Buscar

Conceito de ato ilicito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATOS ILICITOS 
	Atos Ilícitos vão em contrariedade ao direito pois ocorre uma violação da ordem jurídica. Ele caracteriza-se como sendo uma conduta humana, culposa, unilateral, que viola um direito absoluto personalíssimo, como a vida e a honra ou de propriedade, como automóvel, causando dano a alguém. 
	O ato ilícito é aquele praticado com infração a um dever legal, consistindo na violação culposa de um direito subjetivo absoluto, personalíssimo ou de propriedade, os quais são considerados valores fundamentais da pessoa, caracterizando dano a alguém; ou contratual, onde ato ilícito consiste no descumprimento de um contrato. Quando se fala em “culposa” é a culpa em sentido amplo (lato sensu), que compreende o dolo (querer) e o fato praticado por negligência, imprudência e imperícia (sem querer).
 MODALIDADES DE ATOS ILICITOS 
	As modalidades de atos ilícitos podem ser penais ou civis. O ilícito penal consiste na violação de preceito instituído em defesa da sociedade, reprimida com uma penalidade, ao passo que o ilícito civil caracteriza-se como sendo a infração de norma de tutela de interesse privado. 
	No ato ilícito penal, o agente infringe uma norma de direito público e o interesse lesado é da sociedade, sendo pessoal e intransferível. A responsabilidade penal é pessoal.
 	Já no ato ilícito civil o interesse lesado é privado, de natureza puramente patrimonial, podendo o prejudicado pleitear ou não a reparação. Neste caso a responsabilidade civil é patrimonial e é o patrimônio do devedor que responde pelos danos causados. A pessoa física do devedor não poderá sofrer nenhum constrangimento pois, em regra, ninguém será preso por dívida.

Continue navegando