológico da palavra filosofia?
2. O que significa reflexão crítica?
3. A filosofia é um saber acessível a qualquer pessoa?
4. Por que a filosofia se relaciona com admiração e espanto?
5. Qual a utilidade da filosofia?
6. Apresente e explique o conceito de filosofia, bem como suas características.
7. O que diferencia a filosofia de outras disciplinas?
Como é ser um Filósofo?
Referências:
ARANHA, M.L. A; MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
MARCONDES, D.; FRANCO, Irley. A Filosofia. O que é? Para que serve? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
OLIVEIRA, Clara Maria C. B. de; MACHADO, Marcelo L. Filosofia, ética e cidadania. Rio de Janeiro: SESES, 2016.
Clara Maria Cavalcante Brum de Oliveira
Graduada em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1990), em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005). Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é doutoranda em Direito no PPGD da UNESA e professora assistente da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, filosofia da ciência, filosofia, filosofia política e filosofia do direito. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2000062113086870
Como é ser um Filósofo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais