Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
PROVAS APOL

Pré-visualização | Página 1 de 8

Questão 1/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“[A obrigatoriedade da proposta pedagógica na LDBEN 9.394/96 está explicitada no] Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica”.
Após está avalição, BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais elementos norteadores da ação educativa devem ser explicitados ao concebermos o projeto político-pedagógico? Analise as proposições a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fundamentos teóricos-metodológicos. 
( ) A forma de organização da escola. 
( ) O regime e o calendário escolar.
( ) O quadro docente a administrativo da instituição.
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 2/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Uma instituição de ensino deve organizar o espaço considerando que as características físicas do ambiente comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. M. R. de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais aspectos os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Promover a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar, de modo a estimular a individualidade.
( ) Promover a interação da criança com o ambiente de forma desafiadora, satisfazendo às suas necessidades.
( ) Promover oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos.. .
( ) Promover a sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta: 
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – V
Questão 3/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“É relevante que o professor da educação infantil planeje as suas aulas e considere os conhecimentos científicos construídos socialmente e acumulados historicamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 139.
Segundo o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, o que uma instituição que atende às crianças e famílias deve considerar em suas ações? Analise as afirmações a seguir.
I. Construir uma praça de alimentação para atender os pais após o horário regular escolar. 
II. Criar espaços para os pais participarem do desenvolvimento da criança é fundamental. 
III. Promover reuniões para motivar discussões relativas aos temas que vão desde formação até orientações aos pais. 
IV. Propiciar integração de pais e crianças junto ao contexto escolar infantil é relevante.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	I e IV.
	
	D
	II, III e IV.
Você acertou!
	
	E
	III e IV.
Questão 4/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia a seguinte citação:
“A Constituição Federal de 1988 representou um avanço no que se refere aos direitos da infância. Ela considera as crianças e os jovens como sujeitos de direitos e proclama a necessidade da oferta de atendimento em educação infantil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 16.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, a partir da década de 1980, a educação infantil ganha destaque no campo da pesquisa e no campo legislativo em virtude da redemocratização pela qual o Brasil passou. Nesse contexto, como a criança e a educação infantil são evidenciadas dos documentos criados a partir de 1980 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Constituição de 1988)? Analise as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal de 1988 apresenta um novo olhar para a criança e reconhece o seu direito de ser atendida em creches e pré-escolas, vinculando o atendimento à área educacional e não só à assistencialista.
II. Em 1990, foi criado o ECA. Em seu art. 4º, ele reforça o direito ao atendimento as crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos nos primeiros anos do ensino fundamental. O ECA corrobora com os dispositivos da Constituição.
III. A LDBEN define que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
IV. A LDBEN destaca que a responsabilidade pelo desenvolvimento integral da criança deve ser compartilhada pela família, comunidade e poder público.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 5/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o extrato de texto a seguir:
“É interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. Em geral, quando se pensa em tais influências, aborda-se a questão da cultura: determinadas ideologias, religiões, classes sociais, sistema econômico, presença ou ausência de escolarização, características da linguagem, riquezas ou pobrezas do meio etc. Piaget pouco se remete a fatores dessa ordem, o que certamente limita sua teoria. Como vimos, a alternativa determinante por ele assinalada é aquela que opõe a coação à cooperação. Ora, isso significa que Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética!”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANTAS, Heloysa. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992. p. 21.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no que diz respeito à infância na teoria de Jean Piaget (1896–1980), analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento.
(   ) Jean Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é idêntica à lógica do desenvolvimento mental do adulto.
(  ) Jean Piaget afirma que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto.
(  ) Para Jean Piaget, a inteligência vai se desenvolver à medida que a criança recebe o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – V – F
Questão 6/10 - Educação Infantil: Pressupostos
Página12345678