Buscar

Hantavirose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hantavirose
Hantavírus é um gênero que agrupa vários vírus ARN, pertencente à família bunyaviridae. Existem sete gêneros dentro da família bunyaviridae, todos tendo artrópodes como agente etiológico, exceto pelo hantavírus, que é transmito por roedores, que causam infecções como febre hemorrágica viral, febre hemorrágica com síndrome renal (FHSR); e a síndrome pulmonar por Hantavirus (SPHV), uma infecção muito grave. A palavra é derivada do rio Hantan, onde o vírus Hantaan (o agente etiológico da febre hemorrágica coreana) foi isolado pela primeira vez pelo Dr. Lee Ho-Wang. A doença associada a vírus Hantaan é a febre hemorrágica com síndrome renal, um termo que é aceito pela Organização Mundial de Saúde. 
História: Os Hantavírus constituem uma relativamente recém-descoberta classe de vírus; segundo a entidade HFRS a doença foi pela primeira vez reconhecido pela medicina ocidental durante a Guerra da Coréia, no início dos anos de 1950. Em 1993, uma espécie de hantavírus foi encontrada como causadora da síndrome cardiopulmonar por hantavírus, causada pelo vírus Sin Nombre, no Novo México e em outros quatro estados. Além de Hantaan vírus e o vírus Sin Nombre. Regiões especialmente afetadas por HFRS incluem China, a península da Coréia, Rússia (Hantaan, Seoul Puumala e vírus), e Europa Ocidental (Puumala e Dobrava vírus). As regiões com os mais elevados índices de HCPS incluiem Patagónia, Argentina, Chile, Brasil, Estados Unidos, Canadá, e do Panamá. Os dois agentes da HCPS na América do Sul são vírus (também chamados de Oran, Castelo de Sonhos, Lechiguanas, Juquitiba, Araraquara, Bermejo e vírus, entre muitos outros sinônimos). 
Sintomas: O Hantavírus tem um tempo de incubação de 2 a 4 semanas em seres humanos, antes de ocorrer sintomas de infecção. Estes sintomas podem ser divididos em cinco fases: 
Fase febril: Os sintomas incluem febre, calafrios, mal-estar, dores de cabeça, náuseas, dor abdominal e dor nas costas, problemas respiratórios, tais como os do vírus da gripe comum, assim como problemas gastrointestinais. Estes sintomas normalmente ocorrem de três a sete dias. 
Fase hipotensora: Ocorre quando os níveis de plaquetas sanguíneas caem e sintomas podem levar à hipoxemia e taquicardia. Esta fase pode durar de 2 dias. 
Fase oligúrica: Esta fase tem a duração de três a sete dias e é caracterizada pelo aparecimento de insuficiência renal e proteinúria. 
Fase diuréica: Esta é caracterizada por diurese de 3 a 6 litros por dia, que podem durar vários dias e até semanas. 
Fase convalescente: Ocorre quando se inicia a recuperação e os sintomas começam a melhorar. 
Síndrome pulmonar por Hantavirus: A Síndrome pulmonar por hantavírus (SPH) é uma doença mortal, causada pelo hantavírus, transmitido por roedores infectados através da sua urina, fezes ou saliva presentes em aerossóis, água e alimentos. Os sitomas, que são muito semelhantes às HFRS, incluem taquicardia e taquipneia. Essas condições podem levar a uma fase cardiopulmonar, onde choques cardiovasculares podem ocorrer e a internação do paciente se faz necessária. A SPH foi primeiramente reconhecida em 1993 e desde então tem sido identificada em todo os Estados Unidos. Embora raros, os casos de SPH são potencialmente mortais. O controle de roedores continua a ser a principal estratégia para a prevenção de infecções por hantavírus. 
Patogênese: A patogênese da infecção por hantavírus não é clara porque existe uma falta de modelos animais (ratos e camundongos não parecem adquirir a doença grave). Embora a replicação principal não seja clara, o principal efeito envolve os vasos sanguíneos. Existe um aumento da permeabilidade vascular e diminuição da pressão arterial devido à disfunção endotelial. Em HFPS, o dano mais dramático é observado nos rins, enquanto que na SPH, o baço e pulmão são os mais afetados.

Outros materiais