Buscar

A1 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Podemos dizer que o período atual é marcado por um salto tecnológico nos campos da informática e da comunicação, com importantes impactos no campo da educação. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	
	
	 
	As novas tecnologias tendem a automatizar praticamente todas as funções do professor.
	
	
		2.
		A utilização de diferentes recursos tecnológicos como estratégia é de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem em destaque o computador como Ferramenta. Para utilização desta na prática docente podemos destacar:
		
	
	
	
	 
	A infra-estrutura disponível, condições de apoio ao docente, no caso hora atividade, suporte técnico e, principalmente da mudança de atitude e ação dos docentes em utilizá-los.
	
	
		3.
		As pessoas que se formam nas sociedades da escrita [...] pode-se dizer que são pessoas que entendem o mundo de um modo mais linear, que tendem a fragmentar os saberes em visões parciais da realidade (por exemplo, em disciplinas ou matérias), que buscam textos que possam valer por si mesmos, sendo ¿verdades¿ sobre o real, que valham para qualquer contexto. A escola que se formou nas sociedades da escrita [...] é absolutamente linear, organizando os conhecimentos como se fossem degraus a serem superados: primeiro isto, e só depois aquilo. Fragmenta os saberes numa estranha prisão (à qual, justamente, deu-se o nome de grade curricular) que divide a realidade em disciplinas e fragmenta a abordagem disciplinar em minutos (de 8h as 8h50, Matemática; de 8h50 as 9h40, História; de 9h40 as 10h30, Ciências... e assim por diante). (RAMAL, Andrea. ¿A hipertextualidade como ambiente de construção de novas identidades docentes¿, In Tecnologia: trabalhando caminhos, p. 252, s/d). Conforme o texto acima, deve-se concluir que a escola da sociedade da escrita
		
	
	
	 
	prepara para um mundo do trabalho que já não existe mais: no qual os saberes aprendidos no início da formação valiam para a vida inteira, no qual as pessoas não precisavam trabalhar cooperativamente nem desenvolver novas competências, e no qual o conhecimento é estável e imutável.
	
	
	
		4.
		Assinale a alternativa correta referente a seguinte descrição:
"É um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais. Enfim é o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia."
		
	
	
	
	 
	Ciberespaço
	
	
		5.
		Muitas vezes a Televisão é denunciada como vilã no processo educacional. Algumas escolas a utilizam apenas recurso para vídeos/filmes; sua programação parece que foi "ou deve ser" banida das reflexões escolares. Porém, como um meio de comunicação, a TV deve ser resgatada pela escola, fundamentalmente porque:
		
	
	
	
	 
	A educação escolar precisa aprender e incorporar novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e possível manipulação... (Moran, Masetto, Behrens).
	
	
		6.
		Construcionismo é uma teoria criada por Seymour Papert, idealizador da Linguagem Logo. Nessa perspectiva, adotam-se algumas práticas pedagógicas na busca da criação de um ambiente de aprendizagem em que o professor possa:
		
	
	
	
	 
	Promover a troca e as experiências grupais e incentivar auto-aprendizagem.
	
	
		7.
		Não há dúvidas que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E, claro, também na escola. Porém, ao imaginarmos que em nossa escola, por exemplo, temos um ótimo Laboratório de Informática, como Pedagogos (as) não devemos acreditar que apenas por esta razão o processo de aprendizagem obterá pelo sucesso. Qual a justificativa correta para esta afirmação?
		
	
	
	
	 
	O reencantamento, enfim, não reside principalmente nas tecnologias - cada vez mais sedutoras -mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças... (Moran).
	
	
	
		4.
		A área de informática educacional apresenta algumas abordagens metodológicas que podem sustentar a utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação no processo educativo. Neste sentido destaca-se 03 (três) abordagens que são notavelmente difundidas, possuindo fundamentação epistemológica e teórica consistentes. São elas: I) Instrucionismo, baseada nas teorias de Skinner; II) Construcionismo, baseada em ideias construtivistas; III) Conectivismo, baseado na ideia de links entre o conhecimento; IV) ABP, aprendizagem baseada em problemas da computação; V) Nativos Digitais, já nascem entendendo de tecnologia. Estão corretas APENAS as afirmativas:
		
	
	
	 
	I, II e III;
	
	
		5.
		Considere a relação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a Educação e classifique as afirmativas abaixo em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) A apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação tem mudado a relação com a informação e o conhecimento.
( ) As Tecnologias da Informação e da Comunicação não alteram as relações entre quem ensina e quem aprende, pois são apenas ferramentas para ensinar.
( ) As Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à área educacional trazem questões importantes que precisam ser pensadas e abordadas criticamente.
( ) É preciso desenvolver uma atitude ou um pensamento crítico diante das possibilidades, das limitações e dos desafios das tecnologias no processo ensino-aprendizagem.
A resposta correta é
		
	
	
	
	 
	V | F | V | V.
	
	
		6.
		Podem as tecnologias de comunicação mudar necessariamente a relação pedagógica entre objeto de aprendizagem e o aprendiz?
		
	
	
	
	 
	A relação sujeito e objeto neste momento está intermediada pela tecnologia possibilitando novas interações.
	
	
		7.
		Classifique as afirmativas abaixo em Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) A apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação tem mudado a relação com a informação e o conhecimento. ( ) As Tecnologias da Informação e da Comunicação não alteram as relações entre quem ensina e quem aprende, pois são apenas ferramentas para ensinar. ( ) As Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à área educacional trazem questões importantes que precisam ser pensadas e abordadas criticamente. ( ) É preciso desenvolver uma atitude ou um pensamento crítico diante das possibilidades, das limitações e dos desafios das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. A resposta correta é
		
	
	
	
	 
	V ¿ F ¿ V ¿ V.
	
	
		8.
		Estudos garantem que se deve abordar a relação educação / televisão a partir de três perspectivas complementares.
Na coluna da esquerda você encontra essas três perspectivas entre outras e, na coluna da direita, a explicação sobre cada uma delas.
Numere a coluna (X) de modo correto em relação à coluna (Y):
COLUNA (Y): 1. Educação com a TV.
                     2. Educação pela TV.
                     3. Educação apesar da TV.
                     4. Educação contra a TV.
                     5. Educação para uso seletivo da TV.
COLUNA (X): ( ) Utilizam-se programas como estratégia pedagógica para motivar aprendizados, despertar interesses, problematizar conteúdos.
                     ( ) Tem por objetivo desenvolver a competência dos alunos para analisar, ler com criticidade e criativamente os programas.
                     ( ) Compromete as emissoras
a ofertar mais e melhores programas ao público infanto-juvenil.
De cima para baixo, a numeração correta da coluna (X) é
		
	
	
	 
	1 ¿ 5 ¿ 2.
	
	
		1.
		Considere o aluno como protagonista da sua aprendizagem e a escola como facilitadora do processo de produção do conhecimento. Essa visão pode transformar não só o aluno, mas a escola, a família e a sociedade. Sobre as relações entre as ferramentas tecnológicas, a educação e a aprendizagem, podemos afirmar que
		
	
	
	
	 
	a tecnologia é somente um meio para a transformação e a intenção da aprendizagem, já que as barreiras são substituídas pela possibilidade de conexão.
	
	
		2.
		Segundo Valente, Estamos praticamente vivendo na sociedade do conhecimento onde os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Baseado neste contexto, podemos afirmar que cabe à educação formar esse profissional:
		
	
	
	
	 
	Os professores devem modificar sua prática pedagógica utilizando-se muito de formas diferentes para fazer com que suas aulas fiquem mais interativas.
	
	
		3.
		O construcionismo é a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento. O computador passa a ser apenas um suporte, em que o aluno aprende com o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta, sendo o professor o mediador deste processo. Neste sentido podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	A abordagem construcionista somente funciona com a utilização da Linguagem LOGO.
	
	 
	Na abordagem construcionista o aluno constrói algo de seu interesse, tornando a aprendizagem mais significativa.
	
	
		4.
		As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista.
A afirmativa acima esta correta, porque:
		
	
	
	
	 
	Uma mente aberta, interativa, participativa e com planejamento, encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação, contribuindo assim para o ensino-aprendizagem.
	
	
		6.
		Tomemos a afirmação de Maria Dias:  "A natureza inteligente do homem permite-lhe transformar pela téchne a realidade natural em uma realidade artificial com a finalidade de sua subsistência e proteção", no caso de uma sala de aula de EJA. Lá, a docente se vê obrigada, mesmo sem recursos oferecidos pela escola, a fazer da melhor maneira possível seu trabalho, aproveitando os livros usados dos filhos daqueles alunos. Neste caso, a relação que encontramos entre sua prática e tecnologia (ao buscarmos a origem grega do termo) é, principalmente:
		
	
	
	
	 
	Pelo fato de que a docente utiliza sua capacidade de criação (criatividade) aproveitando o que possui na realidade que está.
	
	
		7.
		Ao lidar com novas tecnologias, facilmente assumimos posicionamentos em favor ou contra o seu uso na educação. A expressão aprendizagem virtual pressupõe, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Promessas de acesso facilitado a diplomas com cursos encurtados ao tamanho do bolso do cliente e do escasso tempo que tem para estudar.     
	
	
		8.
		Diferentes nomes são dados à sociedade contemporânea, quando consideramos as tecnologias, a informação e o conhecimento. Com base nesta informação, numere a (X) de acordo com a coluna (Y). COLUNA Y 1 - Idade Mídia ou Era Digital 2 - Sociedade da Informação. 3 - Sociedade do Conhecimento. COLUNA (X) ( ) Sobressai a importância do conhecimento científico-tecnológico na economia e na sociedade. ( ) Há uma centralidade da tecnologia e das mídias digitais nos modos de tratar e disponibilizar a informação. ( ) Destaca-se a centralidade da informação na sociedade, além do seu acesso universal e o seu tratamento digital. A marcação correta, de cima para baixo, é
		
	
	
	 
	3 ¿ 1 ¿ 2.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais