Buscar

Sensorial Estudo da DOR


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo da DOR
Prof. Espec. Tinale Barbosa Palheta
Receptores
	Estruturas adaptadas na captação dos sinais, diferenciando-se na morfologia e na funcionalidade quanto ao estímulo recebido. 
CLASSIFICAÇÃO ANATÔMICA: 
 Exteroceptores - Localizados nas partes mais próximas à superfície do corpo, fornecem informações sobre o meio externo (audição, visão, olfato, tato, dor, pressão e temperatura).
Interoceptores ou Viceroceptores – Localizados nos vasos sanguíneos e vísceras, fornecem informações sobre o meio interno. (dor, pressão, fadiga, fome, sede, náusea)
Proprioceptores – Localizados nos músculos, tendões, articulações e ouvido interno. Fornecem informações sobre posição e movimento do corpo.
A sensibilidade pode ser superficial (através dos exteroceptores) ou profunda (através de proprioceptores e interoceptores).
Cada tipo de receptor é ALTAMENTE SENSÍVEL a um tipo de estímulo para o qual é especializado e, ao mesmo tempo, insensível a outros.
É a chamada SENSIBILIDADE DIFERENCIADA. 
Dor Somática e dor Visceral
Dor somática = dor superficial ou profunda
A dor superficial se origina da pele ou de estruturas superficiais do corpo e geralmente é bem localizada. 
A dor profunda está associada aos tecidos conjuntivos, aos músculos e às articulações. 
Dor Visceral = se origina nos órgãos internos.
É geralmente difusa e mal localizada. Ex. Cólicas.
Em muitos casos, a dor originada em órgão interno pode ser sentida em um local distante  dor referida.
PELE
A pele é nosso maior órgão sensorial. Ela recebe, a todo instante, diversos tipos de estímulos que são enviados ao encéfalo. Há uma grande área do córtex cerebral responsável pela coordenação das funções sensoriais da pele. Muitos dos receptores sensoriais da pele são terminações nervosas livres. Algumas delas detectam dor, outras detectam frio e outras, calor.
Receptores Táteis
Estímulos Detectados
O que é Dor? 
Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia –, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional.
7
Porque sentidos Dor ?
A dor é uma das primeiras sensações que garantem a sobrevivência de todas das espécies.
Se não sentíssemos dor, não era possível identificar os estímulos ou sensações que colocam em risco a integridade dos órgãos e do corpo.
- Funciona como um ALARME que avisa sempre que há algo errado no nosso corpo.
1.Origem da dor
2.Estímulo doloroso percorre os nervos periféricos e sobem a medula espinhal
3.O cérebro interpreta a mensagem como dor, incluindo sua localização, intensidade e natureza.
4. O cérebro envia mediadores químicos para suprimir a dor no seu local de origem e desencadeia outras respostas.
Como acontece a Dor? 
Estímulo - pressão, perfurações e cortes (mecânicos) ou queimaduras (provocadas pelo calor ou por produtos químicos).
Recepção - um terminal do nervo recebe a sensação do estímulo.
Transmissão - um nervo envia o sinal ao sistema nervoso central. A transmissão da informação normalmente envolve uma série de neurônios no interior do sistema nervoso central.
Centro da(s) dor(es) - áreas do cérebro recebem a informação para uma ação e/ou processamento posterior.
  A percepção da dor, ou nocicepção (da palavra latina para "dor"), é o processo pelo qual um estímulo doloroso é transmitido do local de excitação para o sistema nervoso central. 
O sistema nervoso forma uma complexa rede de vias aferentes e eferentes para transmitir e reagir aos impulsos que o cérebro entende como doloroso. Todos os impulsos nocivos são transmitidos pelas vias aferentes para o tálamo , onde o estimulo doloroso, provoca os processos fisiológicos e patológicos. 
Quando os nociceptores são estimulados, impulsos de dor são levados ao cérebro como um aviso de que a integridade do corpo está em risco. O impulso gerando pelo estímulo é transmitido para a espinha dorsal através das fibras A-delta (esta é a via que produz a sensação da dor aguda e bem localizada, que são mielinizadas) que induzem o impulso doloroso rapidamente e as fibras C (via produz dor mal localizada pelo indivíduo e contínua) que por não ser mielinizadas, conduzem estímulos lentamente. 
 
Fibras Sensoriais
O fenômeno sensitivo doloroso é a transformação dos estímulos ambientais em potenciais de ação que, das fibras nervosas periféricas, são transmitidas para o SNC. 
 A dor Nociceptiva resulta da ativação de nociceptores Fibras A-delta e C.  
A-delta: Receptores que respondem a estimulação relacionados á mecânica e/ou térmicas intensas.
Fibras C: Respondem á estimulação mecânica, química intensa e/ou térmicas intensas. 
RECEPTORES
Mecanoreceptor - Quando ocorre um estímulo mecânico. (receptor estimulado por meios físicos, tais como, impacto, rompimento). Ex: Corte, pancada, perfuração, pressão.
Termoceptor - Quando ocorre um estímulo térmico. (receptor sensível ao calor ou ao frio). Ex: Queimaduras até segundo grau. 
Quimioceptor - Quando ocorre estímulo mediado por mecanismo químico. (receptor sensível a alterações químicas). Ex: Na inflamação, ocorre liberação de algumas substâncias que são capazes de estimular terminações nervosas.
O que combate a sensação de dor ?
A atividade dos receptores nociceptivos é modulada pela ação de substâncias químicas denominadas algogênicas (são originadas dos mastócitos, leucócitos, plaquetas e de moléculas livres nos vasos), liberadas em elevada concentração no ambiente tecidual em decorrência de processos inflamatório, traumáticos ou isquêmicos. 
A estimulação elétrica em regiões diversas do cérebro e medula pode reduzir ou ao mesmo bloquear os impulsos dolorosos transmitidos na medula. Existem dois sistemas de opiáceos (grupo de fármacos que atuam nos receptores neuronais.) no cérebro semelhantes a morfina, as encefalinas e as endorfinas. Elas atuam como transmissores excitadores que ativam porções do sistema analgésico do cérebro. 
Sistema Endócrino
O sistema endócrino governa as transmissões químicas dos sinais da dor. Os Hormônios se dividem em: 
Neurotransmissores: Transmitem impulsos através das sinapses: Epinefrina, dopanina e acetilcolina. 
Neuromoduladores:  são substâncias que atuam junto com os neurotransmissores aumentando ou bloqueando as funções nas transmissões do impulso da dor. 
Tipos de Dor
Aguda - se manifesta transitoriamente por um período curto e na maioria das vezes com causas facilmente identificáveis.
Crônica - é aquela que excede seis meses, sendo constante e intermitente. Quase sempre está associada a um processo de doença crônica
Dores cutâneas - quando ocorre lesão de pele. Localizadas e de curta duração.
Dor somática - tem origem nos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguíneos e nervos. (quebra de um braço) 
Dor visceral - se origina dentro dos órgãos e cavidades internas do corpo. 
Avaliação da Dor
OBRIGADA !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando