Buscar

Administração Científica

Prévia do material em texto

Administração Científica 
Fundamentos 
Segundo o próprio iniciador da Administração Cientifica, Frederick Winslow Taylor, desenvolveu seus estudos no século XX e contribuiu de forma eficaz para sociedade industrial da época. Ele se baseia em aplicar a ciência na administração, buscando garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos da época e sugere métodos de racionalização e padronização das ferramentas de trabalho que deveriam ser seguidos pelos operários. 
Contribuições
Segundo Reinaldo (2008), os estudos de Taylor foram divididos em 2 fases: sendo uma analítica e a outra construtiva. A primeira fase corresponde ao seu livro intitulado Shop management (Administração de Oficinas), de 1903, onde aborda a racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época. Já a segunda fase dos estudos, corresponde ao livro Principles of Scientific Management (Princípios da Administração Científica), de 1911, onde Taylor define os princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.
Em seu livro os “Princípios da Administração Científica”, Taylor destaca os quatro princípios fundamentais da administração Cientifica, são eles:
Princípio do planejamento: substituir o empirismo pela ciência, através do planejamento do método.
Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas qualificações e treiná‐los para produzirem mais e melhor.
Princípio da execução: distribuir distintamente as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.
Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que ele está saindo de acordo com as normas estabelecidas segundo o plano previsto.
Identificação e Descrição de prática de gestão na empresa
Conforme os princípios da Administração Científica, faremos uma relação referente à empresa Lojas Americanas S.A. 
Princípio do planejamento: a administração das lojas Americanas, assim como toda empresa, cria um modelo de planejamento para definir os objetivos futuros da empresa, desta maneira, traçando metas a curto e longo prazo. Por exemplo: dobrar o número de clientes que desejam fazer o cartão da loja até o ano xxxx.
Princípio do preparo: a Lojas Americanas oferece a todos os seus funcionários treinamentos, sejam para os mais novos, com cargos considerados mais “baixos”, ou para aqueles que desejam se atualizar, independente de seu cargo ou tempo de empresa.
Princípio da execução: na empresa existe um gerente responsável por cada setor, visando à melhoria de cada departamento e delegando as tarefas ao que melhor a desempenharia de acordo com sua função.
Princípio do controle: a administração da Lojas Americanas preocupam-se com a qualidade de seus produtos e serviços, por isso eles fazem reuniões semanais, para controlar a qualidade e o desempenho de seus funcionários, para eles o fator de maior importância é como seus clientes são tratados, desta forma, estão sempre cobrando de seus funcionários.
Análise e sugestões de melhorias
A nossa principal critica em relação as Lojas Americanas são os métodos de controle através da loja online, pois eles acabam focando somente em suas lojas físicas e se “esquecem” de dar maior enfoque ao lado virtual, podemos ver durante esse período que muitos clientes fazem reclamações sobre isso, pois muitos produtos encomendados não chegam conforme ao esperado, isso acabam frustrando os clientes que optam por não fazer mais compras online.
Outra crítica é que apesar dos funcionários serem submetidos aos treinamentos, muitos ainda não sabem como oferecer um serviço de qualidade aos clientes, durante a visita podemos observar que vários clientes ficavam esperando por um bom tempo até serem atendidos, pois na loja tem diversos departamentos e muitos ficam perdidos quando não tem assistência de um funcionário qualificado.
Nossa sugestão é que a administração e os gerentes foquem mais nos princípios de controle e preparo de funcionários, pois desta maneira, estarão melhorando seus serviços e melhorando as avaliações da loja, e também criando laços com seus clientes.

Continue navegando

Outros materiais