Buscar

Colesterol e Ésteres de Colesterol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Colesterol e Ésteres de Colesterol
Acadêmicos: Adriano
			 Aldair Fortunato 
			 Ana Cristina
			 Ariadne 
			 Derciane
			 Raimunda Pimentel
			 Romério Santos
			 Sávio Souza
O que é o Colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura encontrada de forma natural no organismo dos seres humanos e animais. Também é usado pelo nosso corpo para produzir diversos hormônios, além de vitamina D e ácidos biliares. 
70% do colesterol é produzido pelo fígado e os 30% restantes provém de nossa alimentação.
As principais lipoproteínas que facilitam o transporte do colesterol são:
LDL;
HDL, e
VLDL.
Colesterol LDL
O LDL (Low Density Lipoproteins= Lipoproteínas de baixa densidade) também conhecido como “colesterol ruim” transporta o colesterol do fígado até as células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias.
Colesterol HDL
O HDL (High Density Lipoproteins= Lipoproteínas de alta densidade) também chamado de “colesterol bom” é capaz de absorver os cristais de colesterol que estão pelas artérias, removendo-os e transportando-os de volta ao fígado para serem excretados.
Colesterol VLDL
O VLDL (Very Low Density Lipoprotein= Lipoproteína de densidade muito baixa) é considerado um colesterol ruim assim como o LDL, porque os valores elevados podem causar o acúmulo de gordura nas artérias e formação de placas de ateroma e entupimento de casos sanguíneos, o que pode causar um infarto, AVC, hipertensão.
Fisiopatogenia
1- O colesterol forma um complexo com os lipídeos e proteínas, chamado lipoproteína.
2- Nesta interação, a LDL pode acabar 	sendo oxidada por radicais 	livres presentes na célula.
	
3- Esta oxidação aciona o mecanismo de defesa, desencadeando um processo inflamatório com infiltração de leucócitos. Moléculas inflamatórias acabam por promover a formação de uma capa de coágulos sobre o núcleo lipídico.
4- Após algum tempo cria-se uma placa (ateroma) no vaso sanguíneo; sobre esta placa, pode ocorrer uma lenta deposição de cálcio, numa tentativa de isolar a área afetada.
5- Isto pode interromper o fluxo sanguíneo normal (aterosclerose) e vir a provocar inúmeras doenças cardíacas. De fato, a concentração elevada de LDL no sangue é a principal causa de cardiopatias.
Onde encontramos o colesterol?
O colesterol está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração e é usado para produzir hormônios esteróides, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras, isto quando o colesterol nos ajuda. Caso contrário ele é concentrado em maior quantidade nos órgão viscerais.
Fatores que desencadearam o colesterol
Alimentação rica em gordura saturada e açúcar, excesso de peso, sedentarismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, estresse, hereditariedade, idade e gênero. As mulheres costumam ter um aumento no nível do colesterol ruim após o início da menopausa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais