Buscar

Regimes Políticos do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conheça o Atual e os Antigos Regimes Políticos do Brasil
Em voga nos últimos tempos, seja durante um almoço de família, bar com amigos ou café no trabalho, o sistema político brasileiro virou tema de debates calorosos. Muito se deve ao impeachment da ex presidente Dilma e as brigas travadas em Brasília. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Conheça o atual e os antigos regimes políticos do Brasil.
Atual regime político: Democracia
A democracia é o regime caracterizado pelo poder do povo, ou seja, nós elegemos os nossos representantes do governo. Mas não é tão simples assim, o poder do Brasil é segmentado em três frentes, Executivo, Legislativo e Judiciário.
Na esfera nacional o chefe do Poder Executivo é o Presidente da República, já na esfera estadual o poder é gerenciado pelo Governador e nos municípios pelo Prefeito.
O Poder Legislativo, responsável por elaborar nossa constituição, é representado na esfera nacional pelos Deputados Federais e Senadores. Sendo que, na esfera estadual, o legislativo é representado pelos Deputados Estaduais e nos municípios pelos vereadores. Todos esses profissionais são eleitos por nós, durantes as eleições.
Ditadura
Você sabia que nem sempre o povo pode escolher os seus representantes no Brasil? Depois de um golpe militar no ano de 1964, nós vivemos uma ditadura de 21 anos, que caiu apenas no ano de 1985.
Monarquia
Desde o seu descobrimento, no ano de 1500, o Brasil dependia muito de Portugal para evoluir e sobreviver. Por isso, aqui no Brasil, também vivemos um período de monarquia, em que a realeza indicava alguém para comandar as terras brasileiras.
República
O Brasil saiu da monarquia e se tornou república no ano de 1889, através da proclamação feita por Marechal Deodoro da Fonseca, nosso primeiro presidente.
Contudo, podemos dizer que no início da república vivíamos em uma verdadeira Oligarquia, em que o poder era detido nas mãos de poucos, mais especificamente nas mãos dos ricos produtores agrários, que detinham plantações de café ou gado leiteiro.
Entendeu qual é o atual e os antigos regimes políticos do Brasil? Agora que você conhece um pouco mais sobre a história, acompanhe a política atual com as publicações nos diários oficiais aqui no e-Dou

Outros materiais

Outros materiais