Buscar

NBC TA 250 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NBC TA 250 – CONSIDERAÇÃO DE LEIS E REGULAMENTOS NA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 	
Esta norma auxilia o auditor na identificação de distorção relevante das demonstrações contábeis pela não conformidade com leis e regulamentos, porém o auditor não é responsável pela prevenção e não se pode esperar que detecte as não conformidades com todas as leis e regulamentos. 
Quanto mais distante a distorção relevante estiver da realidade mais provável que o auditor a identifique. 
Há duas exigências diferentes para cada uma das categorias de leis e regulamentos: 
a) a responsabilidade do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e em conformidade com as disposições das leis e regulamentos. 
b) a responsabilidade do auditor limita-se a executar os procedimentos de auditoria especificados para ajudar a identificar não conformidades com essas leis e regulamentos. 
Os objetivos do auditor são: Obter evidência de auditoria apropriada, executar procedimentos de auditoria específicos para ajudar a identificar casos de não conformidade e responder adequadamente a não conformidade ou suspeita de não conformidade com leis e regulamentos identificados durante a auditoria. 
Como requisito, o auditor deve obter entendimento geral da estrutura legal e regulamentar aplicável à entidade e à atividade em que a entidade opera; e como a entidade está cumprindo com essa estrutura. 
Se identificado um caso de não conformidade ou suspeita, o auditor deve: Obter entendimento da natureza do ato e em que circunstâncias ela ocorreu; e obter informações adicionais sobre o possível efeito nas demonstrações contábeis. 
Se o auditor suspeitar de não conformidade ele deve informar a administração/governança sobre os possíveis atos de não conformidade e se a administração/governança não forneceu informações suficientes ao auditor, este deve procurar assessoria legal. 
Se o auditor concluir que a não conformidade tem e feito relevante nas demonstrações contábeis ele deve emitir uma opinião com ressalva ou adversa. 
Se o auditor for impedido de obter informações adicionais sobre a não conformidade ele deve emitir uma opinião com ressalva ou abster-se. 
Se o auditor identificou ou tem suspeita de não conformidade ele deve determinar se tem responsabilidade de relatar o problema às partes fora da entidade. 
Os procedimentos de auditoria aplicados para a formação da opinião sobre as demonstrações contábeis podem levar ao conhecimento do auditor casos de não conformidade ou suspeita de não conformidade com leis e regulamentos. Por exemplo, tais procedimentos de auditoria podem incluir: leitura de minutas; indagação a administração da entidade e os assessores legais internos ou externos a respeito de litígios, ações e autuações; e execução de testes substantivos de detalhes de classes de transações, saldos contábeis ou divulgações.
O auditor deve documentar a não conformidade identificada ou suspeita de leis e regulamentos e os resultados da discussão com a administração e, quando aplicável, com os responsáveis pela governança e outras partes fora da entidade. 
	A documentação das constatações do auditor no que se refere a não conformidade identificada ou suspeita com leis e regulamentos podem incluir, por exemplo: cópias de registros ou documentos; minutas de discussões mantidas com a administração, os responsáveis pela governança ou partes fora da entidade.

Continue navegando