Buscar

a1 auditoria

Prévia do material em texto

A NBC TA 200 (R1) estabelece definições importantes para vários termos que são fundamentais para a condução de uma auditoria de demonstrações contábeis.
Evidências de Auditoria: São as informações usadas pelo auditor para chegar a conclusões sobre as demonstrações contábeis. Essas evidências podem ser obtidas através da inspeção, observação, confirmação, cálculo, análise e procedimentos de auditoria.
Risco de Auditoria: Refere-se à possibilidade de que o auditor emita uma opinião inadequada nas demonstrações contábeis. Envolve a incerteza inerente à auditoria.
Risco de Detecção: É o risco de que o auditor não detecte distorções relevantes nas demonstrações contábeis. Está relacionado com a eficácia dos procedimentos de auditoria em identificar tais distorções.
Distorção: São as imprecisões ou omissões nas demonstrações contábeis, que podem ser decorrentes de erros ou de fraudes.
Julgamento Profissional: Refere-se ao uso do conhecimento, experiência e treinamento profissional pelo auditor na tomada de decisões durante a auditoria.
Ceticismo Profissional: Envolve a atitude mental de questionar de forma crítica a evidência de auditoria e ser diligente na obtenção de evidências suficientes e apropriadas.
Asseguração Razoável: É o grau de segurança que o auditor busca para poder emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Envolve o equilíbrio entre a natureza e o alcance dos procedimentos de auditoria e a materialidade das distorções.
Risco de Distorção Relevante: É o risco de que haja distorções relevantes nas demonstrações contábeis, antes considerando a eficácia dos controles internos.
Responsável pela Governança: São as pessoas ou órgãos responsáveis por supervisionar a condução das atividades da entidade, incluindo a preparação e apresentação das demonstrações contábeis. Isso pode incluir o conselho de administração, comitês de auditoria, diretores e outros.
Estes conceitos são fundamentais para a compreensão da condução de uma auditoria independente e garantem que o auditor atue de acordo com as normas de auditoria, buscando assegurar a qualidade e a confiabilidade das demonstrações contábeis auditadas.

Continue navegando